Big Data: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa

Uma coisa é certa: quando os tempos mudam, o mercado muda junto com ele. Nos últimos anos assistimos uma grande mudança nos hábitos de consumo. Cada vez mais exigentes e atualizados, passamos a optar por marcas que oferecem bons serviços usando a tecnologia para facilitar e melhorar a experiência e o processo de compra, como o Uber e o Airbnb, por exemplo.

Essa possibilidade de mudar a forma como as coisas sempre foram feitas está sendo possível através da tecnologia, que está cada vez mais acessível e enraizada em nossas rotinas. A quantidade de dados que está sendo criada e armazenada na internet é quase inconcebível e segue aumentando.

Com isso, fica a pergunta: por que não transformar esse grande volume de informação disponível em estratégia para a minha empresa?

Se você também tem essa dúvida, continue lendo e descubra o que é o Big Data e como a sua empresa pode aproveitar dados da internet para crescer.

O que é Big Data

Big Data é um termo que designa uma grande quantidade de dados gerados a cada segundo. Porém, não é exatamente a quantidade de dados que importa e sim o potencial desses dados de serem analisados e cruzados pelas empresas. O Big Data, então nada mais é que o ato de uma empresa, de qualquer segmento, extrair informações importantes de dados externos e usá-los para montar uma estratégia ou facilitar a tomada de decisão.

O que são os 3 V’s do Big Data

O Big Data está baseado em alguns pilares, chamados de “os 3 V’s”. O primeiro V é o volume, que relaciona-se à grande quantidade de dados que há dentro e fora da empresa; o segundo V é a velocidade, que diz respeito à rapidez com que os dados são criados na internet. O último V tem relação com a variedade, uma vez que existem inúmeros tipos de dados disponíveis, como posts de redes sociais, textos de blog, emails, informações de formulários, etc.

Benefícios do Big Data para a sua empresa

Não importa o tamanho da sua empresa e nem o segmento em que ela atua, toda empresa pode conseguir grandes benefícios através do Big Data. Veja alguns exemplos do que o seu negócio pode conseguir com essa técnica:

O Big Data permite que você analise dados de qualquer fonte para encontrar informações que lhe permitam:

  • conhecer os hábitos e desejos do seu público-alvo;
  • encontrar os clientes certos, através de bancos de listas atualizadas de contato (mailing);
  • reduzir tempo com prospecção de clientes;
  • desenvolver produtos e ofertas com assertividade;
  • tomar decisões mais inteligentes no seu negócio;
  • conhecer a causa raiz de falhas operacionais;
  • gerar preços e ofertas com base em hábitos reais de compra dos clientes;
  • detectar comportamentos fraudulentos;
  • traçar estratégias assertivas de marketing digital com base em dados reais.

.

Fabio Santos

Se fosse só minha formação em Marketing e Comunicação em Mídias Digitais e meu cargo de Coordenador de Marketing na Leads2b até daria para tentar me vender como um profissional tradicional da área. Na verdade, vim de uma formação de Cinema, com sérios interesses em Educação e um sangue que corre música. Por isso, minha trajetória é sempre buscando resultado e criatividade.

Artigos Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *