Go-to-market

Confira dicas, estratégias e ferramentas para conquistar vantagem competitiva no mercado e ampliar sua base de clientes para acelerar o crescimento do seu negócio.

Ver artigos da categoria >

Mercado

Fique de olho nas tendências de mercado,  no comportamento dos consumidores e nas novidades do setor. Tenha informações sólidas para ajustar suas estratégias conforme as mudanças no mercado.

Ver artigos da categoria >

Processos comerciais

Entenda as melhores práticas e ferramentas essenciais para gerenciar suas vendas. Veja como otimizar leads e tornar seus processos comerciais mais eficientes.

 

Ver artigos da categoria >

Marketing

Descubra estratégias eficazes e dicas práticas para promover seus produtos e serviços. Aumente o reconhecimento da sua marca e acompanhe a demanda no mercado.

Ver artigos da categoria >

Marketing digital

Fique de olho nas melhores técnicas digitais para atrair e engajar clientes: SEO, mídias sociais e e-mail marketing — tudo para ajudar seu negócio a se destacar online.

Ver artigos da categoria >

Jornada de compra

Compreenda o caminho do consumidor, desde a descoberta inicial até a decisão de compra com guias detalhados e insights valiosos para melhorar cada etapa dessa jornada.

Ver artigos da categoria >

Tecnologia

Acompanhe as ultimas tendencias em tecnologia de Marketing e Vendas

Ver artigos da categoria >

Vendas

Estude abordagens estratégicas e práticas comprovadas para aumentar suas vendas e fechar negócios com sucesso.

Ver artigos da categoria >

Pós venda

Ingresse em um universo de técnicas para fidelizar seus clientes (tanto as consolidadas como as disruptivas), oferecer um atendimento de excelência e garantir a satisfação após a venda.

Ver artigos da categoria >

Prospecção de clientes

Saiba como identificar e captar novos clientes potenciais usando técnicas inovadoras e eficazes. Amplie sua base de clientes de forma direcionada e inteligente!

 

Ver artigos da categoria >

Técnicas de vendas

Aprenda como melhorar suas habilidades de vendas com dicas práticas e abordagens que ajudam a converter leads em clientes satisfeitos.

 

Ver artigos da categoria >

Gestão

Acesse uma verdadeira biblioteca para uma liderança eficaz, otimização de processos e alcance de metas organizacionais. Veja como uma boa gestão pode fazer a diferença!

Ver artigos da categoria >

Gestão de vendas

Veja como gerenciar sua equipe de vendas com eficácia, definindo metas claras e implementando técnicas para maximizar os resultados.

 

Ver artigos da categoria >

Produtividade

Aumente sua eficiência e a da sua equipe de vendas com dicas e ferramentas projetadas para melhorar a produtividade. Faça mais em menos tempo.

Ver artigos da categoria >

Indicadores comerciais

Transforme dados em ações estratégicas que impulsionam seu negócio aprendendo tudo sobre as métricas chave para analisar e melhorar seu desempenho comercial.

Ver artigos da categoria >

Academy

Uma seleção dos cursos mais estratégicos, ministrados por nossos especialistas, apresentando técnicas e metodologias que usamos diariamente aqui na operação da Leads2b. Confira e impulsione seus resultados comerciais!

Conheça a Leads2b Academy>

Estudos de casos

Leia na íntegra histórias das empresas que, como a sua, buscavam alavancar suas operações comerciais e conquistar vantagem competitiva no mercado — e como conseguiram alcançar esse objetivo com o apoio da Leads2b!

Ver estudos >

Leads2b Academy

Aprenda mais sobre vendas

Clique para compartilhar:

Prospecção de clientes: técnicas e para sucesso comercial

Hoje você vai entender a importância da efetiva prospecção de clientes, especialmente quando fortalecida pelos recursos tecnológicos avançados. Descubra como ela pode ser potencializada por ferramentas como inteligência de mercado, automação de vendas e marketing (e como a plataforma Leads2b se destaca nesse cenário). Afinal, este esforço, mais do que simplesmente encontrar leads, é um processo estratégico de identificar e atrair potenciais clientes que tenham maior probabilidade de se tornarem clientes pagantes e, consequentemente, impulsionar o crescimento do seu negócio.

Significado de prospecção de clientes

A palavra prospecção vem do latim prospectione, que significa pesquisar. Assim, a prospecção de clientes, de uma forma simples, significa ir atrás do seu possível comprador (o chamado lead) — que é, basicamente, aquela pessoa que possui características similares aos seus clientes mais lucrativos e/ou possuem uma dor que a sua solução consegue resolver.

 Independentemente do tipo de prospecção que você escolha, ela deve focar na dor do cliente

Quem é o cliente ideal?

O perfil de cliente ideal (ICP ou Ideal Customer Profile) é uma representação do tipo de cliente que é mais lucrativo e com o qual a sua empresa prefere fazer negócios. Ao focar neste perfil, você direciona seus esforços para os contatos-alvo e/ou empresas com maior potencial de se tornarem clientes pagantes. 

Além disso, ao saber quem é o cliente ideal, sua empresa pode segmentar seu público-alvo com mais precisão, concentrando seus recursos de prospecção nos leads que melhor se encaixam nesse perfil.

Por exemplo, se uma empresa identifica que seu ICP inclui pequenas empresas de tecnologia na área de saúde, ela pode direcionar suas atividades de prospecção para esse segmento específico, adaptando sua abordagem e estratégias de vendas para atender às necessidades e desafios desse grupo de clientes.

Assim, o ICP é como um guia estratégico para a prospecção, ajudando sua empresa a priorizar seus esforços e recursos para alcançar os clientes com maior probabilidade de conversão e sucesso a longo prazo.

Entenda o conceito de ICP

Qual a função da prospecção de clientes?

A função da prospecção de clientes é identificar e atrair potenciais clientes para a empresa, aumentando assim a base de clientes e as oportunidades de vendas. Isso é essencial para impulsionar o crescimento do negócio, garantindo um fluxo constante de leads qualificados e possibilitando a expansão das operações comerciais.

Prospecção de clientes B2B x B2C

Business-to-Business (B2B) é a sigla utilizada para definir negociações entre empresas. Em outras palavras, é um modelo de negócio onde uma empresa vende seus produtos para outras empresas. Ou seja, nesse caso você procura por empresas quando pensa em vender seu serviço ou produto.

 Entenda detalhadamente o que significa a sigla B2B

Agora, Business-to-Commerce (B2C) é a sigla que define a negociação entre empresa e o consumidor final. Isto é, nesse caso você vende direto para uma pessoa física.

O que caracteriza o modelo de negócio que uma empresa pratica não é o produto, mas a atividade, ou seja, para quem vai a mercadoria. Separamos alguns exemplos de empresas B2B e B2C para que você consiga entender o que quer dizer.

Exemplos de empresas B2BExemplos de empresas B2C
TotvsNike
VR BenefíciosStarbucks
Leads2bMc’Donalds
Empresas B2B x B2C

Certo, após entender como se dividem os modelos de negócios, podemos avançar para a próxima questão: quem vai pôr a mão na massa e prospectar toda essa galera.

Quem é o responsável pela prospecção de clientes?

O responsável pela prospecção de clientes é o pré-vendedor. Afinal, ter alguém dedicado a chamar a atenção das pessoas para o negócio é fundamental — principalmente considerando que os concorrentes também estão tentando fazer o mesmo. 

Assim, é o pré-vendedor quem faz o primeiro contato com os possíveis clientes, uma etapa fundamental, que determina se o potencial comprador será atraído pela solução oferecida ou não. Além disso, também é durante esse contato que este representante comercial vai obter informações valiosas para a negociação posterior, permitindo que o vendedor se concentre no fechamento de novos negócios, sem perder tempo com contatos que não têm potencial para comprar.

As técnicas de negociação complementam os tipos de prospecção de clientes

Seu pré-vendedor tem só uma chance de conseguir o que precisa nessa ligação, até porque o possível comprador provavelmente não vai atendê-lo uma segunda vez. Por isso, é preciso montar uma estratégia antes de entrar nessa ligação. Veja abaixo:

Descubra como estruturar sua estratégia de Cold Call 2.0

Aplique um dos métodos de prospecção de clientes mais efetiva

Por que é importante prospectar clientes?

Prospectar clientes é fundamental para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio porque:

  • Expande seu mercado: permite que as empresas alcancem novos clientes e mercados, ampliando sua base de clientes e aumentando suas oportunidades de vendas
  • Renovação da base de clientes: ao prospectar novos clientes, as empresas podem compensar a perda natural de clientes existentes devido a mudanças no mercado ou concorrência
  • Diversificação de receitas: ter uma base de clientes diversificada reduz a dependência de um único cliente ou mercado, tornando o negócio mais resiliente a mudanças econômicas e competitivas
  • Inovação e aprendizado: prospectar clientes constantemente permite que as empresas aprendam mais sobre as necessidades e preferências do mercado, incentivando a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Como fazer a prospecção de clientes?

A prospecção de clientes é uma atividade fundamental para qualquer negócio que busca crescer e expandir sua base de clientes. Contudo, para alcançar resultados consistentes e eficazes, é essencial adotar uma abordagem estruturada e bem planejada

Ao seguir um processo organizado, as empresas ampliam suas chances de sucesso. Sendo que cada etapa é determinante para a construção de relacionamentos sólidos com os clientes potenciais e na identificação de oportunidades de negócio, como veremos a seguir.

Conheça o seu mercado

Entender o mercado é crucial para uma prospecção bem-sucedida. Aqui, é necessário identificar quem são os potenciais clientes, quais são seus problemas e necessidades, como eles consomem produtos ou serviços similares ao que você oferece e quem são seus concorrentes. 

Nesse sentido, o recurso Gestor de Mercado da Leads2b é uma ferramenta valiosa para ajudar as empresas a conhecerem melhor o seu mercado-alvo. Com essa funcionalidade, é possível realizar uma análise detalhada do mercado, identificando segmentos específicos, tendências, concorrentes e oportunidades de negócio

Por exemplo, suponha que uma empresa atue no setor de tecnologia e queira expandir sua presença em determinada região geográfica. Utilizando o Gestor de Mercado da Leads2b, ela pode segmentar o mercado por localização geográfica e analisar o perfil demográfico dos potenciais clientes nessa área

Além disso, a ferramenta ajuda a gerar insights sobre os principais concorrentes presentes na região, apoiando as empresas no desenvolvimento de estratégias mais assertivas de prospecção, direcionando seus esforços para os segmentos de mercado com maior potencial de conversão e competitividade

Gestor de Mercado Leads2b
Gestor de Mercado Leads2b

Organize seu setor comercial para uma prospecção eficiente

Se você quer ter os melhores resultados em suas vendas, existe uma estrutura ideal que deve ser seguida. Sugerimos que separe a sua equipe da seguinte forma — que é como fazemos aqui na Leads2b, aliás:

Essa é a estrutura de equipes perfeita para que o seu negócio garanta novos negócios que não cancelam contrato após alguns meses.

Ofereça soluções, não produtos

Ao invés de simplesmente listar as características do seu produto ou serviço, concentre-se em como ele pode resolver os problemas dos seus potenciais clientes e atender às suas necessidades

Por exemplo, em vez de dizer que o software de gestão da sua plataforma tem gráficos e relatórios avançados, é melhor destacar como esses relatórios ajudam o cliente aumentar a eficiência operacional da empresa por meio de uma tomada de decisões mais informadas. Isso cria uma conexão mais forte com o cliente e demonstra o valor real da sua oferta.

Se quiser entender como criar propostas de valor irresistíveis, baixe nosso modelo canva para estruturá-las com simplicidade, praticidade e sem erros! Basta preencher o formulário abaixo para fazer o download gratuito:

Use a tecnologia a seu favor

Como vimos, ter profissionais específicos é importante para seguir a estrutura ideal focada em alta performance, garantindo resultados superiores. Mas, igualmente importante é contar também com uma tecnologia que apoie cada um dos membros deste time, garantindo eficiência de ponta a ponta em sua operação. Uma plataforma como a Leads2b, por exemplo, que fornece recursos avançados de prospecção, marketing, inteligência artificial, inteligência de mercado, CRM, automação de vendas e pós-vendas — tudo em um só lugar!

Alavanque sua prospcção de clientes com uma plataforma comercial completa: Lead2b!
Alavanque sua prospcção de clientes com uma plataforma comercial completa: Lead2b!

O Consulta CNPJ e a extensão de busca de contatos da Leads2b são outros exemplos de ferramentas que ajudam a direcionar as estratégias de prospecção com assertividade. Sendo que o primeiro permite que as empresas obtenham informações detalhadas sobre outras empresas, como dados gerais, situação cadastral, quadro societário e informações financeiras. Com esses dados em mãos, é possível identificar com facilidade empresas com maior potencial de se tornarem clientes.

Encontre dados estratégicos para sua prospecção de clientes com o Consulta CNPJ
Encontre dados estratégicos para sua prospecção de clientes com o Consulta CNPJ

Já a segunda facilita o processo de identificação de leads, permitindo que os vendedores encontrem informações de contato de potenciais clientes diretamente em seus navegadores. Isso agiliza o processo de prospecção, tornando-o mais eficiente e personalizado

Encontre mais informações de contato e alavanque sua prospecção de clientes
Encontre mais informações de contato e alavanque sua prospecção de clientes

Ao utilizar essas ferramentas em conjunto, fica mais fácil direcionar suas estratégias de prospecção com precisão, concentrando seus esforços nas oportunidades de negócio mais promissoras e aumentando suas chances de sucesso ao conquistar novos clientes.

Prepare-se com antecedência para encontros e reuniões

Fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa e os contatos-alvo envolvidos que vão participar da reunião demonstra profissionalismo e interesse genuíno pelo negócio do cliente. Além de permitir a personalização da abordagem e a realização de perguntas relevantes, mostrando conhecimento e preocupação com as necessidades específicas do cliente e posicionamento personalizado para oferecer uma solução sob medida.

Use técnicas de follow-up

O follow-up é essencial para manter o interesse do cliente e avançar no processo de vendas. Sua aplicação consiste basicamente em, após uma reunião ou contato inicial, enviar um e-mail de agradecimento e recapitulação, destacando os pontos discutidos e os próximos passos

Além disso, é necessário continuar o acompanhamento ao potencial cliente de forma regular — seja por e-mail, telefone ou redes sociais, para manter o relacionamento e identificar novas oportunidades de negócio.

Com a Leads2b, essa etapa é facilitada com os recursos de automação de marketing, onde é possível mesclar WhatsApp e disparos de e-mail para criar um acompanhamento multitoque prático e efetivo, que alcança seu cliente no momento exato, aumentando suas chances de conversão.

Automatize seu follow-up com a plataforma Leads2b
Automatize seu follow-up com a plataforma Leads2b

Trace metas e objetivos

Definir metas claras para a prospecção ajuda a manter o foco e a motivação ao longo do processo. Por exemplo, você pode estabelecer metas semanais para o número de novos leads contatados, o número de reuniões agendadas ou o número de propostas enviadas. Isso permite acompanhar seu progresso e fazer ajustes na estratégia para alcançar seus objetivos no final do período.

Uma boa dica aqui é usar o método SMART para garantir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais.

Potencialize a efetividade das suas estratégias de prospecção de clientes: crie metas SMART
Potencialize a efetividade das suas estratégias de prospecção de clientes: crie metas SMART

Quais as etapas da prospecção de clientes?

A prospecção de clientes é uma atividade fundamental para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio — mas, para isso, é importante seguir um processo estruturado que envolve uma série de etapas, onde, cada uma é determinante para o desenvolvimento de relacionamentos sólidos e na geração de novas oportunidades. Essa abordagem aumenta as chances de sucesso nas vendas e ainda contribui para expansão e crescimento contínuos do negócio.

1. Pesquisa

Antes de mais nada, é preciso pesquisar detalhadamente o mercado-alvo e os potenciais clientes. Isso envolve identificar o perfil ideal do cliente, entender suas necessidades, desafios e objetivos, além de analisar a concorrência e as tendências do mercado. Afinal, a pesquisa permite uma abordagem mais direcionada e eficaz durante as etapas seguintes.

2. Prospecção

Aqui, o foco está na identificação e qualificação de leads. Usando o networking, a busca em redes sociais, a participação em eventos do setor e uso de ferramentas de busca de leads, o objetivo é encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal identificado na etapa de pesquisa. 

Os recursos da Leads2b são aliados valiosos nesta etapa, sobretudo na montagem de listas segmentadas para uma prospecção assertiva. Com o Gestor de Mercado, por exemplo, os usuários podem segmentar seu público-alvo com base em uma ampla gama de critérios, como localização geográfica, setor de atuação, porte da empresa e outras variáveis relevantes. 

Isso permite que as equipes de vendas identifiquem com precisão os prospects mais promissores e direcionem seus esforços de forma mais estratégica. Além disso, a extensão de busca de contatos da Leads2b facilita a identificação e a coleta de informações detalhadas sobre leads potenciais em plataformas online, enriquecendo ainda mais as listas de prospecção. 

Essas ferramentas combinadas capacitam as equipes de vendas a realizar uma prospecção mais eficaz, aumentando suas chances de sucesso na conversão de leads em clientes.

Quais os principais métodos de prospecção de clientes?

Cada empresa tem suas próprias necessidades, recursos e público-alvo, concorda? É justamente por isso que existem diferentes formas de prospectar clientes, de acordo com cada particularidade, objetivo e necessidade

Diferenciar cada tipo é importante para adaptar as estratégias às características específicas do negócio e potencializar a eficácia das atividades comerciais. Além disso, diferentes setores e mercados podem exigir abordagens próprias. 

Enfim, ao entender as diferentes opções de prospecção de clientes, as empresas podem escolher a melhor abordagem para alcançar seus objetivos de vendas e crescimento.

Prospecção outbound

Na prospecção outbound, a empresa toma a iniciativa de abordar os potenciais clientes, ao contrário do inbound, onde os clientes vêm até a empresa. Ao combiná-la com ferramentas modernas, como inteligência artificial e big data, é possível encontrar empresas com alta chance de conversão. A automação comercial também acelera essa abordagem, oferecendo previsibilidade na operação comercial ao longo do tempo.

Entenda como funciona a abordagem comercial no outbound

Duas das principais técnicas da prospecção ativa de clientes são:

  • Cold call 2.0: método que combina o envio de um e-mail e uma ligação, onde um superior ao seu contato-alvo é abordado a fim de obter a orientação sobre o com qual pessoa falar sobre a sua solução, aumentando as chances de estabelecer conexão, visto que ela “veio de cima”

Potencialize sua prospecção de clientes outbound com o cold mailing

Agora que você já conhece as 2 principais estratégias de prospecção de clientes outbound, vamos dar uma olhada nas técnicas de prospecção inbound:

  • Conteúdos ricos: procuram atrair os possíveis compradores oferecendo materiais que entregam valor a eles. Alguns exemplos:
    • e-books
    • Whitepapers
    • Infográficos
    • Webinars
    • Podcasts
    • Artigos de blog.
  • Landing pages: páginas de alta conversão que podem oferecer demonstrações gratuitas, promoções especiais, condições exclusivas, entre outros, em troca dos dados de contato das pessoas para abordagem posterior 
  • Anúncios digitais: seja nas mídias sociais ou mecanismos de busca, eles procuram promover sua solução de forma atrativa e direcionada para seu público-alvo
    • Social Ads: Facebook Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, Pinterest Ads
    • Rede de pesquisa: Google Ads, Bing Ads, YouTube, Amazon Ads
    • Retargeting: Criteo, AdRoll, todas as social ads e de pesquisa
    • Vídeo: Facebook, Google Ads (YouTube)
    • Programática
    • Native Ads: Taboola, Outbrain.
Indicação

Modelo de prospecção de clientes ideal para aquelas empresas que já têm uma cartela de clientes satisfeitos, envolvendo a criação de estratégias que instiguem essa ação

Os melhores clientes são os indicados
Os melhores clientes são os indicados
Parceiros

Envolve colaborações com outras empresas ou profissionais autônomos, que vendem seu produto ou serviço em troca de comissionamento. Essa abordagem é ideal quando as empresas:

  • Carecem de habilidades de vendas desenvolvidas 
  • Enfrentam limitações para expandir sua operação comercial
  • Atuam em setores onde as vendas são complexas
  • Não podem abrir filiais em lugares diferentes, mas podem estabelecer parcerias em todo o país

Lembrando que a chave para o sucesso aqui está em escolher a estratégia de prospecção ideal para o seu negócio, considerando suas particularidades e seu público-alvo.

Canais

Quando intermediários ou parceiros de negócios ajudam a empresa a alcançar e converter leads potenciais. Alguns exemplos:

  • Revendedores
  • Distribuidores
  • Afiliados ou 
  • Outras empresas que tenham acesso direto ao público-alvo desejado. 

Misto

Envolve a combinação de abordagens tanto online quanto offline para alcançar potenciais leads. Como, por exemplo, mídias sociais, e-mail, telefonemas, eventos presenciais e todos os demais que forem relevantes, para identificar e contatar prospects. 

3. Conexão

Após identificar os leads qualificados, o próximo passo é estabelecer conexões e iniciar o contato com eles. Isso pode ser feito por meio de e-mails, ligações, mensagens em redes sociais ou até mesmo encontros presenciais, dependendo da preferência e disponibilidade do lead. O objetivo é iniciar uma conversa e criar um relacionamento inicial baseado em confiança e interesse mútuo.

4. Educação

Nesta etapa, o foco é fornecer informações relevantes e educativas para os leads, ajudando-os a entender melhor como sua solução resolve os problemas e atende às necessidades deles

Para tanto, uma prática estratégica é o compartilhamento de conteúdo relevante, como artigos, estudos de caso ou webinars que demonstrem o valor da solução, destacando sua autoridade no setor e sua capacidade de oferecer soluções eficazes para os desafios deles. Para saber mais sobre como nutrir os leads, leia nosso artigo “Descubra como construir um fluxo de nutrição para leads qualificados”.

5. Fechamento

Por fim, chegamos ao momento de converter os leads nutridos em clientes pagantes,  apresentando propostas comerciais personalizadas, negociando termos e condições, superando objeções e fechando o contrato. É importante manter um acompanhamento próximo durante todo esse processo, oferecendo suporte e esclarecendo dúvidas para garantir uma transição suave para a fase de cliente.

Táticas para uma prospecção de clientes bem-sucedida

Como acabamos de ver, cada etapa da prospecção de clientes demanda atenção e planejamento cuidadosos para garantir que os esforços sejam direcionados de forma eficiente e produtiva. Além disso, cada interação com os potenciais clientes é uma oportunidade de construir relacionamentos sólidos e gerar novas oportunidades de negócio. 

Nesse sentido, ao adotar abordagens estruturadas e focadas no cliente, as empresas podem potencializar suas chances de sucesso, gerando resultados consistentes e sustentáveis ao longo do tempo.

Priorize para otimizar

Concentre seus esforços nos leads que têm maior probabilidade de conversão. Nesse sentido, segmentar e priorizar os leads com base em critérios específicos, como tamanho da empresa e histórico de interações, ajuda a otimizar seus recursos e maximizar o retorno sobre o investimento em prospecção.

Não venda no primeiro contato

Evite pressionar os leads para comprar imediatamente. Em vez disso, concentre-se em construir relacionamentos sólidos, demonstrando o valor que sua solução pode oferecer. Ouça atentamente as necessidades do lead e ofereça insights úteis antes de apresentar qualquer solução.

Para te ajudar a manter sua concentração no que realmente importa, conte com os recursos de gravação e transcrição das ligações disponíveis na plataforma Leads2b. Assim, não é preciso se distrair fazendo anotações enquanto o lead fala, sem perder a segurança de poder acessar a conversa na íntegra mais tarde para resgatar algum ponto que tenha passado em branco ou mesmo extrair as informações para o follow-up.

Transcrição de ligações com a IA da Leads2b, a LIA
Transcrição de ligações com a IA da Leads2b, a LIA

Construa sua credibilidade

Demonstre sua autoridade e credibilidade compartilhando insights valiosos e informações relevantes durante suas interações com os leads. Para tanto, você pode compartilhar estudos de caso, depoimentos de clientes satisfeitos e outras evidências de sucesso, fortalecendo sua reputação e construindo confiança.

Persista, mas não incomode

De acordo com dados do Donut Marketing, 92%1 dos vendedores desistem após quatro “nãos”, mas 80% dos clientes potenciais dizem “não” justamente quatro vezes antes de dizerem “sim”. Portanto, seja persistente em suas tentativas de contato. 

Contudo, segundo dados do Invesp, 57%2 das pessoas dizem que seriam incentivadas a fazer uma compra de um vendedor que não tente pressioná-las ou incomodá-las durante o acompanhamento. Portanto, respeite os limites dos leads e evite ser insistente demais. 

Além disso, adapte sua abordagem com base no nível de interesse e preferências do lead, mantendo uma comunicação consistente e respeitosa ao longo do processo de prospecção.

Deixe o seu contato quando desistir

Mesmo que um lead não esteja pronto para comprar ou não responda aos seus esforços de prospecção, mantenha a porta aberta para futuras interações. Por isso, salve um registro do contato e acompanhe periodicamente para verificar se houve mudanças em suas necessidades ou prioridades.

Melhores ferramentas para prospectar clientes

Para prospectar clientes de forma eficaz, é fundamental contar com ferramentas que ofereçam inteligência de mercado, inteligência comercial, automação de marketing e vendas, entre outros recursos. A Leads2b é uma plataforma completa que atende a essas necessidades e mais:

  • Inteligência de mercado: com este recurso, é possível analisar e segmentar o mercado de forma detalhada, identificando oportunidades e tendências
  • Inteligência comercial: essa funcionalidade permite, por exemplo, encontrar leads qualificados de forma rápida e precisa, podendo até enriquecer a base de dados da sua empresa (se você optar por uma ferramenta como a Leads2b)
  • Automação de processos: um funil de vendas automatizado otimiza o fluxo de trabalho da equipe comercial, alavancando seus resultados. Principalmente quando você usa uma tecnologia como a da plataforma Leads2b, que te acompanha desde a prospecção até o fechamento da venda
  • Automação de marketing e vendas: com fluxos automatizados de marketing, segmentação de contatos de acordo com o perfil e o comportamento e registro de todas as interações em um CRM integrado (como os proporcionados pela Leads2b), a prospecção apresenta resultados superiores.

Enfim, com a Leads2b, todas as informações relacionadas aos leads, desde o primeiro contato até a conversão, ficam centralizadas em uma única plataforma, facilitando o acompanhamento e a análise dos resultados. A interface intuitiva e as funcionalidades simplificadas da Leads2b tornam a prospecção e o gerenciamento de clientes mais ágeis e eficientes.

A integração completa de ferramentas, centralização de informações, praticidade de uso e suporte proporcionado pela Leads2b faz da plataforma a única alternativa brasileira que integra todas as funcionalidades necessárias para impulsionar as estratégias de prospecção e garantir o crescimento sustentável do seu negócio.

Prospecção estratégica de clientes

É inegável a importância da prospecção eficaz de clientes, sobretudo com o uso de estratégias direcionadas e recursos tecnológicos avançados para alcançar resultados consistentes. 

Igualmente importante é considerar o perfil do cliente ideal (ICP), entender a função da prospecção, saber as diferenças entre prospecção B2B e B2C, além de conhecer técnicas para uma prospecção bem-sucedida, como pesquisa de mercado, organização da equipe comercial e uso de tecnologia.

Outro aspecto fundamental para o sucesso dos esforços de prospecção de clientes é estruturar as etapas da prospecção de clientes, saber aplicar corretamente os métodos, colocar em prática táticas consolidadas e ferramentas essenciais, como inteligência de mercado, automação de vendas e marketing. 

Além disso, ao adotar uma abordagem estratégica e aproveitar os recursos tecnológicos avançados disponíveis na prospecção de clientes — um verdadeiro pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio — as empresas podem alcançar resultados extraordinários. 

Nesse sentido, a plataforma Leads2b surge como uma solução completa, que abrange desde inteligência de mercado até automação de vendas, centralizando todas as informações e simplificando o processo de prospecção. 

Aproveite tudo o que você viu hoje em sua rotina comercial e experimente os benefícios das funcionalidades avançadas da Leads2b para alavancar seus resultados iniciando agora mesmo seu teste gratuito. Com a integração completa, centralização de informações e praticidade de uso, a plataforma sem dúvida é a melhor opção para impulsionar sua prospecção e garantir o crescimento sustentável dos seus negócios!

Sumário
0 0 votes
Nota do Artigo
Assine
Nofique se

4 Comentários
Mais Votado
Recente Antigo
Inline Feedbacks
View all comments

Leia mais artigos do nosso blog:

Saiba chatbot o que é e como esse assistente virtual que usa IA para conversas em texto pode te ajudar a vender mais
Entenda o que é BDR: um profissional especialista em qualificar potenciais clientes e agilizar o ciclo de vendas. Saiba tudo sobre ele!
abm-account-based-market-leads2b
O-QUE-E-MARKETING-LEADS2B
plg-leads2b
blog_template-de-email-1024x512
pql-leads2b
o-que-5w2h-leads2b

Assine nossa newsletter

Receba nossos conteúdos em primeira mão