Como criar uma estratégia de vendas sólida

Você não gostaria de ser mandado para uma guerra sem ter uma estratégia apropriada, certo?

De maneira geral, o mundo dos negócios pode ser tão agressivo quanto um combate entre tropas. Nesse caso criar uma estratégia de vendas pode ser tão complexo quanto criar uma estratégia de guerra.

Você precisa pensar e escolher quais armas você pretende utilizar para conseguir alcançar o resultado – que é aumentar os números de vendas e atingir lucros cada vez mais expressivos. Nesse artigo, tenho como missão ajudar você a criar uma estratégia de vendas que seja sólida e que te ajude a não apenas alcançar resultados em curto prazo, mas que crie um crescimento que irá se manter a longo prazo.

1# Estratégia de Vendas: defina seu mercado alvo

Conhecer o seu cliente tem que ser o primeiro passo quando você quer criar estratégia de vendas. Hoje em dia existem milhares de ferramentas – inclusive gratuitas – que você pode utilizar para conseguir obter informações relevantes do seu público. Dessa forma, não existe desculpa para você não ter essa informação.

Primeiro de tudo você precisa definir detalhes básicos, como por exemplo o nicho que você pretende atender. Depois disso, basta aprofundar os dados em informações como idade média do seu público, localização geral, gênero e gostos pessoais. Com isso você será capaz de conseguir direcionar melhor suas ideias e criar estratégias de vendas pensadas de acordo com o público.

2# Estratégia de Vendas: defina métodos

Para criar uma estratégia de vendas e realmente conseguir fazer com que ela tenha sucesso, você vai precisar alcançar o seu público alvo de alguma forma. O primeiro passo foi justamente entender esse público. O segundo não poderia ser outro além de usar estes dados coletados para definir qual a melhor forma de atingir seu público.

Na fase de definir métodos você deve levar em consideração quais às plataformas e métodos de comunicação que o seu público mais utiliza no dia a dia. Se for uma rede social, você deve direcionar sua estratégia para ela. Mas também podem ser e-mail, telefone ou até mesmo mensagens rápidas no Whatsapp.

3# Estratégia de Vendas: análise de território

Até onde você estaria disposto a medir os seus esforços para alcançar o público? Onde este público está de fato localizado?

Para algumas empresas a análise de território será o processo de escolher quais cidades você irá utilizar como alvo na sua campanha. Para outras empresas esse território pode ser um estado, o pais inteiro ou mesmo o continente. Cabe a você ter uma ideia clara de onde o seu público está, até onde podem ir os seus recursos e qual deve ser o foco. Assim, você pode utilizar um esforço concentrado onde mais importa e ter um resultado mais bem definido.

4# Estratégia de Vendas: crie um senso de urgência

Criar estratégia de vendas não é algo que você deve fazer apenas voltado para si próprio. É sempre necessário que você entenda a urgência do tempo pelo lado da empresa de criar e colocar a estratégia em prática. Mas também pelo lado do consumidor.

Quando você define um tempo limite, um número alvo de beneficiários, qualquer que seja o limite imposto pela sua estratégia você estará incentivando o senso de urgência no seu cliente. Dessa forma, ele pode precisar tomar a decisão de muitas vezes antecipar planos e comprar antes o seu produto ou serviço. De modo que para essa pessoa seja um negócio vantajoso comprar antes e para você o lucro chegue mais rápido.

5# Estratégia de Vendas: supere objeções futuras

Quando você começar a criar estratégia de vendas, você estará se colocando em uma posição onde objeções vão acontecer. Seu público terá dúvidas, perguntas e possíveis críticas. Quando isso acontecer, existem apenas duas formas de reagir. Caso uma objeção te pegue de surpresa, você não conseguirá responder de imediato e pode precisar de tempo para encontrar uma solução.

Esse pequeno tempo de dúvidas quase sempre é o suficiente para que o cliente não confie mais em você. Por isso, a solução é estar preparando antecipadamente. Utilize parte do seu tempo para estudar possíveis objeções, use sua equipe para te ajudar. Deixe que cada um mostre as próprias objeções e trabalhe em resolver as falhas que você encontrar.

técnicas de negociação

6# Estratégia de Vendas: conheça sua concorrência

Você não precisa criar estratégia de vendas apenas se baseando naquilo que você acredita que vai funcionar. Existem milhares de concorrentes no mercado que podem te ajudar com isso. Seus concorrentes não querem te ajudar, mas o fato é que eles estão disputando o mesmo mercado que você e na maior parte dos casos eles estão fazendo isso a mais tempo.

Por isso, você tem a chance de estudar os casos de sucesso e fracasso deles. Assim, pode encontrar o que funciona ou não funciona antes de escolher o próprio caminho. O melhor de tudo é que se você olhar de perto o bastante poderá encontrar estratégias e abordagens super relevantes que ninguém pensou em fazer ainda. Dessa forma, vai conseguir inovar e se destacar conquistando o público com sua engenhosidade.

7# Estratégia de Vendas: fique de olho nas tendências

Criar estratégia de vendas é algo que deve ser feito para momentos específicos do seu negócio. Entenda que as tendências mudam com alguma frequência. Por isso, suas estratégias precisam sempre considerar o momento atual.

Analise se a moda continua favorecendo o seu produto. Veja se a situação econômica está de acordo com o preço que você vai cobrar. Entenda se é o momento certo para se aventurar de forma agressiva no mercado com técnicas mais ousadas ou se esse é o momento de tentar diminuir o ritmo para conseguir se manter em equilíbrio e não diminuir sua presença no mercado.

Essas mudanças de tendência são um fator que podem afetar seu negócio de tempos em tempos. Por isso, esteja sempre de olho nas mudanças e você poderá saber a hora de fazer uma reformulação na sua estratégia.

8# Estratégia de Vendas: tenha metas realistas

Ao criar uma estratégia de vendas você deve perceber o efeito que suas metas terão no resultado, simplesmente por incentivar ou desmotivar sua equipe. Quando você cria uma série de metas que são claramente impossíveis de alcançar, você estará gerando um sentimento de fracasso antecipado.

Sua equipe saberá pelas metas que é impossível chegar tão longe e, com isso, eles talvez possam desistir antes mesmo de tentar. Por isso, o ideal é que você coloque suas metas em posições onde sejam desafiadoras, difíceis de alcançar, mas que estejam dentro do possível. Assim, todos estarão empolgados com o desafio e dispostos a fazer aquele esforço extra que é justamente o que irá te levar um passo a frente.

9# Estratégia de Vendas: atividades de vendas

Esse é um passo parecido com o do contato que falamos mais cedo. Nesse caso, não se trata de impactar o seu cliente com uma propaganda ou entrar em contato com ele de outra forma. Se trata especificamente de vender.

Ao criar uma estratégia de vendas, você deve escolher quais os métodos de venda estarão disponíveis, uma vez que cada um deles possuem suas próprias necessidades. Se você, por exemplo, decidir vender diretamente para o seu cliente final através de um site, você precisaria de formas de pagamento e fotos dos produtos que tenham qualidade superior. Já se você optar por enviar o seu produto para ser vendido em lojas de parceiros você vai precisar de contatos, transporte, etc.

Ao decidir quais serão às suas formas de venda, realize uma pesquisa detalhada para saber o que será necessário para colocar tudo em prática.

Utilize a prospecção

Estamos praticamente no final do processo de criar estratégia de vendas, agora o próximo passo é simplesmente prospectar. Para quem não conhece essa palavra ela significa que nesse passo você irá atrás do cliente. Então coloque em prática a estratégia que você desenvolveu até este momento e utilize uma ou mais formas de marketing para alcançar o seu cliente. Assim, fazendo com que seja possível ter o maior número de pessoas de olho no seu produto.

Mesmo que nem todas essas pessoas se tornem clientes no momento, elas ainda terão um peso na divulgação orgânica ao falarem sobre sua marca de uns para os outros o tempo todo.

prospecção ativa

Demonstre sinceridade

Acredite, seus clientes não são burros ou ingênuos. Assim, a maior parte das pessoas vai conseguir perceber imediatamente se você não estiver sendo sincero ao fazer a propaganda do seu produto. O menor deslize pode te causar perdas tanto de vendas quanto de reputação. Então é por isso que mentir ou enganar nunca é uma escolha.

Dessa forma, dê o seu melhor criando uma propaganda de qualidade real para o seu público. Também invista em falar sobre os aspectos verdadeiros do seu produto para que quem decidir comprar tenha feito a escolha certa. Lembre-se, se você não confiar no seu produto, então você não deve perder tempo tentando vender.

Conclusão

Agora você já tem em mãos tudo o que precisa para criar estratégia de vendas e colocar a sua concorrência contra a parede de uma vez por todas. Não perca mais tempo e comece hoje mesmo a preparar a sua para mudar o mercado com suas conquistas.


Artigos Recentes

1 comentário em “Como criar uma estratégia de vendas sólida”

  1. Pingback: Mudanças no mercado: Aprenda como estar um passo à frente - Leads2b

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *