fbpx

O que é transformação digital?

Descubra tudo sobre a transformação digital nas empresas

A transformação digital é a integração da tecnologia em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como ele opera e entrega valor aos clientes. Sua implementação exige uma mudança cultural em todos os departamentos das empresas.

Diferente do que se pode acreditar, a transformação digital é parte do presente, não do futuro – e muitas empresas já sabem disso.

Deve ser por isso que 70% das empresas têm uma estratégia de transformação digital implementada ou estão trabalhando em uma.

A transformação digital é como o Thanos, inevitável. Portanto, preparar-se para ela é fundamental.

O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para criar (ou modificar) os processos de negócios, cultura e experiências do cliente para atender aos requisitos de mercado e negócios em constante mudança.

Ela vai além de aspectos tradicionais como vendas, marketing e atendimento ao cliente: a transformação digital começa e termina com a forma como você pensa sobre os clientes e se envolve com eles. 

Conforme mudamos do papel para planilhas e aplicativos inteligentes para gerenciar nossos negócios, temos a chance de reimaginar nossas transações e a forma como envolvemos os clientes – tendo a tecnologia digital do nosso lado.

A Leads2b pode ajudar na transformação digital em suas vendas

Como a transformação digital impactou o mercado

Sem a tecnologia, as empresas precisavam aprender o caminho para o sucesso através de tentativa e erro, geralmente baseada na experiência de diretores e gerentes.

Além disso, para aprender sobre o mercado e seus clientes, o único recurso eram pesquisas – geralmente manuais e com informações que nem sempre podiam ser validadas.

Na outra ponta, os consumidores só tinham as informações que as próprias empresas passavam sobre seus produtos e serviços.

Ou seja, dependiam quase que totalmente do que os vendedores diziam para tomar suas decisões de compra.

Mas, com a tecnologia, as empresas podem contar com inúmeros dados para basear sua tomada de decisão.

Além de conseguir prever cenários futuros e ajustar suas estratégias de acordo, as empresas também podem conhecer melhor seu público através de pesquisas baseadas em informações sólidas.

Os consumidores também ganharam maior poder com a acessibilidade às informações: agora podem pesquisar sobre os produtos, comparar marcas e preços e até conferir avaliações.

Tudo isso online.

É por isso que a transformação é orientada à experiência do consumidor.

Afinal, as empresas estão buscando as melhores formas de impactar seu público, enquanto os consumidores procuram informações claras e atendimento consultivo para fazer compras inteligentes.

Timeline da transformação digital
Timeline da transformação digital

Mudanças necessárias para implementar a transformação digital

Como vimos, a transformação digital é um processo que abrange toda a empresa, não só vendas e marketing.

A seguir, vamos ver cada aspecto a ser abordado para implementar a transformação digital nas empresas:

Cultura digital

No processo de implementação, a principal etapa é olhar para o negócio em particular e avaliar quais tecnologias vão apoiar essa mudança.

Feito isso, é preciso criar uma cultura digital – onde cada membro da empresa entenda e apoie a transformação, entendendo que esta já não é uma inovação, mas um requisito para sobrevivência no mercado.

Seja através de iniciativas internas ou trazendo palestrantes, consultores e aplicando treinamentos, é fundamental fazer com que toda a equipe esteja alinhada a esta cultura.

Gestão

A transformação digital envolve acompanhar as tendências da tecnologia – que estão sempre mudando e evoluindo.

Isso significa que sua empresa deve ter profissionais bem preparados para se adaptar a esta nova realidade e que as equipes precisam de um modelo de gestão mais flexível.

É aí que entra a metodologia ágil: um gerenciamento baseado em dados sólidos e em tempo real, que orientam os processos das equipes.

Com base nos dados, a metodologia ágil determina quais mudanças, ajustes e melhorias podem ser feitos para se manter à altura das exigências do mercado.

A metodologia ágil supera a tradicional em todos os aspectos na transformação digital
A metodologia ágil supera a tradicional em todos os aspectos na transformação digital

Modelos de negócios

Implementar a transformação digital significa mudar radicalmente o modelo de negócios. Afinal, com ela:

  • Sua empresa tem o alcance ampliado a novos públicos
  • Seus produtos e serviços contam com recursos digitais que impulsionarão sua utilidade
  • Sua presença digital será dominante
  • A integração entre produtos e serviços complementares tornarão as parcerias através de canais de vendas ainda mais relevantes.
Para algumas empresas, as parcerias viabilizam a transformação digital. Conheça o programa de parceiros da Leads2b

Relacionamento com clientes

A transformação digital é diretamente ligada aos clientes – e isso impacta a forma como sua empresa se relaciona com eles.

Mais do que nunca, os clientes querem respostas imediatas a suas solicitações, sejam dúvidas, reclamações ou sugestões.

Por isso, é preciso ter uma variedade de pontos de contato que favoreçam a comunicação com os clientes, seja através de chats em blogs e sites, bots em redes sociais e autoatendimento no canais de suporte.

Processo operacional

Os processos operacionais são os mais beneficiados com a transformação digital – que coloca a tecnologia para trabalhar, otimizando tarefas e processos.

Mais do que isso: traz dados que orientam tomadas de decisão e permitem previsões assertivas – que levam à criação de planos de ação bem-sucedidos.

Alguns efeitos da transformação digital nos processos operacionais são:

Como a transformação digital contribui para os processos operacionais
Como a transformação digital contribui para os processos operacionais

Comunicação ágil: através de sistemas de comunicação instantâneos

Setores integrados: graças à ferramentas que interligam departamentos

Transparência: estabelecida pelas diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que devem ser aplicadas no armazenamento, coleta e tratamento de dados internos e externos

Tomadas de decisão baseadas em dados: as decisões podem ser tomadas a partir dos insights trazidos pelos recursos tecnológicos (big data, business intelligence, machine learning, etc)

Informações acessíveis: através do compartilhamento em nuvem, que pode ser realizado a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet

Ampliação das fronteiras: com um processo informatizado, seu negócio não precisa ficar preso às quatro paredes do escritório, em uma região fixa. Seus clientes e colaboradores podem estar em qualquer lugar do mundo, contanto que estejam conectados à web

Acompanhamento do desempenho em tempo real: a performance de suas equipes e das suas estratégias podem ser acompanhados minuto a minuto, permitindo ajustes conforme necessário. Ser pego de surpresa, só em casos extremos.

Domínios da transformação digital

David L. Rogers (2017) estabeleceu que a transformação digital possui 5 domínios: clientes, concorrência, dados, inovação e valor.

Todos eles têm seus princípios básicos e estratégias adaptados para operar o mercado atual.

Cliente

Antigamente meros espectadores das marcas (e das informações que elas transmitiam), os clientes atuais detém as informações e definem as regras do jogo.

Agora, mais informados do que nunca, os clientes interagem com as marcas ativamente e deixam suas impressões.

Eles podem não apenas definir se vão negociar com sua empresa, mas também influenciar outros a fazerem o mesmo (ou não).

É por isso que a transformação digital foca em ações e estratégias que ofereçam a melhor experiência ao cliente.

Empresas digitalmente maduras contam com recursos tecnológicos estratégicos
Empresas digitalmente maduras contam com recursos tecnológicos estratégicos

Concorrência

Como a Starbucks e a Kibon poderiam ser concorrentes da Coca-Cola?

Pense: o que uma pessoa quer ao consumir Coca-Cola? A cafeína presente no refrigerante ou a refrescância de uma bebida gelada.

Onde mais esses dois elementos podem ser obtidos? A cafeína nos cafés da Starbucks, e a refrescância nos sorvetes da Kibon.

Agora tudo faz sentido, porém dificilmente chegaríamos a esta conclusão sozinhos. 

Mas, com a ajuda dos dados trazidos pela tecnologia, esse insight foi possível.

Graças à transformação digital, hoje é possível desvendar essa concorrência – que pode parecer absurda sem os dados que apenas os recursos tecnológicos fornecem.

O que também nos lembra de que, no mercado atual, os segmentos apresentam cada vez mais concorrências entre negócios de segmentos diferentes, mas que oferecem valores semelhantes.

Assim, empresas que a princípio não precisariam competir pelo mesmo público rapidamente se veem lutando em um ringue.

Dados

A essência da transformação digital são os dados – que, hoje podem vir tanto dos navegadores da internet como de um aparelho de ar-condicionado.

Mas, reunir dados sem tirar nenhum aprendizado deles é desperdício de tempo – e espaço, algumas vezes, já que alguns drivers ainda têm limite de armazenamento.

Com a infinidade de informações geradas pela tecnologia, é fácil cair na tentação de se tornar um acumulador de dados.

Porém, a ideia da transformação digital é basear tomadas de decisões e orientar estratégias. E, se os dados não forem usados para isso, não terão serventia.

Aliás, esse é um ponto importante: lembra quando falamos sobre Lei Geral de Proteção de Dados? 

Quando o tema são dados pessoais, cada informação pessoal que você tiver – seja sobre clientes, colaboradores ou terceiros – precisa ter um propósito.

O abuso na coleta e tratamento destes dados pode causar punições pesadas conforme esta lei. Por isso, é fundamental ficar atento. 

Conheça mais sobre a LGPD e como ela afeta seus negócios no e-book abaixo:

Transformação digital envolve responsabilidade sobre os dados pessoais tratados. Saiba tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

Inovação

Se, antes, uma empresa precisava estar com o produto ou serviço totalmente finalizado para então descobrir sua aceitação no mercado, hoje isso já não acontece.

Com a transformação digital e a metodologia ágil que a acompanha, as soluções agora podem ser desenvolvidas em etapas e cada funcionalidade testada e adaptada até que esteja alinhada às necessidades e expectativas do público.

Nada de suposições ou hipóteses: os produtos são disponibilizados ao público real, que os avaliam instantaneamente, apontando falhas e acertos.

Com isso, o risco de fracassar no lançamento de uma solução e desperdiçar recursos em um produto sem aceitação no mercado é drasticamente reduzido.

Valor

Com a transformação digital, a proposta de valor das marcas – tradicionalmente imutável – se tornou algo a ser constantemente aprimorado.

Agora, marcas que mantiverem sua proposta de valor parada no tempo, correm o risco de se tornar irrelevantes e obsoletas.

Propostas de valor alinhadas às necessidades e expectativas do mercado atual são as que têm maiores chances de se manterem competitivas.

Lembrando que a atualização das propostas de valor deve ser feita como parte de uma estratégia inovação, não como último recurso para evitar o fracasso total.

Precisando reformular sua proposta de valor? Baixe nosso modelo canva abaixo e confira este artigo para descobrir como preenchê-lo:

Modelo Canva da proposta de valor

Baixe já o modelo Canva da proposta de valor e estruture de forma eficaz a estratégia que seu produto ou serviço pretende oferecer aos seus clientes ou possíveis compradores.

O que é transformação digital? 1

Tendências da transformação digital

O leque de recursos tecnológicos da transformação digital são inúmeros, sendo que cada negócio pode se beneficiar mais de um, ou de outro.

Mas, uma coisa é certa: independente do seu produto ou serviço estar diretamente ligado à tecnologia, seu negócio ainda precisa da transformação digital.

Afinal, o público conhece, reconhece, se comunica e avalia sua empresa através da tecnologia.

1 – Big data e data driven

Estatísticas do big data
Estatísticas do big data

A transformação digital consiste em encontrar novas maneiras de usar os dados para aumentar a eficiência, os insights de negócios e aumentar a receita.

Ou seja, é alimentada por insights baseados em dados, que ajudam a informar novas perspectivas sobre a atividade de negócios e que auxiliam no desenvolvimento de novos modelos de negócios. 

O valor do big data na transformação digital vem da capacidade de uma organização de combinar os dois em seus esforços, para permitir a digitalização e a automação das operações. 

Essa digitalização e automação é o que melhora a eficiência, estimula a inovação e leva a novos modelos de negócios.

A análise de big data também permite que as empresas tenham informações mais claras e específicas sobre grupos de clientes específicos. 

Podem ser informações sobre o que eles fazem quando acessam o site, o que compram, com que frequência o compram e se comprarão os mesmos produtos no futuro. 

Usando todas essas informações, as empresas podem implementar mudanças para atender às necessidades futuras de seus clientes, enquanto definem metas sobre como suprir essas necessidades. 

Para concluir sua transformação digital, portanto, as empresas precisam adotar big data e análise de dados.

2 – Internet das Coisas (IoT)

 Internet das coisas (IoT) é um recurso da trasnformação digital
Internet das coisas (IoT) é um recurso da trasnformação digital

A internet das coisas está ajudando a conectar o mundo digital e o mundo físico. 

Com ela, qualquer dispositivo conectado à internet reúne altos volumes de dados, o que, por sua vez, traz aos líderes de negócios insights importantes sobre o ambiente em que operam. 

Esse processo transforma informações em ideias acionáveis, ​​através de análise e otimização constante, com base nos dados. 

Os novos insights e a tomada de decisão baseada em dados permitem que as empresas mergulhem na transformação digital, melhorando a forma como operam.

3 – Inteligência artificial e machine learning

Inteligência artificial, machine learning e transformação digital estão ligados
Inteligência artificial, machine learning e transformação digital estão ligados

A Inteligência Artificial (IA) é agora reconhecida como um dos principais facilitadores da transformação digital em diversos setores. 

A IA já está sendo implantada de forma econômica em várias empresas, acelerando a produtividade e a competitividade, enquanto ajuda a impulsionar a transformação digital.

Por outro lado, o aprendizado de máquina tem usos quase infinitos na transformação digital. 

Sua capacidade de analisar e compreender rapidamente o big data, que chega dos sensores IoT, permite a identificação de tendências através de redes intuitivas. 

O machine learning torna o amadurecimento e a evolução das tecnologias uma parte prática da transformação digital em diferentes setores.

É ele também que permite o aprendizado automatizado e contínuo através de monitoramento e teste, viabilizando ações que alteram ou melhoram os resultados usando a análise de dados. 

O machine learning é o motor que impulsiona a evolução do atendimento ao cliente, da experiência do usuário e do marketing. 

Um exemplo são os algoritmos de machine learning em softwares de chatbots para prever e responder perguntas dos clientes, adaptando e aprimorando a capacidade das empresas de responder com agilidade e precisão. 

4 – Business Intelligence

Tendências, dados e previsões apontam para a expansão do BI
Tendências, dados e previsões apontam para a expansão do BI

A transformação digital, habilitada por soluções de business intelligence (BI), apresenta uma oportunidade enorme de impulsionar o crescimento e a lucratividade.

O BI permite transformar rapidamente os dados em informações e percepções com integração inteligente de tecnologia.

Ao conectar diversos pontos de dados para traçar um quadro completo do estado atual dos negócios em tempo real, a tomada de decisão é mais rápida e bem informada.

Além disso, as visualizações multidimensionais de dados do BI são integradas e têm os ingredientes para um triângulo de decisão perfeito: disponível, acessível e confiável.

A proposta de valor de BI para a transformação digital é integrar de forma inteligente a tecnologia. 

A fórmula vem em 2 partes principais:

  • Estratégia, que se alinha com a visão e os recursos da organização
  • Solução tecnológica, que contribui para a execução da estratégia e possibilita a análise efetiva dos resultados.

Essa abordagem holística capacita os líderes a abordar novos modelos de negócios e desafios complexos, que exigem acesso maior e oportuno a dados estruturados (como de vendas e finanças) e não estruturados (como a experiência do cliente – que não pode ser facilmente consultada com ferramentas e tecnologias tradicionais).

5 – Automação de vendas

Contribuição da automação de vendas para as empresas
Contribuição da automação de vendas para as empresas

A automação de vendas é um aspecto da transformação digital que está revolucionando a área comercial e trazendo grandes benefícios para a empresa de modo geral:

Melhor experiência do cliente – permite que os representantes analisem o comportamento de compra e seus requisitos, ajudando a engajar e atender os clientes de modo melhor e mais rápido.

Maior produtividade – traz mais eficiência, maior produtividade, redução de custos desnecessários e energia manual. Ao usar a transformação digital para economizar tempo e energia, os vendedores podem se concentrar mais em fornecer aos clientes uma experiência excelente e aumentar as vendas.

Além disso, a automação de vendas com salvamento em nuvem ajuda as equipes comerciais a melhorarem sua eficácia e a se tornarem mais ágeis. 

Flexibilidade de trabalho, interoperabilidade e colaboração entre a equipe de vendas também são efeitos da transformação digital através da automação de vendas.

Os CRMs de vendas podem automatizar ligações e e-mails, além de agendar disparos de acompanhamento para possíveis clientes.

Uma ferramenta de automação de vendas também pode otimizar o funil de vendas para aumentar as conversões: os leads são rastreados e classificados conforme entram no pipeline.

O e-book abaixo explica a importância do CRM, ensina como escolher e formas de tirar o melhor proveito desta ferramenta:

Um CRM faz parte da pilha de tecnologia da transformação digital. Aprenda tudo sobre ele neste e-book.

Por que algumas empresas ainda resistem a transformação digital? 

Empresas que são ligadas à tecnologia, mesmo inseguras, sabem que precisam passar pela transformação digital se quiserem sobreviver. 

Mas, o maior desafio está nas empresas que ainda não sentem a urgência de passar por essa mudança.

Estas são as que estão adiando ao máximo a transformação e têm a mentalidade que “não se mexe em time que está ganhando”.

Alguns fatores que fazem as empresas resistirem à transformação digital são:

Falta de recursos

Seja de pessoal qualificado ou de equipamentos tecnológicos, a falta de recursos é um grande desafio para as empresas.

Nesse sentido, o treinamento adequado dos profissionais e a busca de parcerias de outras empresas é uma solução viável.

Segurança dos dados

Informatização dos processos significa armazenar dados em equipamentos e tecnologias que ainda são vistos com desconfiança.

As empresas não lidam bem com a ideia de transferir seus dados sensíveis (como informações financeiras) para computadores ou nuvem, ondem acreditam estarem expostos a ataques cibernéticos.

O que elas não sabem é que casos de incidentes com dados são – na maioria das vezes – causados por erros humanos.

Um estudo conjunto do professor Jeff Hancock da Universidade de Stanford e da empresa de segurança Tessian revelou que 9 em cada 10 incidentes de violação de dados (88%) são causados ​​por erros dos funcionários.

Portanto, a primeira iniciativa ao implementar a transformação digital é conscientizar os colaboradores sobre a segurança dos dados e como mantê-los protegidos.

Dados isolados

Vimos que a transformação digital não se resume ao uso massivo de tecnologias. 

É uma mudança radical nos processos operacionais das empresas, buscando mantê-las competitivas no mercado atual.

Ainda assim, muitas acreditam que utilizar vários sistemas, por si só, já representa a transformação digital.

Com isso, imaginam que ficarão reféns de uma infinidade de ferramentas, cada uma com dados diferentes e sem nenhuma integração entre si.

Dessa forma, na hora de reunir os dados para transformá-los em tomadas de decisão informadas e estratégias direcionadas, não vão conseguir coletá-los e contrastá-los.

Porém, a transformação digital requer a definição de uma pilha de tecnologia relevante para a empresa e com as integrações necessárias para reunir os dados e compará-los facilmente.

Mantendo, assim, apenas os recursos tecnológicos e os dados realmente relevantes para o seu negócio.

Retorno sobre o investimento

Nenhum negócio emprega estratégia alguma sem avaliar os retornos que podem ser trazidos por este investimento.

Apesar de não ser possível mensurar retornos exatos de se implementar a transformação digital – até porque alguns não são tangíveis – essa mudança vale a pena.

Alguns dados de mercado podem comprovar isso:

A transformação leva tempo, mas traz crescimento considerável
A transformação leva tempo, mas traz crescimento considerável

4 dicas para uma transformação digital de sucesso

A transformação digital é um processo radical, e justamente por isso, pode exigir tempo e dedicação.

Mas, como vimos, o resultado compensa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a ter uma transformação digital de sucesso:

A transformação digital deve partir de você

O ideal é iniciar você mesmo o processo de digitalização.

Tomar a decisão de implementar a transformação digital e estar aberto para implementar as mudanças e reestruturar seus processos é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

Afinal, qualquer mudança forçosa tem resultados piores do que aquela aplicada espontaneamente.

Isso porque, no primeiro caso, você está “se obrigando” a tomar uma atitude, enquanto no segundo, a iniciativa já partiu de você naturalmente.

Portanto, você não precisa se ver refém de implantar uma transformação digital e acabar tendo de fazer isso sem o tempo necessário para um planejamento adequado. 

Inicie seu processo de digitalização, desenhando as etapas e recursos necessários para uma transição de sucesso.

O que nos leva à próxima dica:

Não adote uma solução tamanho único

Avaliar seu negócio e pensar nas formas como as tecnologias podem contribuir para o seu sucesso é fundamental.

Mas, lembre-se: os sistemas e recursos digitais que fazem o sucesso de uma empresa podem não ser os que você precisa para alcançar seus objetivos.

Portanto, foco naquilo que seu negócio em específico precisa.

Treinamento constante

Para que uma empresa possa dizer que passou pela transformação digital, precisa estar preparada para acompanhar a velocidade das mudanças – próprias da tecnologia.

Por isso, você precisa manter toda a empresa atualizada sobre as inovações tecnológicas e o que está caindo em desuso.

Com uma cultura digital bem estabelecida, os próprios profissionais vão estar sempre acompanhando as novidades em tecnologia para melhorias de processos e impulsionamento de resultados.

O tempo não para, a transformação digital também não

Você pode encarar como uma boa ou má notícia, mas essa é a verdade: a transformação digital deve ser uma jornada contínua.

Não é um projeto a ser implementado e abandonado.

A empresa precisa estar constantemente atenta aos movimentos da tecnologia e as tendências do mercado para se manter em evolução digital.

Conclusão

Na dinâmica atual, sempre conectada, as empresas são forçadas a considerar seriamente a implementação de uma estratégia de transformação digital, se ainda não o fizeram.

A transformação digital oferece às organizações a oportunidade de envolver compradores modernos e estar preparada para oferecer uma experiência perfeita ao cliente, independentemente do canal ou local.

Seus 5 principais domínios são: cliente, concorrência, dados, inovação e valor. Além disso, para implementá-la, é preciso aplicar mudanças na cultura, gestão, modelo de negócios, relacionamento com clientes e processos operacionais. 

Recursos como IoT, IA, BI, big data, machine learning e automação são tendências da transformação digital, mas nem todos servem a qualquer empresa. 

Para uma transformação digital de sucesso, é preciso saber escolher qual deles vai atender melhor aos objetivos do seu negócio.

Lembre-se: a transformação deve partir de você, ser bem planejada (considerando as particularidades da sua empresa), envolver treinamento e aprimoramento constantes. 

Já iniciou o processo de transformação digital na sua empresa? Que tal começar automatizando e integrando as principais áreas da empresa: marketing, vendas e pós-vendas?

Converse com um de nossos especialistas e descubra como a Leads2b pode apoiar sua empresa nesse processo. 

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
posts recentes
Aprenda a fazer - e revisar - sua precificação de produtos

Descubra o que é, a importância da revisão e como fazer a precificação de produtos e serviços com precisão e assertividade.

Descubra o que é o planejamento de vendas, sua importância, quais são seus objetivos e benefícios, como fazer passo a passo e porque começar em novembro.

Descubra o que é o planejamento de vendas, sua importância, quais são seus objetivos e benefícios, como fazer passo a passo e porque começar em novembro.

Descubra o que é a venda consultiva, porque adotar, confira exemplos para se inspirar, 5 passos para implementar e dicas para aplicá-la efetivamente.

Descubra o que é, a importância, os benefícios e como estruturar o pós vendas em sua empresa e encantar seus clientes!

Descubra o que é um modelo de gestão e confira dicas para melhorar o seu

Mais do que saber o que é um modelo de gestão, veja dicas de um CEO de como aplicar e melhorar no seu dia a dia de forma prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aumente suas vendas

Descubra como é possível melhorar suas vendas com a Leads2b.