fbpx

Conheça 5 ferramentas comerciais para vender mais

Conheça as 5 ferramentas comerciais que você precisa usar para vender mais

Um estudo recente da McKinsey citado pela Harvard Business Review mostra que, com as ferramentas comerciais certas, as empresas podem melhorar a eficiência e a eficácia de suas atividades de vendas em 30%.

Mas só 50% deles conseguem.

Talvez porque não saibam exatamente quais ferramentas utilizar. O que é compreensível, especialmente quando consideramos o tanto de alternativas disponíveis no mercado.

Pensando nisso, separamos as 5 ferramentas comerciais mais importantes para sua empresa vender mais (sendo que você pode ter todas elas centralizadas em uma única plataforma).

Por que investir em ferramentas comerciais?

As ferramentas usam recursos tecnológicos para eliminar tarefas manuais repetitivas e automatizá-las para que você e sua equipe de vendas se concentrem mais em fechar vendas e criar relacionamentos duradouros com seus clientes.

Vale a pena investir em ferramentas comerciais porque elas:

  • Facilitam e otimizam sua prospecção
  • Automatizam tarefas burocráticas
  • Permitem o gerenciamento do seu pipeline de vendas
  • Possibilitam a análise dos resultados da sua equipe e das suas estratégias
  • Promovem uma visão analítica dos seus resultados, permitindo que você crie suas próximas campanhas eliminando gargalos e aproveitando oportunidades inexploradas.

Quando suas ferramentas comerciais incluem recursos de automação de marketing , sua operação de vendas se torna ainda mais poderosa e permite que você ganhe mais tempo enquanto expande seus negócios.

5 ferramentas comerciais para vender mais — e melhor

Com a transformação digital, surgem cada vez mais ferramentas comerciais que prometem aumentar suas vendas. Porém, é importante conhecer as principais entre elas para saber por onde começar.

Lembrando que você não precisa necessariamente escolher ferramentas separadas. Existem soluções completas — como a Logcomex — que reúnem todos os recursos comerciais mais importantes em uma única plataforma, eliminando custos extras na contratação de integrações.

Dito isso, confira a seguir as 5 ferramentas comerciais indispensáveis para sua empresa vender mais e melhor.

1. Prospecção automatizada

Uma das principais — e mais desafiadoras — etapas do processo de vendas é a prospecção. Pelo menos é o que 40% dos vendedores acham.

Para facilitar esta etapa existem as ferramentas comerciais de prospecção automatizada. 

Com elas, fica mais fácil identificar potenciais clientes, segmentá-los em listas, enriquecer dados de contato e qualificá-los, reservando o tempo dos seus executivos de vendas para trabalhar apenas as oportunidades mais quentes.

Com a Leads2b, por exemplo, sua equipe de pré-vendas pode gerar listas segmentadas de clientes em potencial, filtrando a partir de inúmeros critérios:

Listas segmentadas permitem uma comunicação mais personalizada
Listas segmentadas permitem uma comunicação mais personalizada

Também pode encontrar dados adicionais para enriquecer os contatos, ampliando os canais de abordagem aos possíveis compradores:

Também pode encontrar dados adicionais para enriquecer os contatos, ampliando os canais de abordagem aos possíveis compradores:

Encontre telefones adicionais para enriquecer seus contatos
Encontre telefones adicionais para enriquecer seus contatos
Rastreie e-mails adicionais e aumente suas chances de estabelecer contato
Rastreie e-mails adicionais e aumente suas chances de estabelecer contato
Alcance seus leads nas redes sociais obtendo suas páginas de perfil
Alcance seus leads nas redes sociais obtendo suas páginas de perfil

A qualificação dos potenciais clientes também pode ser personalizada e padronizada, tornando o processo mais assertivo:

Qualificar leads é mais assertivo quando se usa perguntas padronizadas
Qualificar leads é mais assertivo quando se usa perguntas padronizadas

2. Automação de vendas

Uma ferramenta de automação de vendas permite que sua equipe tenha mais tempo para se concentrar em tarefas importantes, como:

Mas, não são apenas seus representantes que se beneficiam. Toda a empresa pode colher vantagens, como: 

  • Processos mais uniformes e precisos
  • Equipes mais produtivas e com desempenho superior
  • Menos cancelamentos, com funis de vendas e tempos de resposta mais rápidos
  • Manter todas as etapas da jornada dos compradores sob controle por meio de funis de vendas automatizados.

Sem falar que, segundo pesquisas, 61% das empresas afirmaram superar suas metas graças à automação de vendas.

Assim, softwares como a Leads2b, que trazem automação de vendas em sua totalidade, são muito valiosas. Afinal, permitem automatizar:

  • Envio de e-mails
  • Chamadas telefônicas
  • Reuniões de vendas
  • Agendamento de acompanhamentos
  • Envio de propostas comerciais/orçamentos.
Experimente a melhor ferramenta comercial B2B do mercado

3. Automação de marketing

A automação de marketing envolve recursos que simplificam e automatizam tarefas e fluxos de trabalho de marketing.

Segundo estudos recentes, a automação de marketing gera, em média, um aumento de até 14,5% na produtividade de vendas e uma redução de 12,2% nas despesas gerais de marketing

Além disso, 80% dos usuários de automação de marketing viram um aumento no número de leads ao usar a solução e 77% perceberam um aumento de conversões.

Deve ser por isso que 91% dos usuários de automação de marketing concordam que o recurso é “muito importante” para o sucesso geral de suas atividades. 

Como marketing e vendas devem atuar em conjunto, uma ferramenta comercial completa — como a Leads2b —  integra recursos de automação de marketing, como criação de páginas de alta conversão (landing pages) personalizáveis e disparos automatizados de e-mail marketing.

vídeo criação de LPs Leads2b

4. Customer Relationship Management (CRM)

Esta ferramenta comercial ajuda no gerenciamento do relacionamento de uma empresa com seus clientes e possíveis compradores. 

Com ele, a equipe de vendas monitora e aprimora o relacionamento com os clientes, melhorando a retenção, mantendo os esforços de vendas e marketing e automatizando as comunicações.

Os sistemas de CRM são essenciais para todos os tipos de empresas — independentemente se atuam no modelo inside sales ou no tradicional.

Uma solução em CRM fornece uma única fonte de informações sobre todos os detalhes relacionados aos clientes — desde dados de contato até o histórico de interações, além de qualquer outra informação potencialmente necessária para levar o negócio adiante.

Isso é possível porque, dentro dessas ferramentas de vendas, existem bancos de dados especiais criados para cada interação com o cliente, que podem ser armazenados e acessados. 

Além disso, segundo dados divulgados pela FinancesOnline, investir em um bom CRM pode:

  • Melhorar a precisão dos relatórios em 42%
  • Facilitar o acesso aos dados dos clientes, segundo 74% das empresas usuárias da solução
  • Aumentar em 73% a eficiência do processo de vendas
  • Impulsionar em 34% a produtividade da equipe comercial
  • Reter 27% mais clientes – sendo que uma retenção de apenas 5% é capaz de aumentar em 95% os lucros das empresas
  • Reduzir em 14% o ciclo de vendas
  • Tornar a previsão da previsão de vendas 42% maior
  • Elevar em 29% o volume de vendas
  • Ampliar a receita em 245%
  • Crescer em 300% as taxas de conversão.

Mesmo oferecendo tantas vantagens, muitas empresas ainda não aproveitam o potencial da ferramenta. 

Pensando nisso, criamos um kit para mostrar a importância do CRM, como tirar o máximo proveito de seus recursos e as boas práticas ao utilizá-lo. Para baixar o material é só clicar na imagem abaixo:

O CRM é uma importante ferramenta de vendas. Saiba tudo sobre ele

O ideal é que o CRM seja uma ferramenta prática, intuitiva e robusta, capaz de armazenar todos os dados relevantes sobre os clientes.

Também é importante que a ferramenta abranja todo o processo comercial — desde a prospecção até o pós-vendas — permitindo a criação de uma comunicação consistente, que gere o mínimo de atrito aos clientes enquanto ele avança no funil de vendas.

Um CRM como o da Leads2b, que por permitir esse funil de vendas automatizado, completo e integrado, impulsiona as ações de cross sell e upsell — gerando receita não só dos novos compradores, como também dos clientes que já estão em sua carteira.

5. Dashboards automatizados

Em uma realidade orientada a dados, líderes comerciais não podem mais confiar em seus instintos para basear suas estratégias.

Atualmente, os dados fundamentam as decisões — assim, sem medir a produtividade e o desempenho de suas equipes e a efetividade de seu processo de vendas, um gerente comercial trabalha no escuro, com risco de ficar para trás em relação à concorrência.

Por isso, para obter vantagem no mercado competitivo de hoje, é preciso conseguir identificar qual estratégia de vendas é mais eficaz, a rapidez com que sua equipe de vendas pode atingir as metas — e se essas metas realmente são atingíveis.

E qual é a melhor forma de estudar todas essas informações? Por meio da gestão à vista, proporcionada pelos dashboards (ou painéis visuais).

É por isso que os dashboards automatizados estão entre as principais ferramentas comerciais.

Sendo que, quanto mais práticos e personalizados, melhor — como os dashboards da Leads2b:

Uma boa ferramenta comercial deve ter dashboards intuitivos, como os da Leads2b
Uma boa ferramenta comercial deve ter dashboards intuitivos, como os da Leads2b

Conclusão

O que não falta no mercado atual são ferramentas comerciais que prometem aumentar suas vendas.

Porém, nem sempre você precisa de um leque enorme de ferramentas para impulsionar seus resultados comerciais. Geralmente, 5 delas já é suficiente para isso.

Como vimos hoje, basta contar com uma prospecção automatizada, automação de marketing e vendas, um bom CRM e relatórios automatizados para começar.

E, se depois de implementar estas tecnologias, sua empresa perceber a necessidade de ampliar sua pilha de tecnologia, aí sim você pode considerar novas soluções.

Mas, para a maioria das empresas, estas 5 ferramentas comerciais são suficientes. Especialmente se estiverem reunidas em uma única plataforma — o que garante maior praticidade, economia de tempo (que não precisa ser empregado alternando janelas) e corte de custos com planos especiais para fazer a integração entre as ferramentas.

Atualmente, a Leads2b é a plataforma de vendas mais completa do mercado, integrando as principais ferramentas comerciais para trazer eficiência e praticidade para o sua operação de vendas.

Converse com um de nossos especialistas para conferir cada funcionalidade da plataforma e entender como elas podem beneficiar sua empresa.

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
Posts recentes
Vender mais é um desafio para qualquer empresa - especialmente no B2B. Por isso, resolvemos compartilhar nossas estratégias de vendas para facilitar essa missão

Vender mais é um desafio para qualquer empresa — especialmente no B2B. Por isso, resolvemos compartilhar nossas estratégias de vendas para facilitar essa missão

Confira as tendências de CRM para 2022

Descubra as 5 principais tendências de CRM para 2023 e saiba os elementos que vão fazer sua empresa se destacar ao usar a ferramenta.

Descubra o que é um mapa de oportunidades, suas utilidades, por que ele é importante e como criar um para sua empresa.

Descubra o que é um mapa de oportunidades, suas utilidades, por que ele é importante e como criar um para sua empresa.

Descubra o que é, a importância, os benefícios, como fazer e baixe a planilha para começar já o seu controle de vendas.

Saiba o que é, a importância, os benefícios, como fazer e baixe a planilha para começar já o seu controle de vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Crie sua conta grátis e conheça mais sobre as funcionalidades da Leads2b.

plataforma all-in-one

Inteligência em vendas de ponta a ponta

Nossa tecnologia proporciona tudo num lugar só: prospecção, gestão comercial, automação, CRM e pós-vendas. Isso sim é inteligência comercial.

Leads2b - a inteligência comercial que você precisa para impulsionar a produtividade do seu time de vendas