fbpx

9 ferramentas para prospectar clientes com agilidade

Prospectar clientes é uma tarefa importante, mas trabalhosa, que requer o uso de ferramentas tecnológicas para ser otimizada. Conheça 9 delas neste artigo.

Prospectar clientes é fundamental para qualquer empresa, mas pode ser um processo desafiador quando realizado manualmente.

Por isso, vamos apresentar algumas ferramentas que ajudam a automatizar as etapas desse processo e trazem maior eficiência à sua prospecção.

  1. Análise de mercado
  2. Geração de leads
  3. Mailing
  4. Automação de e-mail
  5. CRM
  6. Qualificação
  7. Videoconferências
  8. Envio de propostas/orçamentos
  9. Assinatura de contratos.

9 ferramentas para prospectar clientes com agilidade

Prospectar clientes é uma tarefa importante, mas trabalhosa, que requer o uso de ferramentas tecnológicas para ser otimizada e facilitada.

Vejamos algumas ferramentas que podem ajudar em cada etapa da prospecção de clientes.

1 – Análise de mercado

A análise de mercado é a primeira etapa da prospecção, afinal, você primeiro precisa conhecer seu mercado antes de sair oferecendo sua solução por aí.

O que garante focar suas estratégias onde sabe que terá bons resultados.

Você também precisa olhar para os clientes que você já tem (caso tenha) e fazer uma análise da sua base, identificando quais deles trazem maior lucratividade, permanecem por mais tempo com a sua marca e aproveitam melhor seu produto/serviço.

Para extrair dados do mercado, você pode utilizar ferramentas como o Think With Google, que traz relatórios e tendências sobre o comportamento dos consumidores.

Também pode tirar informações do Sebrae, que sempre fornece dados sobre estatísticas e dados de mercado.

A Leads2b também possui uma excelente funcionalidade para analisar o mercado específico do seu segmento: a Análise de Base:

Análise de Base da Leads2b
Análise de Base da Leads2b

Outro recurso fundamental da Leads2b nesta etapa é a Exploração de Mercado, que traz dados sobre os nichos que você pode atacar dentro do seu segmento.

9 ferramentas para prospectar clientes com agilidade 1

2 – Geração de leads

A geração de leads é o processo de atrair e converter visitantes das páginas do seu site/blog em pessoas realmente interessadas no produto ou serviço da sua empresa. 

Alguns exemplos de geradores de leads são formulários para baixar materiais, fornecer cupons, registrar participação em eventos ao vivo (como webinars), entre outros.

Algumas ferramentas para te ajudar a prospectar clientes nesta etapa são Unbounce, Instapage, Leadpages e ClickFunnels.

Com a Leads2b, você também pode criar páginas de destino para incluir seus formulários:

3 – Mailing

Após entender os segmentos que você pode atacar, inicia-se a próxima etapa ao prospectar clientes: a criação das listas de contatos.

Elas podem se dividir entre os leads que você gerou com suas campanhas de marketing (através dos formulários) e também os descobertos através de pesquisas.

Ou seja, aqueles que não deixaram seus contatos para que você conversasse com eles, mas que estão dentro do seu perfil de cliente ideal (podem ter interesse na sua solução).

Fazer esse processo manualmente leva horas e é muito trabalhoso. Por outro lado, com a automação, esta etapa se torna muito mais fácil.

Porém, é preciso escolher cuidadosamente a ferramenta que você irá utilizar, já que leads de baixa qualidade dão o dobro de trabalho do que montar a lista manualmente.

Existem diversas alternativas para a obtenção de listas, como Central Mailing List, ListaEmpresas e o DataStone, por exemplo.

A Leads2b também fornece dados de contatos de qualidade – que podem ser integrados diretamente com seu CRM e segmentados em listas personalizadas.

Formulários de qualificação Leads2b
Formulários de qualificação Leads2b

4 – Automação de e-mail

Com as listas prontas (e dados devidamente validados) está na hora de avançar mais uma etapa ao prospectar clientes e passar para a abordagem.

Ou seja, começar a disparar e-mails para seus potenciais clientes.

Sabemos que, falando do mercado B2B, é especialmente difícil conseguir contato logo na primeira tentativa.

Então você precisa criar um fluxo, onde esses disparos sejam feitos em diferentes horários do dia e da semana para conseguir entrar em contato com seus clientes.

Mas, sem um sistema de automação, esse processo – que já exige bastante só na composição dos e-mails – pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

Por isso, você precisa de uma ferramenta onde possa criar os fluxos de cadência e fazer os disparos de forma automática, para se concentrar apenas em escrever e-mails que realmente encantem.

Mais do que uma ferramenta para te ajudar a prospectar clientes através do e-mail, você precisa saber criar e-mails encantadores. Aprenda como neste e-book

Algumas alternativas são o Active Campaign, o Mail Chimp e o Auto Pilot.

Mas, a verdade é que essas ferramentas são melhores para campanhas de e-mail marketing.

Para prospectar clientes ativamente através de e-mails, você pode usar a funcionalidade Fluxos, da Leads2b:

Automação dos fluxos de cadência através da Leads2b
Automação dos fluxos de cadência através da Leads2b

Ao utilizar também o Leads2b Voice para suas abordagens através de ligações frias, você ainda pode gravar as chamadas e anexá-las ao histórico do cliente.

Com isso, você pode focar totalmente em ouvir seu comprador e depois fazer as anotações necessárias, fornecendo uma melhor experiência ao cliente – o que melhora suas taxas de conversão.

Gravações de calls no histórico do usuário na plataforma da Leads2b
Gravações de calls no histórico do usuário na plataforma da Leads2b

5 – CRM

Você fez contato com seu cliente e está movendo ele através do seu pipeline. Ou seja, engajando e envolvendo-o até que ele esteja pronto para fechar negócio.

Onde você registra todas essas interações, cada reação, objeção e anseio levantado por este cliente?

Em um software de relacionamento com o cliente.

É nele que você vai registrar as ações de acompanhamento (envio de e-mail, mensagem no WhtsApp/Linkedin, ligação, etc).

E também é no pipeline da ferramenta que você vai avançando esse cliente, registrando os gatilhos que o levaram a evoluir para cada etapa, apontando suas taxas de conversão.

Esses registros são importantes para gravar o histórico dos seus clientes, ajudar você a entendê-los e facilitar o trabalho das equipes que se envolverão com eles a seguir.

Como é o caso do pós-vendas.

Temos várias alternativas de CRM disponíveis no mercado, e a escolha depende do tamanho do seu negócio, o modelo da sua equipe comercial e também o orçamento que você tem disponível.

A Leads2b fornece um pipeline completo e que mostra a eficiência da sua equipe comercial em cada etapa, origem dos leads, perdas, ganhos, motivos de perda muito mais:

Pipeline da Leads2b
Pipeline da Leads2b

Se você ainda está em dúvida sobre qual CRM escolher e como fazer melhor uso dessa ferramenta para prospectar clientes, baixe nosso kit abaixo e tire todas as suas dúvidas.

Ainda não escolheu o CRM ideal para te ajudar a prospectar clientes? Saiba tudo o que você precisa para escolher a ferramenta ideal e fazer o melhor uso dela

6 – Qualificação

Ao prospectar clientes, você percebe que nem todos estão realmente decididos a comprar e só precisam de mais detalhes sobre a solução.

Alguns estão só curiosos e outros podem até estar interessados, mas não têm a autoridade necessária para decidir sobre a compra ou possuem outras prioridades.

A separação entre os clientes verdadeiramente interessados e os que ainda precisam de mais tempo é feita pela qualificação.

Antes de padronizar a qualificação da sua equipe, é preciso conhecer a fundo as diferentes técnicas de qualificação. Descubra tudo sobre o assunto neste e-book

Mas, o problema é que cada vendedor pode usar um método diferente para fazer essa qualificação e outros podem nem saber ainda como se faz, por falta de experiência.

Por isso, é interessante contar com ferramentas que ajudem a equipe a fazer essa qualificação de forma padronizada.

O problema é que a maioria das ferramentas disponíveis no mercado atualmente (como Pipeliner, RD Station e HubSpot) que possui pontuação de leads de marketing e não na qualificação feita pelos vendedores na prospecção ativa.

Por isso, na Lead2b temos uma funcionalidade específica para a qualificação de leads outbound:

Qualificação pré-configurada Leads2b
Qualificação pré-configurada Leads2b

7 – Videoconferências

Não só pelo cenário atual, mas principalmente devido às facilidades trazidas pela tecnologia, utilizar videoconferências para prospectar clientes é fundamental.

Além da praticidade, esta alternativa poupa recursos que seriam empregados para que um vendedor se encontre pessoalmente com o cliente.

O que também amplia o alcance das suas vendas, já que com esse recurso, você pode negociar com empresas do outro lado da cidade, do estado, do país, quem sabe do mundo?

As ferramentas para videoconferências são inúmeras, entre as quais o Google Meet, o Skype e o Zoom.

A Leads2b também possui a funcionalidade de videoconferência (tanto para comunicação entre a equipe quanto para reuniões com clientes), inclusive com a possibilidade de gravação. 

Leads2b Meet
Leads2b Meet

8 – Automação do envio de propostas/orçamentos

Entrando na última etapa ao prospectar clientes, temos o envio de orçamentos ou propostas, que formalizam o fechamento do negócio.

Nesta etapa, nada melhor do que usar uma ferramenta que garanta a segurança do documento – e a segurança jurídica para sua empresa.

Existem várias ferramentas que podem automatizar esse processo, como o Proposeful, o Proposital e o WBudget.

A Leads2b também conta com o envio automático de propostas e orçamentos através da plataforma, tornando o processo mais prático e eficiente.

Além de manter o documento armazenado no histórico do cliente.

9 – Assinatura de contratos automatizada

Falando em segurança jurídica, a última providência ao prospectar clientes é assegurar a assinatura do contrato, garantindo totalmente a venda.

E, o que antes exigia a ida a um cartório e esperar em filas para autenticar as assinaturas agora pode ser feito em poucos minutos, através do desktop, laptop ou até smartphones – basta ter acesso à internet.

Isso graças aos sites de assinatura de contratos – com validade jurídica – que estão disponíveis no mercado.

 Você pode escolher entre várias alternativas, entre elas o Autentique, o Portal de Assinaturas e o InContract.

Assinatura eletrônica com validade judicial da ClickSign
Assinatura eletrônica com validade judicial da ClickSign

Conclusão

Existem várias ferramentas que são úteis para otimizar e trazer maior eficiência ao prospectar clientes.

Você pode usar todas elas, de forma integrada, ou optar por uma que atenda a todos os pontos (ou praticamente todos) como a Leads2b – que só não oferece a automação da assinatura de contratos.

Quer saber como a Leads2b automatiza seu processo comercial de ponta a ponta? Agende já sua demonstração.

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
posts recentes
A geração de leads é ideal para encher seu pipeline de vendas e aumentar suas chances de vender mais (e melhor). Aprenda como colocar esta estratégia em prática.

A geração de leads é ideal para encher seu pipeline de vendas e aumentar suas chances de vender mais (e melhor). Aprenda como colocar esta estratégia em prática.

A gestão de vendas é um elemento crítico, que impacta diretamente os resultados financeiros da sua empresa. Aprenda como aplicá-lo com eficácia.

A gestão de vendas é um elemento crítico, que impacta diretamente os resultados financeiros da sua empresa. Aprenda como aplicá-lo com eficácia.

Entenda o que é ROI (Retorno Sobre Investimento), como calcular, como construir um relatório da métrica e descubra como aumentar em seus esforços de vendas.

Entenda o que é ROI (Retorno Sobre Investimento), como calcular, como construir um relatório da métrica e descubra como aumentar em seus esforços de vendas.

Entre obras modernas e best sellers já tradicionais, você vai encontrar verdadeiros guias rumo ao sucesso entre os 25 livros de vendas que separamos para você.

Entre obras modernas e best sellers já tradicionais, você vai encontrar verdadeiros guias rumo ao sucesso entre os 25 livros de vendas que separamos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *