Pesquisar

Aprenda o passo a passo para conquistar novos clientes com a prospecção B2B

Saiba como impulsionar sua prospecção B2B

A prospecção B2B é um processo fundamental para o sucesso das vendas entre empresas. Trata-se de um estágio inicial crítico onde os vendedores identificam e se conectam com potenciais clientes, com o objetivo de iniciar relações comerciais frutíferas. Hoje, você vai aprender seus objetivos e como realizar esse processo de maneira eficaz, oferecendo uma visão abrangente das melhores práticas e estratégias para alcançar resultados positivos.

Alavanque sua prospecção B2B com Leads2b

O que é prospecção de cliente B2B?

A prospecção B2B é um dos estágios iniciais na maioria dos processos de vendas de empresas para empresas. É um componente-chave de qualquer operação comercial, sendo a etapa onde os vendedores identificam potenciais clientes, se conectam a eles e, idealmente, os convencem a iniciar um negócio.

A prospecção B2B — como qualquer tipo de prospecção — é uma das atividades mais complicadas que praticamente todo representante precisa realizar, e, geralmente, envolve amplo alcance e uma pesquisa minuciosa.

Saiba o que significa a sigla B2B e como funciona esse modelo de negócios

Qual é o objetivo da prospecção B2B?

Uma prospecção B2B eficiente e eficaz sustenta processos de vendas bem-sucedidos e mantém as organizações de vendas operando em alta performance. Portanto, ter uma noção de como fazê-la com eficácia é do interesse de qualquer líder de vendas.

Para te ajudar a chegar lá, reunimos uma lista com algumas dicas de prospecção B2B que você pode incorporar às suas estratégias.

Como prospectar empresas B2B?

Prospectar empresas B2B é um processo crucial para o sucesso de qualquer negócio. Ao identificar e conectar-se com potenciais clientes com alto potencial de compra, você aumenta as chances de fechar negócios e alcançar seus objetivos de vendas.

1. Defina seu perfil de cliente ideal (ICP)

O primeiro passo para uma prospecção B2B eficaz é ter um ICP bem definido. Isso significa identificar as características das empresas que você mais deseja como clientes, como tamanho da empresa, setor de atuação, localização, desafios e necessidades.

Entenda o que é e como definir seu ICP

2. Crie uma lista de leads para prospecção

Com o ICP definido, é hora de criar uma lista de leads que se encaixam nesse perfil. Você pode usar ferramentas como a Leads2b para encontrar empresas B2B relevantes. Você também pode participar de eventos do setor e buscar por leads em redes sociais como LinkedIn e Twitter.

Monte listas segmentadas com a Leads2b
Monte listas segmentadas com a Leads2b

3. Pesquise e prepare-se para a abordagem

Antes de entrar em contato com os leads, é fundamental pesquisar sobre cada empresa e seus tomadores de decisão. Aqui vale usar ferramentas como o LinkedIn, sites corporativos e pesquisar notícias do setor para obter informações relevantes sobre:

  • A empresa: histórico, produtos ou serviços oferecidos, desafios e mercado de atuação
  • Os tomadores de decisão: cargos, responsabilidades e interesses profissionais.

Aqui você pode contar também com a Leads2b para extrair essas informações com assertividade, usando o Gestor de Mercado e o Consulta CNPJ.

Encontre novas informações de contato com a Leads2b

4. Entre em contato com o lead

Chegou a hora de fazer o primeiro contato com o lead! O ideal é você combinar diferentes canais para aumentar suas chances de estabelecer contato. Mas independentemente do canal escolhido, prepare sua abordagem de antemão. De preferência, já antecipando objeções e dúvidas mais frequentes. Temos um artigo que pode te ajudar com essa preparação: “Dominando o pitch de vendas: guia para abordagens impactantes”.

5. Faça a qualificação do lead

O objetivo da qualificação é determinar se o lead é realmente um potencial cliente para o seu negócio. Para tanto, faça perguntas abertas que ajudem a realmente entender as necessidades, desafios e orçamento do lead. Avalie se o lead se encaixa no seu ICP e se tem verdadeiro potencial para se tornar um cliente.

Entenda como qualificar os leads gerados pela sua prospecção B2B

Lembre-se: prospectar empresas B2B é um processo contínuo que exige investimento de tempo e recursos. No entanto, os resultados podem ser extremamente gratificantes, principalmente quando são seguidos os passos que apresentamos aqui. Eles vão te ajudar a impulsionar o crescimento da sua empresa, contribuindo para que sua empresa alcance seus objetivos de negócio.

Como atingir o público B2B?

Existem diversas maneiras de prospectar empresas B2B, cada uma com suas vantagens e desvantagens. As melhores estratégias para você dependerão do seu nicho de mercado, orçamento e recursos disponíveis. Confira a seguir alguns passos básicos para essa prospecção:

  • Cold mail: crie e-mails personalizados para cada lead, destacando como sua solução pode ajudá-lo a resolver seus desafios específicos. No blog post “Cold mail: o que é e como usar para vender mais?”, ensinamos como escrever e-mails que convertem. Não deixe de conferir!
Veja como aplicar o cold call 2.0 em sua prospecção B2B

  • Anúncios: anunciar online é uma maneira eficaz de alcançar um público amplo de potenciais clientes. Você pode usar plataformas como Google Ads, LinkedIn Ads e Facebook Ads para segmentar seus anúncios para o seu público-alvo ideal. Já para monitorar os resultados da campanha e centralizar as informações, você pode contar com a  Leads2b
  • Eventos do setor: eles são uma ótima oportunidade para conhecer potenciais clientes pessoalmente e construir relacionamentos. Procure por eventos relevantes para o seu nicho de mercado e faça um planejamento para participar daqueles que se encaixam na sua agenda e orçamento
  • Marketing de conteúdo: criar e compartilhar conteúdos de alta qualidade que sejam relevantes para o seu público-alvo é uma ótima maneira de atrair leads e posicionar sua marca como especialista em seu nicho. Você pode publicar blog posts, e-books, infográficos e outros tipos de conteúdo.

Criando uma cadência de prospecção B2B em 7 passos

Uma cadência de prospecção B2B bem definida é a chave para otimizar seu processo de vendas, aumentar o engajamento dos leads e, consequentemente, impulsionar as conversões. Através de uma sequência estratégica de contatos personalizados, você pode construir relacionamentos duradouros com potenciais clientes e alcançar seus objetivos de vendas com mais eficiência.

Entenda o fluxo de cadência e sua importância

Para te ajudar a criar uma cadência de prospecção B2B imbatível, preparamos este guia detalhado, com o passo a passo essencial para o sucesso:

  • Selecione os canais para a abordagem: o primeiro passo é escolher os canais de comunicação mais adequados para alcançar seus leads. Considere os canais que seus leads mais utilizam e que oferecem a melhor chance de resposta
  • Descubra o melhor horário para contato: entender o melhor horário para contato com seus leads pode aumentar significativamente as chances de resposta e engajamento. Utilize ferramentas de análise de dados para identificar os horários em que seus leads estão mais ativos online ou atenda o telefone
  • Não desista: persistência é fundamental na prospecção B2B. Leads podem precisar de múltiplas tentativas de contato antes de se engajarem com sua mensagem
  • Defina um intervalo coerente entre cada tentativa: enquanto a persistência é importante, bombardear seus leads com contatos frequentes demais e sem valor pode ser contraproducente. Por isso, defina um intervalo coerente entre cada tentativa. No artigo “Fluxo de cadência: o que é, e como melhora o processo de vendas”, damos dicas valiosas nesse sentido
  • Estabeleça quanto tempo vai durar o fluxo de cadência: sua cadência de prospecção também deve ter um tempo definido de duração. Isso te ajuda a manter o foco e evitar que o processo se torne estagnado. Um fluxo de cadência B2B geralmente dura entre 2 a 4 semanas
  • Crie a melhor mensagem: sua mensagem é crucial para capturar a atenção e o interesse dos leads. Por isso, crie mensagens personalizadas, concisas e direcionadas para as necessidades e desafios de cada lead. Priorize uma linguagem clara e profissional, e destaque o valor que sua solução pode oferecer
  • Monitore e aprimore: use ferramentas de análise para acompanhar as taxas de abertura, cliques e respostas. Faça ajustes na sua cadência com base nos dados coletados, testando diferentes mensagens, canais e horários de contato.

Uma cadência de prospecção B2B eficaz é um processo dinâmico e adaptável. Portanto, seja flexível para fazer ajustes e busque otimizar sua estratégia continuamente para maximizar seus resultados e alcançar seus objetivos de vendas.

Métricas essenciais na cadência de prospecção

Ao implementar uma cadência de prospecção B2B eficaz, você abre as portas para um mundo de oportunidades: aumento de leads qualificados, conversões otimizadas e vendas impulsionadas. Mas para garantir que sua estratégia esteja no caminho certo, é fundamental monitorar e analisar as métricas essenciais.

Com base em dados concretos, você pode tomar decisões estratégicas, identificar áreas para otimização e aumentar o Retorno sobre Investimento (ROI) da sua prospecção. Prepare-se para mergulhar nas métricas que guiarão seu caminho para o sucesso:

Conversão de contatos abordados x contatos interessados

Essa métrica indica a porcentagem de contatos que foram abordados que demonstraram interesse em sua solução. Uma alta taxa de conversão indica que você está abordando os contatos certos e que sua mensagem está captando a atenção deles.

Cálculo: (Número de contatos interessados / Número de contatos abordados) x 100%

Conversão de interessados (leads outbound) x oportunidades

Essa métrica indica o índice de leads outbound (gerados através da prospecção) que se tornam oportunidades qualificadas. Uma alta taxa de conversão indica que sua equipe de vendas está qualificando os leads de forma eficaz e que sua solução está atendendo às necessidades do mercado.

Cálculo: (Número de oportunidades / Número de leads outbound) x 100%

Conversão de oportunidades (via outbound) x vendas realizadas

Essa métrica indica a taxa de oportunidades qualificadas (geradas através da prospecção) que se convertem em vendas fechadas. Uma alta taxa de conversão indica que sua equipe de vendas está fechando negócios com eficiência e que sua solução tem um alto valor percebido no mercado.

Cálculo: (Número de vendas / Número de oportunidades) x 100%

Churn dos clientes captados via prospecção

Essa métrica indica a porcentagem de clientes captados através da prospecção que cancelam seus contratos ou deixam de comprar sua solução em um determinado período. Uma baixa taxa de churn indica que você está captando os clientes certos e que sua solução está proporcionando valor contínuo a eles.

Cálculo: (Número de clientes perdidos / Número de clientes captados) x 100%

Principais erros na prospecção B2B e como solucioná-los

A prospecção B2B, quando bem executada, é a chave para impulsionar seu negócio e alcançar seus objetivos de vendas. No entanto, existem muitos erros que podem te impedir de alcançar todo o potencial dessa estratégia. Para te ajudar a evitá-los e alcançar o sucesso, listamos abaixo os principais problemas que você pode enfrentar e as soluções para superá-los:

Não pesquisar, nem segmentar

Abordar todos os leads da mesma forma, sem levar em consideração suas características e necessidades específicas é a melhor forma de mostrar que você não se preocupa em oferecer de fato uma solução para o problema dele (além de proporcionar uma péssima experiência).

Portanto, pesquise e segmente seus leads com base em critérios como tamanho da empresa, setor de atuação, localização e desafios. Crie mensagens personalizadas para cada segmento, aumentando as chances de engajamento.

Na prospecção B2B, personalização é tudo!
Na prospecção B2B, personalização é tudo!

Negligenciar o follow-up

Deixar de acompanhar os leads após o primeiro contato te faz perder oportunidades valiosas de convertê-los em clientes. Por isso, implemente um processo de follow-up consistente, enviando e-mails personalizados, agendando ligações e monitorando o engajamento dos leads.

Compartilhar conteúdo irrelevante

Oferecer conteúdo que não seja relevante para as necessidades e interesses dos seus leads arruina suas chances de mostrar sua autoridade no ramo, o que enfraquece a reputação da sua marca. Para evitar esse erro, crie conteúdo de alta qualidade que agregue valor aos seus leads, como ebooks, webinars e estudos de caso. Concentre-se em tópicos que solucionem seus desafios e demonstrem como sua solução pode ajudá-los.

Enviar mensagens genéricas

Mensagens genéricas são tediosas e definitivamente não despertam o interesse dos leads (justamente o contrário do seu objetivo ao prospectar empresas B2B). Portanto, personalize suas mensagens, usando inclusive o nome da empresa, o cargo do lead e até os desafios específicos que ele enfrenta. Assim, você mostra que realmente se interessa pelo negócio dele.

Subutilizar as redes sociais

Quando você negligencia as redes sociais, perde a oportunidade de usar o potencial delas como um canal para prospectar leads e construir relacionamentos. Assim, caso ainda não esteja utilizando-as em sua prospecção B2B, crie perfis nas principais redes sociais relevantes para o seu nicho e comece a compartilhar conteúdo de alta qualidade. Mas não pare por aí: também interaja com seus leads, responda comentários e participe de grupos relevantes.

Ignorar os resultados

Ao não monitorar os resultados da sua prospecção B2B, você acaba ignorando potenciais focos de ajustes que podem alavancar os resultados da sua estratégia, mantendo sua performance estagnada. Por isso, use ferramentas de análise para acompanhar métricas e analise os dados para fazer os ajustes que sua estratégia precisa para alcançar resultados sempre melhores.

Desconsiderar os feedbacks

Não ouvir seus clientes e leads é a receita para o desastre em seu negócio! Afinal, eles são a razão pela qual você está no mercado: você oferece uma solução que resolve um problema deles e isso te ajuda a obter lucratividade. É uma troca. O que torna o feedback um aspecto fundamental para  manter sua competitividade. Além disso, se você não está ouvindo, algum de seus concorrentes estará, e é para lá que seus clientes irão. Portanto, mais que ouvir, peça feedbacks após cada contato e use-os para aprimorar sua mensagem, conteúdo e abordagem geral.

Não mostrar diferenciação

Se você destaca o que torna sua solução única e diferente dos concorrentes, o público não vai ver vantagem em negociar contigo, certo? Assim, é importante que você comunique claramente os diferenciais da sua solução e demonstre como ela pode atender às necessidades específicas dos seus leads.

Modelo Canva da proposta de valor

Baixe já o modelo Canva da proposta de valor e estruture de forma eficaz a estratégia que seu produto ou serviço pretende oferecer aos seus clientes ou possíveis compradores.

Aprenda o passo a passo para conquistar novos clientes com a prospecção B2B 1

Pecar no relacionamento a longo prazo

Focar apenas na venda imediata e não investir em construir relacionamentos duradouros com seus leads pode levar sua marca à falência! Por isso, ofereça suporte e construa uma relação de confiança após a venda. Lembre-se: isso gera satisfação e compradores satisfeitos se tornam clientes fiéis, além de recomendar sua empresa para outros!

Clientes satisfeitos indicam outros clientes. E clientes indicados são os melhores!
Clientes satisfeitos indicam outros clientes. E clientes indicados são os melhores!

Manter marketing e vendas atuando separadamente

Falta de comunicação e alinhamento entre as equipes de marketing e vendas resulta em uma experiência inconsistente para o cliente. E, sabemos que hoje tudo se resume à experiência, certo?

A experiência do cliente afeta sua prospecção (principalmente no B2B)
A experiência do cliente afeta sua prospecção (principalmente no B2B)

Portanto, alinhe as equipes de marketing e vendas em torno de objetivos comuns. Um bom primeiro passo é criar um processo eficiente para que os leads sejam transferidos de forma suave entre as equipes.

Ao evitar esses erros e implementar as soluções propostas, você estará no caminho certo para dominar a prospecção B2B e impulsionar o sucesso do seu negócio. Com a estratégia e a execução certas, você poderá alcançar seus objetivos de vendas e construir um negócio próspero e sustentável.

Ainda não entendeu porque marketing e vendas precisam se aliar? Confira essa explicação

Como a tecnologia pode ajudar na prospecção B2B?

As ferramentas comerciais são recursos da tecnologia que ajudam a gerar valor a partir dos dados de várias maneiras importantes:

  • Elas coletam dados o tempo todo sem muita intervenção humana
  • Seus dados são úteis para entender melhor seus clientes e leads. Seus insights também permitem que você teste teorias e veja como elas funcionam na prática
  • Com elas, suas decisões são apoiadas por dados — o que ajuda a reduzir riscos e tomar melhores decisões
  • Ao usá-las, você evita muitos erros de “intuição” . Embora a tecnologia nunca substitua completamente os vendedores nas vendas, a capacidade de validar e verificar com dados é uma clara vantagem competitiva.

Enfim, com os dados certos, a tecnologia ajuda a obter respostas para perguntas que não podemos responder facilmente. Por exemplo, por que os clientes compram um produto específico? Embora todos possam ter uma teoria, a tecnologia pode responder à pergunta com dados.

Claro que a tecnologia de vendas não é o fim, mas sim o meio. Ela atua como alavanca para o tempo e a produtividade da equipe comercial e dos recursos da empresa. Além disso, com a tecnologia certa, você pode dimensionar seus esforços e realizar mais em menos tempo.

Estas são algumas áreas onde a tecnologia de vendas pode fornecer uma vantagem competitiva:

  • Clientes em potencial qualificados: em vez de “adivinhar”, com a tecnologia de vendas, seus vendedores sabem exatamente quais clientes em potencial têm maior probabilidade de fechar uma venda
  • Maiores taxas de conversão: ao identificar melhor os leads qualificados, as equipes de vendas estão em uma posição melhor para converter um lead em um cliente
  • Ciclo de vendas acelerado: com os leads passando a oportunidades e, finalmente, clientes, em menos tempo, seu ciclo de vendas se torna mais ágil e eficaz

3 tecnologias indispensáveis na prospecção B2B

As empresas que desejam alcançar o sucesso comercial precisam ir além do tradicional na prospecção B2B — e, nesse sentido, as ferramentas certas são a chave para desbloquear seu potencial de público-alvo, identificar clientes ideais e impulsionar suas vendas.

Pensando nisso, apresentamos a seguir as 3 principais tecnologias que impulsionam a prospecção B2B e como as soluções da Leads2b se encaixam perfeitamente em sua estratégia:

1. Plataforma de inteligência comercial

Com essa plataforma, você alavanca seu potencial de mercado. Com a Leads2b, por exemplo, você tem uma visão completa do seu segmento de atuação e público-alvo, viabilizando a definição de nichos ideais com base em dados concretos.

Além disso, com ela você identifica e prospecta clientes em regiões específicas, desde estados até bairros, otimizando sua presença nas áreas mais promissoras.

Sem falar que a plataforma fornece dados como tamanho da empresa, número de funcionários e natureza jurídica para identificar seus clientes ideais com precisão, proporcionando uma visão profunda dos clientes da sua carteira — incluindo idade média das empresas, tipo, porte e capital social, revelando insights valiosos para suas campanhas de prospecção.

Ainda por cima, com ela você monitora o desempenho dos seus segmentos de atuação ao longo do tempo e obtém insights sobre como expandir seu mercado e se consolidar nos nichos mais promissores.

Módulo de inteligência comercial Leads2b
Módulo de inteligência comercial Leads2b

2. Sistema de CRM

Com o sistema de CRM, é possível gerenciar seu processo comercial de forma eficiente. Com a Leads2b, por exemplo, você visualiza seu funil de vendas de forma personalizada, acompanhando cada etapa da jornada do cliente e identificando oportunidades de otimização.

Quer saber mais sobre o papel do CRM na sua prospecção B2B? Baixe o e-book abaixo:

Dados provam que o CRM é uma tecnologia eficaz para impulsionar sua prospecção B2B

O sistema permite, ainda, a automatização de tarefas repetitivas — como por exemplo o disparo de e-mails, a realização de chamadas/videoconferências, disparo de mensagens via WhatsApp e a criação de fluxos de trabalho, liberando tempo para que sua equipe se concentre em atividades estratégicas.

Sendo que o CRM Leads2b se integra facilmente com diversos softwares de gestão, como ERPs e plataformas de marketing, unificando seus dados e otimizando sua operação.

CRM Leads2b
CRM Leads2b

3. Ferramenta de análise

As ferramentas de análise avançadas, como a Leads2b, permitem que você extraia insights valiosos de seus dados de prospecção e vendas. Com ela, você compreende o comportamento do seu público-alvo analisando dados como taxa de abertura de e-mails, cliques e conversões para otimizar suas campanhas de marketing.

Além disso, a ferramenta permite descobrir novas oportunidades de vendas e expandir seu mercado com base em dados concretos e análises precisas.

Com as soluções completas da Leads2b, você tem acesso a um conjunto poderoso de ferramentas que combinam inteligência comercial, CRM e análise de dados, permitindo que você:

  • Desbloqueie todo o potencial do seu público-alvo e identifique os clientes perfeitos para sua empresa.
  • Gerencie seu processo comercial de forma eficiente e aumente a produtividade da sua equipe.
  • Tome decisões estratégicas baseadas em dados para impulsionar suas vendas e alcançar seus objetivos de negócio.

Módulo de dashboards e relatórios da plataforma Leads2b
Módulo de dashboards e relatórios da plataforma Leads2b

Multiplique seus clientes com a prospecção B2B

A prospecção de clientes B2B é uma etapa vital para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios. Com uma abordagem estratégica e bem estruturada, é possível identificar e conectar-se com potenciais clientes que atendam ao perfil ideal, aumentando significativamente as chances de conversão e sucesso nas vendas. 

Ao seguir as melhores práticas apresentadas, como definir um ICP, criar listas de leads, pesquisar minuciosamente, utilizar diversos canais e usar a tecnologia a seu favor, sua empresa estará bem equipada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no mercado B2B. Com dedicação e persistência, a prospecção B2B será um motor poderoso para o crescimento contínuo e sustentável do seu negócio.

Não esqueça de que você pode contar com a Leads2b em todo o processo de prospecção até o pós-vendas, integrando e apoiando toda a sua força de vendas. Faça já seu teste gratuito e veja na prática o poder de contar com a tecnologia avançada para potencializar seus resultados comerciais!

Picture of Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe e sagitariana, trazendo inovação e engajamento através de palavras. Combino minha paixão por leitura (mais de 150 livros ao ano) com uma abordagem criativa e analítica em escrita!

Veja todos os artigos da Jéssica  
Posts recentes
Descubra o que é PQL, quem pode usar e como criar uma estratégia para captá-alo e convertê-lo em cliente

O PQL é um lead que já usou seu produto, seja em teste ou uma versão gratuita, portanto entende o valor da sua solução. Saiba como captá-lo e convertê-lo em cliente.

Você sabe o que é 5W2H? Trata-se de perguntas que ajudam a organizar ideias e ações de forma clara e objetiva. Aprenda a usá-lo para vender

Você sabe o que é 5W2H? Trata-se de perguntas que ajudam a organizar ideias e ações de forma clara e objetiva. Aprenda a usá-lo para vender!

Descubra como fazer um fluxo de nutrição passo a passo

Construir e manter um fluxo de nutrição para leads qualificados pode ser o segredo para aumentar suas vendas. Descubra como montar o seu.

Saiba o que é ongoing, sua importância e como aplicar em seu comercial

O ongoing é ajudar o cliente a alcançar marcos de sucesso com a solução que você vendeu a ele. Veja como colocá-lo em prática em 6 passos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Inicie agora seu teste gratuito de 7 dias na plataforma Leads2b

plataforma go-to-market

Mais que um CRM ou uma ferramenta de Marketing.

Plataforma Go-to-Market (GTM) para empresas desenvolverem inteligência e eficiência para vender mais e melhor.