Pesquisar

Como criar um script de vendas com IA? Confira 11 modelos

Como criar um script de vendas eficaz com Inteligência Artificial

Ao longo dos anos, o mercado de vendas tem passado por mudanças significativas, impulsionadas principalmente pelo avanço da tecnologia e da inteligência artificial — como o ChatGPT. Essas transformações abriram novas oportunidades para empresas de todos os tamanhos, permitindo que elas se destaquem em um ambiente competitivo. E, uma das estratégias chave para vender mais é criar um script de vendas com IA eficaz que gere argumentos capazes de cativar e converter leads em clientes.

Aliás, sabia que, segundo dados divulgados pela Learn.G21 74% dos vendedores afirmam que a IA permite que eles se concentrem nas partes mais críticas do seu trabalho, 65% dizem que ela os ajuda a conquistar clientes com mais facilidade e 69% acham que a inteligência artificial torna o atendimento ao cliente mais pessoal.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar 11 modelos imbatíveis para você criar script de vendas com IA, combinando as técnicas consolidadas de vendas com a inteligência artificial.

Como criar um script de vendas com IA? Confira 11 modelos 1

Modelos para criar script de vendas com IA

Os modelos para criar script de vendas com IA são ferramentas poderosas para orientar e aumentar as conversões dos vendedores no topo do funil. Eles fornecem um roteiro estruturado que ajuda os vendedores a transmitir as informações corretas no momento certo, aumentando assim suas chances de sucesso. Existem várias abordagens que você pode utilizar na criação de modelos de script/prompt de vendas, confira a seguir:

1. Jornada do Herói: a trajetória do seu cliente rumo ao sucesso

Vamos refletir: Star Wars e O Senhor dos Anéis se parecem em alguma coisa? “Não”, você pode estar pensando, “são universos totalmente diferentes”. Bem, o que eles têm em comum é justamente o que os levou a serem obras tão bem-sucedidas: sua estrutura. As histórias de ambos foram escritas seguindo o mesmo esquema, podemos dizer: a jornada do herói — um arquétipo narrativo universal que retrata a saga de um personagem comum que enfrenta desafios e supera obstáculos até se tornar um herói. 

Assim como fez com as obras de George Lucas e J. R. R.Tolkien, essa estrutura poderosa também pode ser usada para criar scripts de vendas que conectem com seus leads em um nível emocional profundo. 

Veja abaixo um prompt que você pode usar na criação de um script de vendas com IA usando essa tática:

“Crie um script de vendas de [produto/serviço] seguindo a Jornada do Herói. Comece apresentando o ponto problemático comum do público como o ‘apelo à aventura’ e, em seguida, posicione [produto/serviço] como o ‘mentor’ que lhes fornece a solução. Ilustre como a utilização do produto/serviço os levará a ‘superar desafios’ e a alcançar uma ‘resolução gratificante’, resolvendo eficazmente o seu problema”.

2. FOMO: desperte o medo de perder e converta leads em clientes 

O FOMO, ou “Fear of Missing Out” em inglês, é uma estratégia poderosa que explora o medo do lead de perder uma oportunidade única ou valiosa. Ao criar uma sensação de urgência e exclusividade, você pode impulsionar as conversões e aumentar suas vendas.

Se você quer usar o FOMO nos seus scripts de vendas:

  • Destaque ofertas por tempo limitado: crie um senso de urgência informando ao lead que a oferta tem prazo para expirar.
  • Mencione a quantidade limitada de produtos ou serviços: mostre que a oportunidade é única e que os estoques são limitados.
  • Enfatize os benefícios de agir agora: explique como o lead pode se beneficiar ao adquirir o produto ou serviço o mais rápido possível.
  • Utilize gatilhos sociais: apresente depoimentos de clientes satisfeitos e mostre o número de pessoas que já aproveitaram a oferta.
  • Crie um senso de exclusividade: ofereça bônus ou benefícios exclusivos para quem agir rápido.

A seguir, sugerimos um template que você pode usar na criação de um script de vendas com IA usando o FOMO:

“Aproveite os princípios da psicologia comportamental para criar uma chamada para ação (CTA) para [produto/serviço] que explore o medo de perder (FOMO) dos usuários. Crie um senso de urgência e exclusividade em torno da oferta, motivando uma ação imediata e mantendo um tom entusiasmado, mas não autoritário”

3. Storytelling: encante leads com histórias que vendem 

O storytelling é a arte de contar histórias que cativam a atenção, despertam emoções e inspiram ações. Ao usá-lo em seus scripts de vendas, você cria uma conexão emocional com seus leads, tornando seu produto ou serviço mais memorável e desejável.

Confira abaixo os elementos essenciais do storytelling nas vendas:

  • O protagonista: posicione o lead como o herói da história e mostre como seu produto ou serviço o ajudará a alcançar seus objetivos
  • O conflito: apresente o problema ou desafio que o lead enfrenta e como ele impacta sua vida
  • A jornada: descreva a jornada de transformação que o lead pode vivenciar com seu produto ou serviço
  • O clímax: mostre o momento de triunfo do lead ao alcançar seus objetivos com a ajuda da sua solução.

Quer criar um script de vendas com IA usando a técnica do storytelling? É só usar o prompt abaixo:

Saiba como usar o storytelling em suas vendas
Saiba como usar o storytelling em suas vendas

Do ponto de vista psicológico, identifique gatilhos emocionais que podem tornar a proposta de valor do [produto/serviço] mais persuasiva. Crie uma narrativa que desperte emoções como confiança, segurança, aspiração ou pertencimento, para criar uma conexão mais profunda com o público. Use técnicas do storytelling para evocar essas emoções e vinculá-las aos benefícios do produto/serviço.”

4. AIDA: desperte atenção, interesse, desejo e leve à ação

Acrônimo para atenção, interesse, desejo e ação, esta técnica é amplamente conhecida e aplicada no mundo das vendas. Para criar um script de vendas eficaz usando-a, comece com uma estrutura assim:

  • Atração: capte a atenção do cliente com uma introdução cativante
  • Interesse: desperte o interesse dele destacando os benefícios exclusivos do seu produto/serviço 
  • Desejo: gere o desejo mostrando como seu produto/serviço pode resolver as dores do seu cliente
  • Ação: inclua uma chamada para ação (CTA) clara e persuasiva.

Os 4 estágios do modelo AIDA
Os 4 estágios do modelo AIDA

Veja a seguir um exemplo que você pode usar na hora de criar um script de vendas para IA baseado na técnica AIDA e gerar ótimos resultados:

“Você vai atuar como vendedor hoje e tentará me vender um produto. Você estará vendendo [O SEU PRODUTO/SERVIÇO]

Quero que você execute essas tarefas uma a uma, deixando-me responder a cada ponto primeiro:

– Faça perguntas para entender melhor o seu cliente

– Tenha uma introdução abrangente do seu produto

– Diga-me as especificações do produto que não foram discutidas em sua introdução

– Por que eu deveria comprá-lo ou por que eu precisaria dele

– Busque me persuadir a comprar o seu produto com perguntas ou declarações de acompanhamento – utilize a técnica AIDA como estrutura para a sua negociação

– Continue tentando me vender seu produto até que eu diga “Sim, vou comprar seu produto”.

Com esse prompt, você terá gerado diversas perguntas relevantes e, com isso, vai conseguir extrair vários insights para o seu script de vendas.

7 templates para criar scripts de vendas usando IA

Já vimos alguns templates para criar script de vendas com IA, incorporando algumas das técnicas mais famosas e consolidadas do mercado. Abaixo, sugerimos mais 7 prompts que você pode usar para construir seus discursos com a ajuda da inteligência artificial:

  • Estou lançando uma proposta para um cliente em potencial que valoriza [valores/necessidades]. Você pode me ajudar a personalizar meu argumento de venda para [produto/serviço]? 
  • Para um [público], crie um discurso de vendas para [produto/serviço] usando metáforas ou analogias que tornem seu funcionamento intrincado identificável. Concentre-se em dividir recursos complexos em conceitos compreensíveis que ressoem com as experiências cotidianas do público. Certifique-se de que as analogias sejam relevantes, envolventes e destaquem os aspectos exclusivos do produto/serviço
  • Crie um script de prospecção de vendas para [nome], que demonstrou interesse em nosso produto. Comece reconhecendo sua interação ou interesse anterior em nosso produto. Destaque os principais benefícios e recursos do produto que se alinham às suas necessidades e preferências. Expresse entusiasmo pela oportunidade de atender às suas necessidades e responda a quaisquer perguntas que possam ter.
  • Crie um script onde o [produto/serviço] ressoe profundamente com [público específico] que valoriza [citar valor, exemplo: sustentabilidade] e [citar mais um valor: como inovação]. Concentre-se em como o produto/serviço se alinha a esses valores, usando exemplos e narrativas para demonstrar sua relevância e benefícios nessas áreas. Destaque quaisquer práticas sustentáveis ​​ou recursos inovadores que diferenciem sua oferta.
  • Crie um pitch estruturado sobre [solução] de forma a garantir que os pontos de maior impacto sejam enfatizados no final, criando uma memória duradoura. Inclua uma história convincente ou um fato surpreendente que corresponda às necessidades e aspirações do público
  • Considerando a inércia enfrentada pelos clientes no [setor], desenvolva estratégias para uma CTA que incentive uma ação imediata sem parecer agressivo. Concentre-se na criação de uma narrativa convincente que destaque os benefícios imediatos e a facilidade de dar o próximo passo, ao mesmo tempo que aborda possíveis hesitações ou barreiras que o cliente possa ter
  • Escreva um script convincente para [nome do cliente] mostrando como nosso [produto/serviço] pode resolver suas necessidades específicas. Comece com uma introdução personalizada e compreensão dos desafios do cliente. Destaque os principais recursos e benefícios de nossa solução que abordam diretamente seus pontos fracos. Forneça estudos de caso que demonstrem resultados bem-sucedidos para clientes semelhantes. Finalize de forma persuasiva, incentivando o cliente a agir e se envolver com nossa oferta.

Dicas para criar scripts de vendas com IA

A inteligência artificial realmente é uma poderosa aliada quando se trata de criar scripts de vendas persuasivos. Mas, para isso, é preciso seguir algumas boas práticas. Confira algumas delas:

  • Combine técnicas tradicionais de vendas com a IA: utilize a IA para aprimorar os scripts, mas mantenha a essência das técnicas de vendas que já comprovam sua eficácia.
  • Personalize os scripts para cada cliente: use a IA para coletar dados sobre o cliente e adaptar o script de acordo com suas necessidades e interesses.
  • Utilize linguagem natural e coloquial: evite linguagem formal e técnica em excesso. Aposte em uma linguagem natural e coloquial que conecte com o cliente de forma autêntica.
  • Teste e refine os scripts: teste os scripts com diferentes clientes e refine-os com base no feedback recebido.

Use a Leads2b para aprimorar seu script de vendas

Criar script de vendas eficazes é a chave para o sucesso de qualquer negócio e, com a combinação de técnicas tradicionais de vendas e a utilização da inteligência artificial —  como a Leads2b — você pode aprimorar suas abordagens de vendas, personalizar suas interações e maximizar suas conversões.

A plataforma da Leads2b oferece um plano com inteligência artificial que analisa cada interação registrada com o lead, identificando o estágio de compra em que se encontra, permitindo que seus vendedores usem essa informação para criar os seus scripts e alavancar seus resultados!

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa: pegue tudo o que você aprendeu e crie sua conta na Leads2b para introduzir a IA em sua rotina e ver na prática como ela vai revolucionar sua operação comercial!

Fontes citadas: 1https://learn.g2.com/ai-in-sales-statistics 

Picture of Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe e sagitariana, trazendo inovação e engajamento através de palavras. Combino minha paixão por leitura (mais de 150 livros ao ano) com uma abordagem criativa e analítica em escrita!

Veja todos os artigos da Jéssica  
Posts recentes
Aprenda tudo sobre o planejamento estratégico

Aprenda o que é, para que serve, a importância, os tipos e como fazer o planejamento estratégico, além de 9 dicas e 6 ferramentas.

Saiba como impulsionar sua prospecção B2B

Saiba como impulsionar sua prospecção B2B e entenda como a tecnologia pode ajudar a trazer mais eficiência para este processo

Descubra a importância do omnichannel e como se tornar uma empresa omnicanal

O omnicanal integra os canais de vendas, garantindo uma experiência consistente ao cliente. Descubra como se tornar omnichannel.

Aprenda como estar um passo a frente usando o mapeamento de mercado usando Leads2b para isso

Saiba o que é mapeamento de mercado, como criá-lo e usá-lo para se destacar da concorrência (e como a Leads2b te ajuda nesse processo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Inicie agora seu teste gratuito de 7 dias na plataforma Leads2b

plataforma go-to-market

Mais que um CRM ou uma ferramenta de Marketing.

Plataforma Go-to-Market (GTM) para empresas desenvolverem inteligência e eficiência para vender mais e melhor.