fbpx

Liderança Transformacional: 4 passos para aplicar na área comercial

A liderança transformacional encoraja equipes a alcançar resultados cada vez mais desafiadores. Aprenda como aplicá-la passo a passo na sua equipe comercial.

Liderança transformacional é um estilo de gestão onde os líderes incentivam, inspiram e motivam as equipes a inovar e criar mudanças que ajudarão a crescer e moldar o sucesso futuro da empresa. 

Isso é realizado através de um forte senso de cultura corporativa, senso de pertencimento e incetivo da proatividade.

Em vendas, os líderes transformacionais inspiram e motivam suas equipes sem microgerenciamento – eles confiam em profissionais capacitados para assumir a autoridade sobre as decisões que tomam em suas funções.

É um estilo de gestão projetado para dar aos vendedores mais espaço para serem criativos, olhar para o futuro e encontrar novas soluções para velhos problemas. 

O que faz total sentido, já que criatividade e inovação podem determinar o sucesso nas vendas.

O que é liderança transformacional

Como o nome indica, a liderança transformacional é uma maneira inovadora de pensar sobre liderança e gerenciamento de equipes. 

O termo foi cunhado pela primeira vez por James Downton no início dos anos 1970 e o trabalho foi expandido várias vezes.

Em 1978, o especialista em liderança James McGregor Burns disseminou o conceito de liderança transformacional em seu livro, “Leadership“.

Ele definiu a liderança transformacional como um processo em que “líderes e seus seguidores elevam uns aos outros a níveis mais elevados de moralidade e motivação”.

Os dois especialistas buscavam explorar um modelo de gestão capaz de encorajar os líderes a conduzir suas equipes a resultados cada vez mais desafiadores. 

Alguns dos benefícios de adotar a liderança transformacional
Alguns dos benefícios de adotar a liderança transformacional

Elementos da liderança transformacional 

A liderança transformacional é estruturada em 4 elementos básicos, que detalhamos a seguir:

Elemento 1: influência idealizada

A influência idealizada é expressa através da disposição de um líder em assumir riscos e seguir um conjunto básico de valores, convicções e princípios éticos nas ações que executa. 

É através desse conceito da liderança transformacional que o líder constrói a confiança de sua equipe, que por sua vez, desenvolve a confiança no líder.

Elemento 2: estímulo intelectual

Este elemento da liderança transformacional se relaciona com a criação de um ambiente aberto e diversificado.

Isto para que os vendedores tenham chance de propor ideias diferentes e inovadoras que um dia possam representar uma nova melhor prática ou fluxo de receita. 

Um mal-entendido comum é que a liderança transformacional representa um gerenciamento “suave”.

Porém, a verdade é que ela desafia constantemente as equipes a alcançar níveis mais elevados de desempenho.

Elemento 3: motivação inspiradora

A motivação inspiradora é o elemento da liderança transformacional que impulsiona o verdadeiro moral e a responsabilidade em suas equipes.

Mas não a responsabilidade baseada no medo (ou seja, receio de arruinar um projeto ou prejudicar o alcance de uma meta). 

É baseada em uma abordagem personalizada, onde o líder sabe o que motiva cada pessoa da equipe e, a partir disso, vai fundo e trabalha diretamente com cada vendedor para motivar tanto os objetivos individuais quanto os do grupo.

Elemento 4: consideração individualizada 

Este elemento da liderança transformacional representa a preocupação genuína com as necessidades e sentimentos dos membros da equipe. 

É personificada pela atenção pessoal a cada vendedor – um elemento-chave para estimulá-lo a oferecer os melhores esforços e desenvolver o potencial de proatividade de cada um.

Os 4 elementos da liderança transformacional: consideração individualizada, motivação inspiradora, influência idealizada e estímulo intelectual
Os 4 elementos da liderança transformacional: consideração individualizada, motivação inspiradora, influência idealizada e estímulo intelectual

Liderança transacional x liderança transformacional

A liderança transacional é baseada principalmente em processos e controle, exigindo uma estrutura de gestão rígida. 

Por outro lado, a liderança transformacional se concentra em inspirar as equipes a segui-la e exige um alto grau de coordenação, comunicação e cooperação.

Ou seja, a liderança transacional analisa como fazer as coisas e a liderança transformacional analisa como motivar as equipes a fazerem as coisas.

Principais diferenças entre liderança transacional e liderança transformacional
Principais diferenças entre liderança transacional e liderança transformacional

A liderança transacional e a transformacional não precisam ser excludentes: elas podem ser complementares.

Na verdade, os dois estilos de liderança podem ser necessários na mesma empresa para contrabalançar uma a outra, ajudando a atingir as metas de crescimento e desenvolvimento. 

Afinal, enquanto os líderes transacionais garantem que a equipe esteja funcionando sem problemas e produzindo resultados hoje, os líderes transformacionais estimulam a inovação e olham para o amanhã. 

Em ambos casos, a educação e o treinamento são ferramentas eficazes para aprimorar as habilidades como líder comercial.

Competências para implementar a liderança transformacional

De acordo com a obra, “Leadership and Performance Beyond Expectations” – de Bernard M. Bass – o líder transformacional:

  • É um modelo de integridade e justiça
  • Define objetivos claros
  • Tem grandes expectativas
  • Encoraja outros
  • Oferece suporte e reconhecimento
  • Se preocupa com as emoções das pessoas
  • Faz com que os membros da equipe vejam além de seus próprios interesses
  • Inspira as pessoas a buscarem o improvável.

4 Passos para aplicar a liderança transformacional na área comercial

Separamos um passo a passo a seguir para que você aplique a liderança transformacional na sua equipe de vendas e consiga obter o máximo potencial deste modelo de gestão:

Etapa 1: crie uma visão inspiradora

As pessoas precisam de um motivo convincente para seguir sua liderança, e é por isso que você precisa criar e comunicar uma visão inspiradora do futuro.

Sua visão define o propósito de sua equipe – o motivo que leva todos vocês se levantam de manhã para fazer o que fazem. 

Você desenvolve isso parcialmente ao compreender os valores das pessoas que você lidera, em parte por entender as capacidades e recursos da sua empresa e, em parte, por ter a visão do seu ambiente, mostrando o melhor caminho a seguir.

Para desenvolver uma visão para sua equipe, comece com a missão e a visão da empresa e explore as maneiras pelas quais sua equipe pode contribuir diretamente para isso.

Etapa 2: motive a equipe a aderir e concretizar a visão

Agora, com sua declaração de missão pronta, você precisa apelar para os valores da sua equipe, mostrando para onde vai levá-la e por quê.

Para isso, sempre mantenha a visão “viva” na mente de cada membro da sua equipe.

Vincule-a aos objetivos e tarefas dos vendedores para dar contexto e ajude-os a ver como podem contribuir para isso.

A liderança transformacional parte do princípio que nada de significativo acontece a menos que a equipe esteja motivada. 

Portanto, certifique-se de conhecer as várias formas de motivação e usá-las para inspirar sua equipe a dar o melhor de si.

Etapa 3: gerencie a entrega da visão

Uma visão não serve para nada se não se tornar realidade. 

Ainda assim, muitos líderes cometem o erro de desenvolver uma visão, mas não se comprometer a realizá-la.

Para gerenciar a entrega da visão na liderança transformacional, você precisa combinar o gerenciamento rigoroso com a gestão de mudança. 

Isso vai ajudar você a realizar as mudanças que precisa com o total apoio da sua equipe. 

Para tanto, comunique as funções e responsabilidades de cada membro com clareza e conecte-as aos objetivos. 

Lembre-se que todos devem saber exatamente pelo que são responsáveis ​​e como seu desempenho será medido. 

Em seguida, esclareça as metas para todos, incluindo os objetivos de curto prazo que vão ajudar a equipe a alcançar vitórias rápidas e permanecer motivadas. 

Use também o gerenciamento por objetivos para vincular conquistas de curto prazo a seus objetivos de longo prazo.

Você pode precisar desenvolver sua autodisciplina e resiliência, para dar “o bom exemplo” – especialmente se a equipe for afetada por atrasos ou dificuldades.

Além disso, mantenha-se sempre acessível.

Esta é uma boa prática para líderes transformacionais, porque os ajuda a se manterem conectados com as atividades diárias e permite que respondam às perguntas conforme surgem.

Lembre-se também que uma comunicação clara é essencial para a liderança transformacional.

Por isso, reserve um tempo para garantir uma comunicação aberta e estimule feedbacks unilaterais, claros e regulares.

Etapa 4: construir relacionamentos cada vez mais fortes e baseados em confiança 

Na liderança transformacional, você precisa focar sua atenção na equipe e trabalhar duro para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

Por isso, busque conhecer individualmente cada membro da sua equipe para entender suas necessidades de desenvolvimento e ajudá-los a atingir seus objetivos. 

O que eles desejam alcançar em sua função? Onde eles se veem daqui a cinco anos? Como você pode ajudá-los a alcançar esse objetivo?

Nesse sentido, a melhor forma de construir confiança é sendo aberto e honesto em suas interações. 

Por fim, reserve um tempo para treinar sua equipe.

Ao capacitá-los a encontrar suas próprias soluções, você não apenas cria uma equipe qualificada, mas também fortalece a autoconfiança dela e faz com que confie em você.

Exemplos de líderes transformacionais

A Harvard Business Review recrutou juízes especialistas que analisaram as empresas pelas lentes de sua própria experiência e avaliaram quais líderes trouxeram transformações mais duráveis e de maior impacto em seus setores.

Confira alguns nomes que foram selecionados:

Liderança Transformacional: 4 passos para aplicar na área comercial 1

Jeff Bezos – Amazon: a Harvard Business Review atribui o status de “insider, outsider” de Bezos como parte do que o torna um grande líder transformacional. 

Como alguém que saiu do mundo das finanças, ele trouxe uma nova perspectiva para o comércio eletrônico graças a seus anos de experiência em um setor diferente.

Liderança Transformacional: 4 passos para aplicar na área comercial 2

Reed Hastings – Netflix: Hastings empatou em primeiro lugar ao lado de Bezos, e por razões semelhantes. 

Vindo da indústria de software, ele não estava enraizado em processos e procedimentos pré-estabelecidos na indústria da televisão – trazendo uma visão diferente ao segmento. 

Liderança Transformacional: 4 passos para aplicar na área comercial 3

Steve Jobs e Tim Cook – Apple: a HBR aponta a Apple como um exemplo de “transformação dupla”. 

Afinal, Jobs inovou em produtos originais da Apple ao mesmo tempo em que construía um ecossistema de software, enquanto Cook ampliou a visão de Jobs, mantendo o foco em inovação, software e fidelidade à marca.

Liderança Transformacional: 4 passos para aplicar na área comercial 4

Satya Nadella – Microsoft: Nadella começou na Microsoft em 1992 e subiu na hierarquia corporativa, eventualmente comandando os esforços de computação em nuvem da empresa, o que lhe rendeu a posição executiva.

Conclusão

Você, como gerente de vendas, deve se manter em constante crescimento, estar alinhado às inovações e ser um modelo positivo para suas equipes comerciais. 

Para isso, aposte na liderança transformacional. 

Trabalhe para entender o contexto e estimular a cultura de vendas em sua equipe, usando como base os princípios da liderança transformacional. 

Observe sua equipe de vendas reagir e evoluir com maior motivação e esforço. 

Não tenha dúvidas: tudo isso levará a um maior desempenho e satisfação no que fazem – afinal, a liderança transformacional reforça sua motivação. 

Sucesso!

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
Posts recentes
Leads qualificados Como identificá-los e transformá-los em vendas

Descubra como definir critérios para identificar leads qualificados, técnicas para nutri-los com conteúdo relevante e transformá-los em clientes fiéis.

Criando lista de empresas para iniciar sua prospecção

Veja como criar uma lista de empresas e dar dicas para iniciar sua prospecção.

Saiba como vender para o cliente B2B atual usando o SNAP Selling

Não está conseguindo bons fechamentos em suas vendas B2B? Conheça o SNAP Selling: a técnica ideal para lidar com os clientes modernos.

capa-crm-para-gestão-comercial

Neste blogpost, falamos sobre como um CRM de vendas pode ajudar na gestão comercial da sua empresa. Mostramos como um CRM pode ser uma ferramenta eficiente para centralizar informações, acompanhar atividades em tempo real, gerenciar a equipe de vendas e obter relatórios e análises sobre as vendas da empresa. Além disso, mencionamos o CRM de vendas da Leads2b como uma opção completa e eficiente para empresas que desejam melhorar sua gestão comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Crie sua conta grátis e conheça mais sobre as funcionalidades da Leads2b.

plataforma all-in-one

Inteligência em vendas de ponta a ponta

Nossa tecnologia proporciona tudo num lugar só: prospecção, gestão comercial, automação, CRM e pós-vendas. Isso sim é inteligência comercial.

Leads2b - a inteligência comercial que você precisa para impulsionar a produtividade do seu time de vendas