Divulgação do 1º Fórum Empresarial JValério

[Review] 1º Fórum Empresarial JValério Fundação Dom Cabral – Novo Contexto Brasileiro

Reunião da cúpula paranaense em busca de soluções para a recuperação econômica.

Você deve estar se perguntando de onde surgiu essa cúpula paranaense. Basicamente ela é formada pelos players mais importantes do mercado paranaense escolhidos a dedo pela JValério, empresa associada à Fundação Dom Cabral (FDC). Eles se reuniram o dia todo num evento para discutir questões atuais de grande impacto socioeconômico. De acordo com o Diretor de Mercado da JValério FDC, Clodoaldo Oliveira, “São temas que estão na agenda de todos nós e precisam ser debatidos para que as empresas possam crescer e, assim, a gente faça o Brasil crescer também”. Segundo Oliveira, o momento é propício para retomada dos investimentos, mas para aproveitar as oportunidades os empreendedores devem aprimorar a gestão e buscar conexões de alto valor. “O fórum foi feito para quem tem experiência e está sempre disposto a aprender mais e a encontrar outras pessoas que compartilham dessa mesma sede por conhecimento e crescimento”, comenta.

Eduardo Langowski (CEO da Leads2b) e Mário Sérgio Cortella

Nosso CEO, Eduardo Landowski, esteve lá e destacou que a sinergia entre painelistas e lideranças convidadas enriqueceu a experiência dos participantes. “Conteúdo de altíssimo nível, propiciando reflexão e oportunidades para que todos se desenvolvam. As trocas de conhecimento, tanto em momentos de networking quanto nos painéis, que reuniram as maiores lideranças executivas da região, foram o ponto mais relevante”, afirmou.

O Fórum JValério foi um evento exclusivo para executivos de alta gestão teve a participação de figuras ilustres como Mário Sérgio Cortella e Carlos Primo Braga, ambos professores da Fundação Dom Cabral, reconhecida como a melhor escola de negócios da América Latina por 13 anos consecutivos e entre as 12 melhores do mundo, segundo o Ranking anual de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times. Foi a primeira edição do fórum em Curitiba.

Separamos alguns trechos das palestras para dar uma luz ao seu negócio:

Lua de Mel

Professor Carlos Primo Braga (Reprodução)

Carlos Primo Braga acredita que o mercado vive com o governo um período que ele denomina de “lua de mel”: período esperançoso, típico do início do mandato. Contudo, segundo Braga, no caso do novo planalto, apesar de otimista, a expectativa sobre Jair Bolsonaro é a pior desde 1989, quando comparada com outros presidentes eleitos (Fonte: Radar 4E, 2019). Além disso, a previsão dos brasileiros em relação à estabilidade financeira de longo prazo é pessimista: 53% das famílias acredita que condições financeiras dos descendentes tende a piorar.

De acordo com o especialista, esse paradoxo entre expectativas de curto e longo prazo e a lenta recuperação brasileira faz o cenário brasileiro tão otimista quanto incerto. Para a melhoria de estimativas, é preciso a retomada da confiança – tanto interna quanto externa – e esta, segundo Braga,  depende da aprovação de reformas estruturais, sobretudo da previdência, o que tem sido uma das prioridades da nova equipe econômica, com proposta robusta e bem recebida pelo mercado. “As expectativas de curto-prazo são positivas, mas se ações práticas não forem adotadas de nada adiantará o otimismo”, resumiu.

Cenários turbulentos

Mário Sérgio Cortella (Reprodução)

Mário Sérgio Cortella, que é doutor em Educação e professor da Fundação Dom Cabral, apresentou a palestra “Cenários turbulentos, mudanças velozes: negação, proteção ou superação?”.

Durante sua fala, Cortella enfatizou a importância de saber lidar com os desafios impostos por cenários de mudança. De acordo com ele, é preciso superar tudo aquilo que impede nosso desenvolvimento, ao mesmo tempo em que é necessário saber negar “o que não serve mais”. Para isso, é fundamental estar aberto à reflexão, ao olhar crítico e às novidades. “A única coisa permanente é a mudança”, disse Cortella relembrando a frase do filósofo Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.).

“Diante de cenários turbulentos e mudanças velozes, o maior perigo é considerar-se pronto”, afirmou Cortella. “A coisa mais perigosa do mundo é envelhecer a cabeça, mas não confunda idoso com velho. Idosa é uma pessoa que tem bastante idade, velho é aquele que acha que já está pronto, que já conhece tudo, que não precisa mais aprender e, portanto, nos cenários turbulentos, é incapaz de superar o que precisa ser superado”.

Um evento para se recordar

Certamente esse é um evento que tem como objetivo acelerar a economia do nosso Estado, promovendo uma espécie de brainstorming entre potências, para existir uma troca de informações e diretrizes. Também estimula o networking, que basicamente se resume em uma troca de caminhos que cada empreendedor já trilhou. Ecossistemas corporativos promovem a união entre grandes empreendedores, fazendo com que cheguem mais longe com seus negócios. Ficamos lisonjeados em poder participar do evento e esperamos ansiosamente pelos próximos fóruns!

1 comentário em “[Review] 1º Fórum Empresarial JValério Fundação Dom Cabral – Novo Contexto Brasileiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *