Pesquisar

5 tendências para líderes de vendas

Confira as 5 tendências para líderes de vendas em 2023

Como líder de vendas, parte de permanecer ágil é reconhecer as tendências que se desenrolam ao seu redor e colocar sua equipe à frente da curva. Neste artigo, vamos analisar mais de perto essas tendências e como os líderes de vendas podem aproveitá-las.

Continue lendo para descobrir as cinco tendências que os líderes de vendas devem continuar priorizando em 2023 e além.

  1. 5 tendências para líderes de vendas em 2023

5 tendências para líderes de vendas em 2023

Confira a seguir as 5 tendências para líderes de vendas em 2023 e já comece a planejar suas estratégias para o ano que está por vir!

1 . Upsell e cross sell em vez de novas vendas

É um fato bem conhecido nos negócios: vender para clientes existentes é mais fácil do que converter novos. Nas vendas em 2023 isso não é diferente.

Na verdade, mais de 1/4 dos profissionais de vendas dizem que vender para clientes existentes foi prioridade em vez de encontrar novos clientes este ano.

Mas, como eles estão priorizando os clientes existentes? 

Principalmente por meio de upsell e cross sell – e os resultados são intrigantes.

72% dos vendedores que fazem upsell e 74% que fazem cross sell dizem que isso gera até 30% de sua receita.

1ª tendência para líderes de vendas: vender para clientes da carteira
1ª tendência para líderes de vendas: vender para clientes da carteira

Sendo que um fator importante no upsell e no cross sell é acertar o timing. Por exemplo, oferecer produtos adicionais durante a chamada de descoberta inicial não é a melhor abordagem.

Em vez disso, os profissionais de vendas dizem que o momento ideal é depois de atingir com sucesso as metas do seu cliente. Seguido por quando você identifica um problema que seu produto ou serviço pode resolver.

Use nossos templates para impulsionar sua estratégia de upsell

2. Motivar seus vendedores da maneira certa

É fácil acreditar que o dinheiro é o motivador final – e pode ser para alguns – mas nem sempre é o caso.

Um relatório de estratégia comercial perguntou aos líderes de vendas como eles mantinham suas equipes motivadas.

A compensação não vinha em primeiro lugar — nem mesmo em segundo lugar. Na verdade, ficou em terceiro lugar, empatado com “reconhecimento por realizações”.

2ª tendência para líderes de vendas: motivar corretamente sua equipe comercial
2ª tendência para líderes de vendas: motivar corretamente sua equipe comercial

Embora as pessoas sejam motivadas por motivos diferentes, os líderes podem colocar lenha na fogueira definindo metas e expectativas claras.

Outra alternativa é fomentar a confiança entre os representantes e a liderança/gerência e oferecendo reconhecimento pelas conquistas individuais e da equipe.

3. Ganhar mais participação de mercado

Ganhar participação de mercado é fundamental para manter uma vantagem competitiva. É também uma meta importante para os líderes de vendas em 2023. 

Aqui está um resumo de como os líderes de vendas planejam chegar lá:

Capacitação de vendas

Incríveis 88% dos profissionais de vendas que usam o conteúdo de capacitação de vendas dizem que é de moderada a extremamente importante para fazer uma venda.

Além disso, os vendedores de empresas com uma equipe de capacitação de vendas dedicada têm um desempenho 11% melhor do que aqueles de empresas que não o fazem.

Quando se trata de ajudar os vendedores a fechar negócios e fazer demonstrações de produtos, depoimentos de clientes, avaliações, pesquisas de mercado e conteúdo de mídia social são mais eficazes. 

Dê uma olhada:

3ª tendência para líderes de vendas: sales enablement
3ª tendência para líderes de vendas: sales enablement

Aproveitando as avaliações gratuitas e os modelos freemium

Trials, modelos freemium e consultas gratuitas são eficazes para profissionais de vendas que querem converter novos clientes.

Por exemplo, 76% dos profissionais de vendas dizem que as avaliações gratuitas são eficazes para transformar possíveis compradores em clientes.

Ofertas gratuitas, descontos e promoções também são estratégias altamente eficazes.

4. Construir uma cultura de vendas saudável desde o início

Em vendas, uma coisa nunca sai de moda: ter uma cultura de vendas saudável. Isso influencia o quanto seus vendedores vendem, o quanto eles são produtivos e quanto tempo eles permanecem na sua empresa.

No entanto, 43% dos vendedores sentem que seu ambiente de trabalho é tóxico.

Em um relatório, os profissionais de vendas foram questionados sobre o que afeta negativamente sua capacidade de sucesso — e as respostas são surpreendentes.

4ª tendência para líderes de vendas: cultura de vendas saudável
4ª tendência para líderes de vendas: cultura de vendas saudável

Não é de surpreender que a alta rotatividade e a concorrência tóxica possam poluir sua cultura de vendas, afetando todos em sua equipe. 

Mas talvez menos surpreendente seja o desejo dos representantes de vendas por mais feedback.

Como líder de vendas, preparar sua equipe para o sucesso é fundamental, o que inclui fornecer feedback, treinamento contínuo e oportunidades de crescimento.

Isso é especialmente importante para funcionários novos (ou de nível júnior) que precisam começar com solidez.

Treine sua equipe comercial com o Leads2b Academy

5. Alinhar os esforços de marketing e vendas

Segundo 45% dos profissionais de vendas, alinhar marketing e vendas tornou-se mais crítico.

Dito isso, apenas 23% dizem que essas duas equipes estão “muito alinhadas” em sua empresa.

É claro que aumentar a colaboração entre as vendas e o marketing não é pouca coisa, mas vale o tempo e o esforço. 

Entenda por que marketing e vendas devem trabalhar juntos

Os vendedores de empresas com equipes alinhadas têm melhor desempenho. Além disso, 26% dos vendedores relatam uma forte qualidade do lead e 28% dizem que melhora a experiência do cliente.

Uma maneira fácil de alinhar essas duas equipes é com um CRM de confiança. Na verdade, impressionantes 79% dos profissionais de vendas dizem que um sistema de CRM é de moderada a extremamente eficaz para melhorar o alinhamento de vendas/marketing.

5ª tendência para líderes de vendas: alinhar marketing e vendas
5ª tendência para líderes de vendas: alinhar marketing e vendas

Conclusão

É mais fácil manter a agilidade quando você sabe o que está por vir. Portanto, à medida que nos aproximamos de 2023, é o momento perfeito para os líderes de vendas revisitarem o ano que passou, identificar áreas de melhoria em sua estratégia de vendas e identificar tendências e mudanças emergentes.

Lembrando que todas as tendências que vimos são facilitadas e otimizadas quando se pode contar com uma plataforma comercial completa, como a Leads2b.

Com total acesso aos dados e histórico dos clientes proporcionados pela plataforma, fica mais fácil aplicar as estratégias de upsell e cross sell. Além de ajudar a integrar toda a força de vendas (incluindo marketing e vendas) — já que a plataforma abrange o processo comercial de ponta a ponta.

Com nossos painéis visuais que monitoram o desenvolvimento da equipe de vendas, também é mais fácil identificar os membros em destaque e os que precisam de ajuda. Sem falar que, com a plataforma, fica mais fácil identificar e gratificar os melhores vendedores.

As informações estratégicas disponibilizadas pela ferramenta também ajudam a ampliar a participação de mercado das empresas.

Por fim, com a Leads2b também é mais fácil construir uma cultura de vendas saudável. Afinal, a plataforma garante uma gestão comercial mais assertiva, expondo gargalos e oportunidades.

Quer saber mais sobre como a Leads2b pode impulsionar seu processo de vendas e enriquecer sua liderança comercial? Clique aqui e converse já com um de nossos especialistas!

Posts recentes
5 tendências para líderes de vendas 1

Veja a importância e os benefícios da gestão de leads, suas etapas, como colocá-la em prática e 5 dicas para um gerenciamento eficaz

5 tendências para líderes de vendas 2

Os leads são fundamentais para sua empresa e para o sucesso do seu negócio. Descubra como gerar, qualificar, nutrir e confira métricas para acompanhá-los.

Conheça as principais técnicas de vendas B2B e saiba como aplicá-las

Você sabe quais são as melhores técnicas de vendas para o seu negócio? Confira nosso guia completo com técnicas de vendas para convencer seu público alvo.

KPIs, ou Indicadores-Chave de Desempenho trazem dados importantes para uma tomada de decisão estratégica. Aprenda tudo sobre eles neste post.

KPIs, ou Indicadores-Chave de Desempenho trazem dados importantes para uma tomada de decisão estratégica. Descubra tudo sobre eles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Inicie agora seu teste gratuito de 7 dias na plataforma Leads2b

plataforma go-to-market

Mais que um CRM ou uma ferramenta de Marketing.

Plataforma Go-to-Market (GTM) para empresas desenvolverem inteligência e eficiência para vender mais e melhor.