fbpx

Canal de vendas: Tendências 2021 para parcerias

Mesmo 2020 tendo sido desafiador, as parcerias através de canal de vendas se mantiveram bem. E o cenário continua favorável. Conheça as tendências para 2021.

É inegável que 2020 foi um ano desafiador. 

Mas, quando se trata de canal de vendas e empreendimentos de marketing indireto, as coisas estão realmente muito boas!

É uma área de vendas em expansão, com muitas oportunidades, e mais fornecedores estão procurando adotar estratégias de canal de vendas todos os dias.

Então, é hora de focar no positivo e se preparar para o que vem por aí. 

Por isso, hoje separamos algumas tendências nas parcerias através de canal de vendas que percebemos serem boas para praticamente todos os mercados. 

Esses seriam ótimos pontos para discutir com seus próprios parceiros, ou em argumentos de venda, quando você está tentando recrutar novos canais de vendas!

Tendências 2021 para parcerias através de canal de vendas

As parcerias através de canal de vendas são um modelo de vendas em que uma empresa usa um terceiro para vender seu produto para você.

Ou seja, o canal de vendas é o oposto das vendas diretas, onde você tem uma equipe interna que vende diretamente aos clientes, seja online ou a partir de um espaço físico.

A seguir, confira as tendências 2021 para parcerias através de canal de vendas.

As parcerias através de canal de vendas são uma excelente estratégia. Conheça o programa de parcerias da Leads2b.

1. No geral, o canal de vendas por parcerias está crescendo

De acordo com pesquisas feitas pelo The 2112 Group, há um crescimento real no canal de vendas por parcerias.

Segundo o estudo, os parceiros de canal aumentaram as vendas brutas em uma média de 10 a 15%. 

Melhor ainda, a taxa composta de crescimento anual é ainda mais alta e vem se mantendo estável há anos. 

No geral, fornecedores e parceiros em um ecossistema de venda indireta têm muitos motivos para esperar um maior crescimento da parceria nos próximos anos.

2. A experiência do parceiro em canal de vendas alcançará a experiência do cliente (CX)

O canal de vendas B2B está em transição – de uma função hierárquica, de revenda e execução para um ecossistema indireto mais fluido de afiliados, defensores, alianças e parceiros de referência.

Mais de 70% da receita global vem de canais de terceiros, e os parceiros desempenham um papel fundamental na formação da experiência do cliente. 

Ainda assim, a maioria das organizações demora a estabelecer a ligação entre a experiência do parceiro e a experiência do cliente.

Assim, a previsão é de que os tomadores de decisão de marketing vão classificar a melhoria da experiência do parceiro em par com a melhoria da experiência do cliente em 2021, e ambos tendem a subir para mais de 50%.

Ou seja, as marcas estão percebendo que a obsessão pelo cliente também significa obsessão pelo parceiro e estão procurando formas de corresponder a isso.

3. A tecnologia abre caminho para encontrar parcerias de canal de vendas

Os líderes de canal de vendas estão lutando para encontrar maneiras de expandir o recrutamento em novos parceiros, sem fazer investimentos significativos. 

A tecnologia (big data, inteligência artificial, etc) fornece uma porta de entrada para diversos ecossistemas de parceiros

Além de desempenhar um papel fundamental em orientar os fornecedores a maximizar sua visibilidade e influência frente a esses novos canais.

Aproveitando esses recursos, as marcas podem facilmente mapear um ecossistema de canal de vendas com base em:

  • Uma função particular de comprador
  • Subsetor 
  • Geografia 
  • Setor
  • Tamanho 
  • Segmento
  • Modelo de negócios de parceiro 
  • Especialidade de solução. 

Mapear o que os parceiros leem, aonde vão e quem eles seguem é uma atividade fundamental para entender a composição das comunidades de influenciadores.

Bônus: O atendimento ao cliente será o novo foco dos parceiros em canal de vendas de serviços gerenciados

Muitos estudos concluíram que a equipe mais bem posicionada para impulsionar o canal de vendas é a organização de atendimento ao cliente. 

Eles geralmente têm profundo conhecimento do cliente e bom relacionamento em suas contas. 

Mas, agora, tem havido pouco ou nenhum foco na atualização de seus recursos como um canal verdadeiro (e crítico!) responsável por entregar a maior parte da receita de serviços gerenciados.

Portanto, o atendimento ao cliente se tornará um canal legítimo e terá seus próprios componentes de canal de vendas – treinamento, suporte de vendas e marketing, promoções, etc.

Saiba tudo sobre o programa de parceria através da venda em canais.
Saiba tudo sobre o programa de parceria através da venda em canais.

Conclusão

Embora as parcerias em canal de vendas a princípio pareça um investimento significativo de tempo e energia, podem levar seu negócio a um nível totalmente novo.

Com essa estratégia, você pode ampliar seu mercado com mais facilidade, contornando as dificuldades das vendas diretas, usando – por exemplo – a confiança que os parceiros conquistaram com seus clientes. 

Ela oferece flexibilidade com base em seu tamanho e objetivos e permite que você experimente com menos risco. 

As parcerias por canal de vendas permitem que seu negócio se envolva em novos relacionamentos comerciais que podem continuar a beneficiá-lo a longo prazo.

Se você tem interesse em entender melhor como funciona essa estratégia, entre em contato e tire suas dúvidas sobre o programa de parceria através de canal de vendas.

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
posts recentes
Entenda como construir suas campanhas de marketing para a Black Friday no mercado B2B

Entenda de vez como construir suas campanhas de marketing eficazes e irresistíveis para a Black Friday no mercado B2B!

Entenda como o B2B também pode aproveitar essa sazonalidade.

Você acredita que só o mercado B2C pode participar da Black Friday? Entenda como o B2B também pode aproveitar essa sazonalidade.

Descubra como fazer uma segmentação de mercado B2B assertiva

A segmentação de mercado traz eficiência e assertividade à comunicação com seu público-alvo. Aprenda como fazê-la e confira 5 exemplos de segmentação!

Aprenda como fazer seu orçamento de vendas

Descubra o que é um orçamento de vendas, como ele funciona, quais são suas etapas e confira 3 dicas para defini-lo com assertividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aumente suas vendas

Descubra como é possível melhorar suas vendas com a Leads2b.