fbpx

Enriquecimento de dados: o que é e como fazer em 3 passos

O enriquecimento de dados traz maior produtividade à equipe, melhores resultados nas abordagens comerciais e eficiência de vendas. Descubra porque e como fazer.

Você já parou para pensar quanto tempo sua equipe gasta tentando contato com um potencial cliente sem sucesso e como isso afeta seu desempenho?

Sabe o impacto dos retornos de disparos de e-mail marcados como “contato inválido” em seu domínio de e-mail?

Isso tudo tem a ver com o enriquecimento de dados e a validação de contatos.

Se você não entende a relação que esses três aspectos têm, continue lendo e descubra.

O que é enriquecimento de dados

Ao fazer prospecção ativa, partindo do ponto de listas de contatos, é importante, antes de fazer qualquer abordagem, validar o que está na lista.

Essa prática, conhecida como enriquecimento de contatos, aumenta as chances de falar realmente com a melhor pessoa dentro da empresa para o assunto. 

O que evita que a equipe de vendas perca tempo tentando contato utilizando dados incorretos (como telefone e e-mail).

Além de evitar que seu domínio de e-mail seja identificado como SPAM e seu domínio bloqueado por fazer disparos em massa para endereços de e-mail inválidos.

Como fazer o enriquecimento de dados

Os dados, principalmente no mercado B2B, são suscetíveis a mudanças constantes. O que torna o enriquecimento de dados tão importante:

O enriquecimento de dados previne esses problemas e ainda pode garantir que sua empresa consiga aumentar em 400% sua geração de leads
O enriquecimento de dados previne esses problemas e ainda pode garantir que sua empresa consiga aumentar em 400% sua geração de leads

Agora que você conhece as principais estatísticas que comprovam a importância do enriquecimento de dados, vamos descobrir como colocá-lo em prática em 3 passos:

1 – Validar informações de contato 

O primeiro passo do enriquecimento de dados é a validação das informações da sua lista.

Afinal, é impossível enriquecer contatos que estão incorretos, concorda?

Para validar as informações e fazer o enriquecimento de dados, você também pode recorrer ao site e LinkedIn das empresas-alvo.

Lá você pode encontrar telefone(s) e e-mail(s) das empresas e comparar com os que estão na sua lista.

Também pode pesquisar a página do LinkedIn da empresa e – além de extrair os dados de contato, também pode descobrir as pessoas em cargos-chave dentro da empresa.

Por exemplo, se sua empresa fornece insumos para escritórios, deve pesquisar pelo comprador (responsável pela aquisição de suprimentos para a empresa). 

Um modo mais prático de fazer a validação de contatos é utilizando um sistema de vendas, como a Leads2b.

Temos uma funcionalidade específica, voltada justamente para a identificação de dados de contato, como e-mail, telefone e redes sociais. É o Buscador de Contatos.

Com ele, seu time de vendas otimiza o tempo de prospecção ao utilizar um sistema que gera as informações de contato automaticamente.

Faça o enriquecimento de dados encontrando novos números e compare os números da sua lista usando o Buscador de Contatos
Faça o enriquecimento de dados encontrando novos números e compare os números da sua lista usando o Buscador de Contatos
Com o Buscador de contatos, você também pode fazer o enriquecimento de dados obtendo e comparando os e-mails das empresas-alvo da sua lista
Com o Buscador de contatos, você também pode fazer o enriquecimento de dados obtendo e comparando os e-mails das empresas-alvo da sua lista
As redes sociais também podem ser encontradas através do Buscador de Contatos, completando seu enriquecimento de dados
As redes sociais também podem ser encontradas através do Buscador de Contatos, completando seu enriquecimento de dados

Além do Buscador de contatos, a Leads2b também disponibiliza o Consulta CNPJ, que é uma página onde você pode coletar mais informações sobre as empresas, fazendo o enriquecimento de dados gratuitamente.

Lá, você pode extrair informações de mais de 47 milhões de empresas a partir do nome da empresa, do segmento de mercado, no número do CNPJ, através do endereço ou pelo nome do sócio.

Outra alternativa da Leads2b para fazer o enriquecimento de dados das suas empresas-alvo é usar o Consulta CNPJ
Outra alternativa da Leads2b para fazer o enriquecimento de dados das suas empresas-alvo é usar o Consulta CNPJ

Após escolher o contato que vai enriquecer, a plataforma permite que você crie fluxos de e-mail – inclusive com datas e horários – para os disparos.

Após fazer o enriquecimento de dados, você pode iniciar o fluxo de disparos automáticos usando a funcionalidade "Fluxos" da Leads2b
Após fazer o enriquecimento de dados, você pode iniciar o fluxo de disparos automáticos usando a funcionalidade “Fluxos” da Leads2b

Outra estratégia válida é enviar um e-mail para alguém com um cargo superior ao seu contato-alvo e pedir para que ele te indique o responsável pelo departamento de suprimentos.

Essa técnica fornece um respaldo maior, já que foi o superior ao seu contato alvo que direcionou a comunicação.

Você também pode ligar diretamente no número da empresa e pedir para ser encaminhado ao responsável pela compra de insumos.

Aprenda como fazer um enriquecimento de dados e validação de contatos campeões

2 – Pesquisar a empresa

Para começar seu enriquecimento de contatos, você pode usar o site oficial das empresas-alvo da sua lista.

Afinal, é indispensável conhecer alguns aspectos gerais sobre as empresas para conseguir montar uma abordagem e um discurso de vendas que seja envolvente e de fato entregue valor relevante ao oferecer sua solução.

No site, observe principalmente o menu “quem somos” para entender um pouco mais sobre a história da empresa, sua trajetória, suas realizações, missão, visão, valores e seus objetivos.

Não esqueça de identificar as dores das empresas-alvo. As barreiras que as impedem de alcançar seus objetivos.

Você pode identificar essas dores pesquisando nas redes sociais e em páginas como o Reclame Aqui.

Lá você encontra as principais reclamações sobre os produtos ou serviços fornecidos pela empresa (causas de dor) e pode usar essas informações para relacionar a solução fornecida por você como a saída para esses problemas.

Identificar a dor do cliente é parte fundamental do enriquecimento de dados.. Aprenda como fazer neste e-book

Além disso, nas redes sociais, principalmente no LinkedIn, você pode obter informações valiosas e que se relacionam com o produto que você vai fornecer para a empresa.

Por exemplo, se você fornece um ERP de automação de estoques. Se você percebe que a empresa está contratando mais um estoquista.

Pode enviar um direct, e-mail ou ligação dizendo que acompanha a empresa no LinkedIn e percebeu que ela está ampliando a equipe de estoquistas.

Então, pode apresentar seu produto dizendo que ele permite aumentar a produtividade da equipe atual da empresa, sem a necessidade de uma nova contratação – já que automatiza os processos, trazendo praticidade e agilidade.

3 – Pesquisar o contato que irá falar dentro da empresa

Além da empresa em si, também é importante conhecer a fundo seu contato-alvo. 

Afinal, as dores e objetivos dele também podem interferir na decisão sobre a aquisição. E, ao saber mais sobre ele, você pode transformá-lo em um aliado, convencendo os demais decisores a realizar a compra.

Para isso, busque entender as dores específicas desse contato-alvo pesquisando, por exemplo, no LinkedIn.

Só de observar as postagens dele, você pode compreender melhor as aspirações desse contato-alvo.

Outra tática fundamental para criar uma conexão mais estreita (rapport) com ele é identificar o perfil desse potencial cliente durante a conversa e espelhar seu comportamento.

Afinal, perfis diferentes se interessam por pontos diferentes. Ou seja, você precisa apresentar sua solução a partir de pontos de vista variados para conseguir conquistá-los.

Identificar e adaptar-se ao perfil de seu comprador é outro elemento fundamental para um enriquecimento de dados efetivo
Identificar e adaptar-se ao perfil de seu comprador é outro elemento fundamental para um enriquecimento de dados efetivo

Usando o mesmo exemplo do ERP para estoques. Se você identifica que está falando com um perfil:

Lobo: pode destacar o grau de organização e controle que a ferramenta oferece

Águia: iniciar uma abordagem mostrando que a ferramenta poupa o tempo da equipe, dando a eles mais tempo para planejar soluções mais inovadoras e efetivas para otimizar o gerenciamento do estoque

Tubarão: mostrar de forma prática os benefícios da ferramenta e apresentar seu retorno sobre o investimento

Gato: descrever como a parceria entre sua empresa e a dele irá trazer resultados positivos, como a ferramenta garante que as informações sejam acessíveis a todos os membros da equipe, garantindo uma melhor comunicação e como isso irá resultar em um ambiente com um clima positivo.

Conclusão

Fazer o enriquecimento de dados mantém seu CRM repleto de informações corretas sobre seus clientes – melhorando suas chances de estabelecer contato, podendo aumentar suas conversões.

Se você ainda está começando e não tem orçamento para investir em uma ferramenta paga, comece utilizando nosso Consulta CNPJ.

É simples e gratuito. Pronto para começar? 

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
posts recentes
A geração de leads é ideal para encher seu pipeline de vendas e aumentar suas chances de vender mais (e melhor). Aprenda como colocar esta estratégia em prática.

A geração de leads é ideal para encher seu pipeline de vendas e aumentar suas chances de vender mais (e melhor). Aprenda como colocar esta estratégia em prática.

A gestão de vendas é um elemento crítico, que impacta diretamente os resultados financeiros da sua empresa. Aprenda como aplicá-lo com eficácia.

A gestão de vendas é um elemento crítico, que impacta diretamente os resultados financeiros da sua empresa. Aprenda como aplicá-lo com eficácia.

Entenda o que é ROI (Retorno Sobre Investimento), como calcular, como construir um relatório da métrica e descubra como aumentar em seus esforços de vendas.

Entenda o que é ROI (Retorno Sobre Investimento), como calcular, como construir um relatório da métrica e descubra como aumentar em seus esforços de vendas.

Entre obras modernas e best sellers já tradicionais, você vai encontrar verdadeiros guias rumo ao sucesso entre os 25 livros de vendas que separamos para você.

Entre obras modernas e best sellers já tradicionais, você vai encontrar verdadeiros guias rumo ao sucesso entre os 25 livros de vendas que separamos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *