Análise de mercado: aprenda como encontrar o sucesso

Análise de mercado: aprenda como encontrar o sucesso 2

Para abrir uma empresa, além do capital financeiro você precisará montar estratégias que a diferencie das demais presentes no mercado. Essa etapa normalmente é executada antes de abrir uma empresa ou de reformá-la. A análise de mercado não é um evento pontual.

Agora, qual o primeiro passo a ser tomado antes, durante e após a análise de mercado? Porque fazé-lo? Qual será o impacto para a empresa utilizando esse método? Se você quiser descobrir a resposta dessa e de outras questões, basta continuar lendo o artigo.

O que a análise de mercado influenciará em seu negócio?

Entrar no mundo dos negócios não é fácil para ninguém. Existe uma quantidade enorme de diversos serviços e produtos disponível no mercado. Dessa forma, conseguir ser diferente e atingir um público – que muitas vezes já tem uma empresa à qual é fiel – não é algo que ocorre do dia para a noite.

As melhores empresas não chegaram no topo de um dia para o outro. Tenha certeza que elas fizeram uma boa análise de mercado antes de embarcar no ramo. Por isso, realizar essa análise pode se tornar crucial no futuro e na manutenção da sua empresa: para saber se o seu produto ou serviço será bem recebido pelos potenciais clientes e não correr o risco de ter prejuízos.

Trazer algo que seja inovador poderá mexer com esse mercado, mas não necessariamente te manterá no topo de vendas. Não é difícil encontrar essas empresas fechando suas portas. Caso você resolva pesquisar, perceberá que a grande maioria não investiu em uma análise de mercado antes de iniciar o negócio.

Lembrando que não fazer sucesso no mercado não significa que o seu produto é ruim. Mas sim que ele não teve uma maior atenção sobre como, onde e em que circunstâncias seria lançado. Ou seja, conhecer os tópicos abordados durante a análise será o seu diferencial ao abrir um novo negócio ou querer dar um update no já existente.

A análise de mercado será responsável pela melhora na qualidade quantitativa (o seu tamanho no mercado e a sua demanda de clientela) e a qualitativa (perfil do consumo, estilo de vida, valores e público alvo). A partir dela você poderá montar o seu diferencial no mercado. Além de compreender melhor as técnicas usadas por outras empresas do ramo.

O que é uma análise de mercado?

Ela se resume no processo de obtenção de informações sobre o mercado que você irá atuar. Através dessas informações você saberá mais sobre o ramo que você quer atuar, seu público alvo, concorrentes e os produtos de fornecedores. Se tornando assim um fator determinante para o nascimento – com sucesso – de sua empresa.

Como funciona a análise?

Ela se torna um dos principais planos de negócios para aqueles que querem abrir uma empresa. Sem ela, você não conseguirá saber quais são as necessidades e interesses do mercado no momento da abertura de sua empresa.

O que o seu público alvo deseja e como a sua concorrente aborda esse produto ou serviço é outro destaque vindo através de uma análise de mercado. Além disso, ela é responsável por verificar quais são os fornecedores com as melhores avaliações e os produtos mais baratos. De forma que otimize seu tempo e te ofereça opções para que você saiba onde aplicar seu recurso monetário.

Visto toda a importância dessa análise, você certamente correrá riscos de mercado ao deixar essa técnica em segundo plano. Ou seja, utilizar a análise de mercado traz vantagens como o conhecimento aprofundado do seu ramo, o estudo sobre a concorrência e suas ofertas, os fornecedores que você ter uma boa relação e aqueles que deve fugir.

Como fazer a análise?

Existem duas principais maneiras de se fazer uma análise de mercado. A primeira é através de uma análise de gabinete e a outra é vinda da pesquisa de mercado. Esses tipos de pesquisa são essenciais, principalmente se você está pensando em entrar agora no mercado. Conhecer esse ramo é essencial para o sucesso da empresa.

Lembre-se de focar na busca de produtos ou serviços semelhantes aos seus no mercado e verificar onde estão suas falhas. Será aí seu maior trunfo ao adaptar o seu produto para esse mercado que está falho.

Análise de gabinete

Esse método se torna maior pela maneira onde são coletadas suas informações. Ele vai atrás de dados fornecidos por mídias como jornais, rádio e televisão.

Sua desvantagem é oferecer uma visão bem genérica sobre o público já que não se tem um filtro que selecione faixa etária, cidades e interesses pessoais. Mas, em compensação, esse modelo é o mais recomendado quando se trata de observar a movimentação de sua possível concorrente no mercado. Levantar como ela se comporta poderá te auxiliar a traçar estratégias para surgir no mercado com uma maior potência que a mesma.

Pesquisa de mercado

Aqui, o contato será realizado direto com o potencial cliente, filtrando cidade e direcionando para o seu público alvo. Normalmente, ela é realizada através de perguntas diretas, onde são abordadas as expectativas sobre o nível do serviço, sobre o negócio e o seu impacto no mercado.

Além disso ainda são adicionadas perguntas divididas em quantitativas e qualitativas. Para as primeiras, as mais recorrentes são sobre os produtos que o cliente está procurando e qual faixa de preço ele estaria disposto a pagar. Também poderão ser incluídas perguntas como gênero, classe social e área de atuação.

Já para as qualitativas devem ser incluídas as questões sobre hábitos de consumo e estilo de vida. Elas são as mais comuns de serem encontradas entre as empresas que fornecem esse tipo de serviço. Então, esse tipo de análise acaba sendo o mais recomendado quando se quer investigar como seria o seu relacionamento diretamente com o cliente.

Visto que é justamente ele que fará a movimentação do seu negócio, esse tipo de pesquisa é essencial ao pensar numa análise de mercado. Descobrir os seus desejos e expectativas te ajudará a realizar as adaptações necessárias para que seu produto ou serviço vá de encontro com o que o cliente está disposto a investir.

Outros métodos

Os coletores de dados oferecem softwares e aplicativos que já dispõe de estratégias para coletar essas informações.

Existem analisadores sociais. Eles são responsáveis por oferecer dados estatísticos do site e das redes sociais sobre o público alvo e tipos de conteúdos que mais os interessam. E as ferramentas financeiras, que te auxiliam na busca das projeções do mercado e quais são as suas probabilidades atualmente.

Análise de mercado: aprenda como encontrar o sucesso 3

O passo após a análise

Após toda a análise, é importante colocar em prática as adaptações necessárias descobertas através da coleta desses dados. Assim sendo, delimitar a área de atuação da empresa é um passo importante. Pode também garantir que o seu negócio seja descoberto com uma maior facilidade por seu público alvo.

Você pode estender essa análise de mercado para te auxiliar na descoberta de como aplicar as melhores técnicas de marketing. A divulgação de suas adaptações são essenciais quando o seu produto ou serviço já está no mercado. Seu público deverá saber que você está sempre estudando a melhor maneira de agradá-lo.

Manter o padrão dos outros produtos é um bom passo para garantir que seu público continue retornando à sua empresa. Preços e condições de pagamento, boa localização e atendimento também devem ser mantidos com um bom padrão. Lembrando daqueles produtos que são considerados fortes ofertados por seus concorrentes: verifique como poderá ser possível diminuir a distância dessa qualidade entre você e ele.

Para o valor, não fique preso apenas ao seu custo. Isto é, leve em conta sua localização, valores dos concorrentes e o trabalho realizado sobre o produto. Após ajustar a sua análise aos seus produtos e serviços, é hora de se dedicar aos seus fornecedores e a sua concorrência.

Focando um pouco mais em seus fornecedores, certifique-se que detém os melhores preços, negociações e prazo de entrega.

Ficar de olho na projeção é outro passo nessa análise de mercado. A fim de saber se a situação atual te ajudará a trazer uma estabilidade financeira. Além disso, te ajuda a saber qual o momento ideal para investir ou não em algo.

Acompanhar o seu crescimento financeiro também é um um grande aliado para fortalecer a empresa e garantir a sua expansão no mercado. Dessa maneira, o maior benefício para a empresa acaba sendo a possibilidade do trabalho integrado entre todos os setores para oferecer um melhor produto e serviço ao seu cliente.

Além disso, essa análise ainda possibilita uma melhor estruturação de sua equipe de marketing. Além disso pode-se definir algumas estratégias fundamentais para atingir o público alvo corretamente.

Conclusão

Ufa! Com tantas informações pode até ser confuso compreender como funciona o sistema. Mas, certamente, você já entendeu que a análise de mercado é essencial se você quer garantir um bom desempenho de sua empresa no mercado.

Para isso, existem diversas técnicas para conseguir o levantamento desses dados, conhecendo mais a fundo os potenciais clientes de sua marca, o cenário da economia, os concorrentes no ramo e os fornecedores existentes. Assim sendo, recomendo que essa análise seja feita no início do planejamento da construção de sua empresa ou durante sua reforma. Enfim, não esqueça de colocar em prática cada dado coletado, ajustando seus produtos ao seu público.

Espero ter te ajudado com esse artigo, agora basta seguir os passos recomendados e garantir o sucesso de sua empresa.


posts recentes
A dor do cliente é a base para estratégias de vendas mais eficientes. Aprenda como identificá-la com precisão.

A dor do cliente é a base para estratégias de vendas mais eficientes. Aprenda como identificá-la com precisão.

Descubra o que são hard skills em vendas, por que elas são importantes e como desenvolvê-las

Se você está pensando em atuar como vendedor, algumas hard skills em vendas são indispensáveis. Descubra agora o que são elas e como desenvolvê-las.

conheça e aprenda como desenvolver os 4 pilares da inteligência emocional

Descubra os 4 pilares da inteligência emocional e como desenvolvê-los para melhorar seu desempenho profissional e melhorar sua vida pessoal.

Aprenda o que é cold mail e como usá-lo para vender mais com nossos modelos, templates e dicas especiais

Descubra o que é cold mail, conheça sua estrutura e aprenda como escrever e-mails que vendem usando nossos modelos de template.

1 comentário em “Análise de mercado: aprenda como encontrar o sucesso”

  1. Pingback: Mudanças no mercado: Aprenda como estar um passo à frente - Leads2b

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *