SDR: o que é e o que faz esse profissional?

Descubra o que é e qual a função do SDR no processo comercial
94 / 100

Você provavelmente já ouviu o termo SDR, mas sabe o que ele é? 

Esse profissional ganha uma importância cada vez maior no processo de vendas. 

Principalmente nos modelos de negócios B2B, que envolve vendas mais complexas e que levam mais tempo para serem fechadas. 

Mas isso significa, então, que o SDR é um vendedor? Bem, não exatamente.

Nesse post, você vai entender melhor qual é a função de um SDR, como é a rotina desse profissional e as competências que ele precisa ter. 

Caso você esteja pensando em se tornar um SDR, ao fim do conteúdo oferecemos algumas dicas de leitura para te ajudar a estar preparado para desempenhar essa função.

O que é o SDR?

O Sales Development Representative (ou SDR) é um representante de vendas interno que se concentra na qualificação de leads, movendo-os através do funil e configurando oportunidades de vendas (os clientes em potencial que estão preparados para conversar com um vendedor).

O que é preciso ter para ser um SDR?

Se você quer se tornar um SDR, saiba que terá uma rotina bem dinâmica e, geralmente, pré-estabelecida. 

Afinal, esse profissional não é apenas uma pessoa que passa adiante as oportunidades, ele é a porta de entrada dos leads na sua empresa. 

Por isso, o pré-vendedor deve ter algumas competências para poder se sair bem no dia a dia:

  • Empatia: o SDR vai lidar com pessoas o dia inteiro e fazer entendimento de diversos cenários. Portanto, é preciso se colocar no lugar dos leads para realmente desenvolver o negócio
  • Ser comunicativo: ele terá que falar muito – e sua comunicação precisa ser clara e objetiva
  • Raciocínio rápido: o comprador vai perguntar algo, ele vai ter que responder e já fazer uma pergunta em seguida (quem controla a ligação é quem pergunta). Além disso, o SDR deve estar preparado para contornar muitas objeções
  • Leitura: o hábito de ler deve estar presente em várias profissões, mas aqui é essencial. O SDR precisa entender de mercado, tendências, lançamentos e técnicas diversas
  • Inteligência emocional: é comum ouvir ‘nãos’ e algumas grosserias, portanto é importante estar preparado para isso.
Descubra o que diferencia os vendedores comuns dos top performers e se torne um SDR de excelência

Qual é a rotina do SDR?

A rotina é sempre super corrida, mas algumas dicas podem deixar tudo isso mais organizado.

  • Organizar a agenda: ajuda a não atrasar os contatos do dia e, ainda, fazer novos contatos com qualidade
  • Marcar contatos no horário certo: não adianta marcar 5 contatos para as 10h, por exemplo. Acaba atrasando, e até deixando algum lead para trás
  • Ter um estudo prévio do mercado do potencial cliente
  • Passar todas as informações para o CRM – registro é essencial.

Por que o SDR tem sido mais procurado no mercado atualmente?

Todos os profissionais da área comercial são muito requisitados. O SDR, da mesma forma, tem sido muito procurado para formar a equipe de inside sales das empresas.

Sua função tem benefícios para o setor comercial:

  • Melhora a performance do vendedor: quando seu especialista em vendas para de prospectar e qualificar, ele tem mais tempo para vender. Assim, a conversão e a produtividade aumentam significativamente.
  • Reduz o churn: a chance de um cliente cancelar seu serviços depois de ter passado por um SDR e um closer em um processo de vendas bem estruturado é bem menor. Isso porque sua jornada fica mais clara e alinhada.
  • Volume de negócios: o SDR será responsável por prospectar negócios, assim você tem equipes prospectando e vendendo o mês todo.

Dicas de Leitura

Para ser um bom SDR, é preciso ter alguns conhecimentos básicos. Por isso, te indico alguns livros que vão ajudar:

Alcançando Excelência em Vendas – Spin Selling, Neil Rackham 

O SPIN Selling é uma das técnicas fundamentais para qualquer SDR. É uma estratégia que utiliza perguntas estratégicas classificadas em 4 categorias para identificar e validar pontos fundamentais do lead: situação, problema, implicação e necessidade.

Receita Previsível, Aaron Ross e Marylou Tyler

Na obra Receita Previsível, Aaron Ross apresenta a revolução do cold call: o cold call 2.0 – literalmente a técnica de 100 milhões de dólares. O livro ensina a colocar em prática essa estratégia, que é ideal para ajudar a encontrar o decisor com mais facilidade e ter maiores chances de conseguir contato com ele.

Pré-suasão, Robert Cialdini

Em Pré-suasão, o autor mostra que as técnicas de persuasão devem vir antes da persuasão em si. Ele ensina que existem diversas formas de preparar o terreno para ter maiores chances ao convencer um cliente. Leitura indispensável para qualquer SDR.

Armas da Persuasão, Robert Cialdini

A obra Armas da Persuasão, somos apresentados aos gatilhos mentais – técnicas poderosas para conseguir influenciar pessoas a tomar decisões. Robert Cialdini apresenta estatísticas e exemplos de gatilhos como a autoridade, a reciprocidade, a prova social, carisma ou afinidade, escassez, compromisso e coerência.

The Sales Development Playbook, Trish Bertuzzi

Nesse playbook, temos um panorama completo sobre Sales Development: o modelo de desenvolvimento em vendas com sua dinâmica de mercado e jornada de compra, segmentação de leads, como envolver e motivar clientes, como criar mensagens baseadas no comprador. Além de ensinar o que é preciso para liderar o Sales Development.

Inteligência Emocional, Daniel Goleman 

Nesse best seller do Daniel Goleman trata sobre as fronteiras da psicologia e da neurociência traz insights incríveis sobre nossas “duas mentes” – a racional e a emocional. Através de exemplos, o autor delineia as cinco habilidades fundamentais da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso sucesso.

Conclusão

Como vimos, ser um SDR é ter uma rotina dinâmica e possuir competências específicas para conseguir desenvolver a função. 

Envolve estar sempre atualizado sobre novas tendências, negócios e oportunidades. Além de manter o hábito da leitura, buscando manter seus conhecimentos sempre atualizados.

Se você quer ser um pré-vendedor, sua rotina de aprendizado vai envolver cursos, aprendizado através de podcasts, webinars, entre outros.

Para você que é gestor, lembre-se: o SDR será fundamental na sua equipe de inside sales e fará total diferença no seu resultado final. Algumas empresas ainda o veem como suporte ou assistente comercial, mas, como vimos, ele é a porta de entrada que vai gerar valor no seu produto/serviço.

E, para você que é SDR: no começo você vai sentir muito frio na barriga ao ligar e falar com tanta gente em um dia só. Às vezes, no começo, suas calls podem não ser tão boas assim, mas isso é normal. 

Contanto que você conheça bem o produto/serviço que está oferecendo e souber tudo o que precisa falar, não se preocupe, você estará fazendo um ótimo trabalho!

Allana Guimarães    <i class="fab fa-linkedin"></i>
Allana Guimarães  

Oi, eu sou a Allana! Curitibana raíz, formada em Marketing e no momento sou Analista de Ativação. Gosto muito de passar as horas vagas com animais de diversas espécies e conhecer restaurante com comidas típicas de outros estados e países.

Veja todos os artigos da Allana  
posts recentes
Você usa alguma ferramenta de comunicação integrada em equipe comercial? Conheça nossa lista com as 6 melhores e escolha a que melhor atende à sua equipe.

Você usa alguma ferramenta de comunicação integrada em equipe comercial? Conheça nossa lista com as 6 melhores e escolha a que melhor atende à sua equipe.

Nas vendas B2B, soluções como sistemas de automação da força de vendas facilitam todo o processo comercial. Confira 9 razões para aderir à solução agora!

Nas vendas B2B, soluções como sistemas de automação da força de vendas facilitam todo o processo comercial. Confira 9 razões para aderir à solução agora!

Quando se fala em automatizar processos comerciais, as 2 primeiras alternativas que vêm à mente são planilha de controle e CRM. Descubra qual delas é a melhor.

Quando se fala em automatizar processos comerciais, as 2 primeiras alternativas que vêm à mente são planilha de controle e CRM. Descubra qual delas é a melhor.

Muitos acreditam que força de vendas e equipe comercial é a mesma coisa. Neste artigo vamos te ensinar que não é e te mostrar como ter sucesso com a sua.

Muitos acreditam que força de vendas e equipe comercial é a mesma coisa. Neste artigo vamos te ensinar que não é e te mostrar como ter sucesso com a sua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *