Como a Colson utilizou a estratégia de prospecção nichada para aumentar em 50% a taxa de abertura de e-mail

A HISTÓRIA

A COLSON GROUP

A Colson Group possui mais de 130 anos de inovação em mobilidade e mais de 1600 colaboradores. A empresa é líder global no segmento de rodas e rodízios. 

 

Sempre visando o alto desempenho com a utilização da melhor tecnologia para os seus clientes, o Grupo conta com a utilização de modelagens sólidas 3D, análise de elemento finito e análise de fluxo de moldes. 

 

Além disso, sua experiência se estende por todos os mercados da indústria de rodízios, incluindo móveis para serviços leves, medicina, eletrônica, serviços de alimentação, manuseio de materiais, automotivo e aplicações aeroespaciais. 

Atualmente, a Colson, possui 25 instalações entre o Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Malásia, Vietnã, China, França, Bélgica, Alemanha, Polônia, Holanda e Inglaterra.

o objetivo

Expandir seu market share

A marca busca se tornar líder no mercado nacional no seu segmento. Por isso, buscava novas soluções com o objetivo de tornar seu setor de aquisição mais proativo na conquista de novos negócios.

o desafio

Renovar sua aquisição

O grupo buscava novas frentes para sua aquisição, com uma abordagem mais digital, ágil e eficiente.

Com o objetivo de se tornar líder nacional no segmento de rodas e rodízios, a Colson pretende alcançar 30% a 35% de market share no Brasil até 2023. 

Porém, a Colson do Brasil trabalhava somente com o modelo de representação comercial, que, apesar de atingir bons resultados comerciais, não seria suficiente para alcançar os objetivos da empresa. 

Nesse contexto, seria necessária a modernização de toda operação comercial do Grupo no Brasil. 

Essa modernização levou a empresa a desenvolver um modelo comercial utilizando o funil em Y, ou seja, mesclando estratégias de prospecção ativa com o inbound marketing.

a solução

Uso das estratégias de outbound e inbound

Com a intenção de realizar uma estratégia comercial mesclando outbound e inbound, a Leads2b foi uma das soluções escolhidas pelo grupo para conquistar seus objetivos. 

Isso porque a Leads2b traz autonomia para operações comerciais mesclarem essas duas estratégias com simplicidade e eficiência. 

Após alinhamento estratégico inicial com nosso time de implementação, descobriu-se que uma das dores da Colson Brasil era possuir uma grande base de clientes inativos, ou seja, clientes que pararam de comprar com a empresa. 

Pensando em reaquecer o relacionamento com quem já realizou uma compra com o Grupo, foi criado um fluxo de contato com quatro e-mails, utilizando as variáveis de personalização. 

Logo após o início do trabalho com a Leads2b, houve um agravamento da situação no país decorrente da pandemia do coronavírus.

Pensando nas melhores estratégias para a empresa nesse momento, identificou-se que o setor hospitalar sofreu uma alta demanda repentina. O que, consequentemente, também aumentou a necessidade dos produtos que a Colson oferece.

Buscando atender a essa demanda, a empresa utilizou o Consulta CNPJ Pro para obter contatos hospitalares e, com eles em mãos, foi realizado um trabalho de enriquecimento, trazendo maior assertividade para os contatos comerciais. 

Por fim, a equipe comercial da Colson, com o auxílio do gerente de contas da Leads2b, construiu um fluxo de e-mail com cinco contatos, utilizando variáveis personalizadas e muito contexto das necessidades atuais dos possíveis clientes. 

Resultados

Os resultados gerados pela utilização da estratégia do Grupo com a Leads2b são surpreendentes. 

Com a plataforma, foi possível modernizar o processo comercial da empresa, realizar tomadas de decisão com dados para nortear as ações e demonstrar que existem muitas formas de aumentar a receita, além das tradicionais. 

A Leads2b se revelou, ainda, uma solução essencial para provar que vendas podem ser realizadas de forma remota, especialmente com o “novo normal” forçado pela pandemia. 

Ao analisarmos os resultados gerados pela Colson na Leads2b, vemos que o fluxo criado para clientes inativos obteve um ótimo resultado. Sendo que, de 3090 contatos realizados, 530 inativos responderam os e-mails do fluxo – uma taxa de conversão de 17%.  

Por fim, a estratégia de prospecção nichada ao setor hospitalar rendeu e-mails de contato com mais de 50% de abertura e 38% de respostas. O que reforça os resultados positivos da parceria entre Colson e Leads2b.

0 %
Conversão
0 %
Taxa de respostas
0 %
Taxa de abertura

Produtos usados

Lista de prospects

Obtenha uma lista de contatos segundo seu nicho e região

CRM

Gerencie o relacionamento com clientes e prospects de forma intuitiva e prática

Templates de e-mails

Construa templates de e-mails personalizados para cada segmentação da sua lista

Fluxos de prospecção

Elabore fluxos de contato cadenciados com seus prospects