fbpx

Conhecendo a Leads2b: a melhor plataforma de vendas do Brasil

Conheça a Leads2b: a melhor plataforma de vendas mais do mercado

A plataforma de vendas é um recurso cada vez mais popular — e indispensável — para as empresas. Especialmente as que atuam no modelo B2B (business-to-business, ou seja, que vendem para outras empresas).

E não seria para menos, já que essas soluções são capazes de:

  • Aumentar as vendas em 29%, a produtividade em 34%, a assertividade da previsão de vendas em 42% 
  • Aumentar as taxas de conversão em até 300%
  • Melhorar o acesso de dados dos clientes em 74%
  • Trazer um retorno sobre o investimento superior a 245%.

Sendo que uma plataforma de vendas que contempla a operação comercial em sua totalidade — como a Lead2b — tem um potencial para trazer resultados ainda maiores.

Conheça, neste artigo, os principais recursos e funcionalidades desta que é a melhor solução da categoria.

O que é uma plataforma de vendas?

Plataformas de vendas são ferramentas e integrações que ajudam as empresas a acelerar seus ciclos de vendas e organizar todas as atividades comerciais em um só lugar.

Essas plataformas oferecem uma solução de CRM (ou gerenciamento de relacionamento com o cliente), bem como recursos de análise de vendas, para ajudar equipes comerciais a se alinharem às metas de crescimento.

Sendo que softwares de CRM unem todos os dados de clientes e possíveis compradores de uma empresa em uma única ferramenta, trazendo maior visibilidade às interações com os clientes. 

Um CRM é o centro de qualquer organização de vendas de sucesso, praticamente um banco de dados no qual todas as informações, interações e notas são armazenadas. 

As plataformas de vendas também ajudam as equipes comerciais a analisarem seu processo geral e identificar melhores oportunidades de vendas. 

Nelas, conjuntos de dados compilados podem ser usados ​​para examinar insights de pipeline, em um esforço para entender quais segmentos geram mais sucesso, onde as vendas estão sendo perdidas e quais táticas de vendas são mais eficazes.

Algumas plataformas de vendas também podem incluir funcionalidades como envio automático de orçamento, automação de marketing e painéis intuitivos.

Uma plataforma de vendas pode ser vendida como um único produto completo ou um conjunto de produtos. 

As integrações são um componente comum nas soluções mais robustas, pois conectam o CRM de uma empresa a outros processos de negócios, tornando a plataforma central de vendas mais poderosa. 

Além disso, soluções mais completas oferecem funcionalidades integradas como VOIP (com gravação de chamadas), videoconferência, recursos pós-vendas, coleta de dados, entre outros.

Para que seja considerada uma plataformas de vendas, a solução (ou conjunto de produtos) deve oferecer os seguintes recursos principais:

  • Histórico e transações do cliente em uma única interface
  • Acompanhamento de possíveis clientes e contratos em todo o pipeline de vendas
  • Comunicação facilitada em todas as fases do ciclo de vida do cliente
  • Automação e visualização do pipeline de vendas com estágios personalizáveis, fatores de risco e métodos de pontuação de leads
  • Painéis de desempenho de vendedores, produtos, métodos e outros dados
  • Previsão dos números de vendas com base em fatores de pipeline
  • Integrar funções em um banco de dados e plataforma unificados.

Conhecendo a Leads2b: a única plataforma comercial ponta a ponta

A Leads2b é uma plataforma de vendas que abrange todo o processo comercial, desde a prospecção até o pós vendas.

Para você entender melhor como a solução funciona, separamos a seguir as principais funcionalidades da ferramenta. Acompanhe:

CRM

O CRM é um componente fundamental para qualquer plataforma de vendas. E não seria para menos, afinal ele é capaz de:

Com a solução em CRM da Leads2b, as empresas têm acesso a um CRM visual e intuitivo, que traz logo em sua tela inicial todas as informações importantes para sua operação de vendas.

Na plataforma de vendas Leads2b, você tem acesso facilitado às informações em seu CRM
Na plataforma de vendas Leads2b, você tem acesso facilitado às informações em seu CRM

Ao analisar os dados contidos no sistema, é fácil analisar novos negócios e estudar a previsibilidade de receita, permitindo o desenvolvimento de estratégias mais assertivas e mantendo seu processo de vendas sob controle.

Saiba tudo sobre o CRM e sua importância para as empresas B2B

Automação de vendas

Você já parou para pensar em quanto tempo seus representantes de vendas gastam realmente vendendo? É menos do que você imagina:

Os vendedores passam mais tempo em tarefas burocráticas do que vendendo
Os vendedores passam mais tempo em tarefas burocráticas do que vendendo

Do tempo que os vendedores passam “não vendendo”, eles acabam precisando se dedicar mais a tarefas burocráticas. Ou seja, que poderiam ser automatizadas.

Sendo que 30% dessas tarefas poderiam ser automatizadas, reduzindo em até 14% o tempo gasto com elas.

Entre as tarefas que podem ser facilmente automatizadas — pelo menos na plataforma de vendas da Leads2b — podemos citar o disparo de e-mails, as ligações, videoconferências e o envio automatizado de contratos.

Consulta CNPJ

Uma das principais funcionalidades da Leads2b é o Consulta CNPJ. Com ele, é possível pesquisar informações de empresas a partir de dados como CNPJ, nome, CNAE, endereço ou até mesmo utilizando o nome de um dos sócios como ponto de partida.

Use o Consulta CNPJ, da plataforma de vendas Leads2b e encontre informações de empresas
Use o Consulta CNPJ, da plataforma de vendas Leads2b e encontre informações de empresas

A partir de uma única pesquisa na plataforma, você tem acesso a dados da empresa, como:

  • Nome fantasia
  • Data de abertura
  • Atividades primárias e secundárias
  • Quadro societário 
  • Endereço eletrônico/site/páginas nas redes sociais
  • Números de telefone
  • Capital social.

Listas

Um dos principais problemas de qualquer operação comercial é ter listas desalinhadas ao perfil de cliente ideal (ICP) do negócio, o que trava o funil, empaca as vendas e gera negócios com baixo Lifetime Value (LTV) e não superam o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Isso sem contar no tempo que os pré-vendedores acabam perdendo ao tentar abordar estes contatos — que justamente por estarem fora do ICP, não têm interesse na solução oferecida.

Com a plataforma de vendas da Leads2b, esse problema é eliminado, já que você pode obter listas segmentadas, de acordo com o perfil ideal dos seus clientes.

Ao utilizá-la, você pode segmentar as listas usando vários parâmetros, para refinar seus resultados: tipo, capital social, data de abertura, estado, cidade, bairro, CEP, atividades, natureza jurídica, além de outros filtros.

As listas da plataforma de vendas Leads2b podem ser segmentadas a partir de parâmetros variados
As listas da plataforma de vendas Leads2b podem ser segmentadas a partir de parâmetros variados

Ainda não sabe qual é o perfil de cliente ideal da sua empresa? Use nossa matriz de nicho para identificá-lo! Basta clicar na imagem abaixo para fazer o download:

Identifique seu ICP usando nossa matriz de nicho

e-mail

Sabe por que o e-mail ainda é tão utilizado nas vendas — apesar das redes sociais? Porque 8 em cada 10 clientes em potencial preferem falar com representantes de vendas por e-mail, do que por qualquer outro canal.

Porém, é praticamente impossível para qualquer empresa, disparar e-mails de vendas um por um. Já imaginou quanto tempo seria perdido no processo?

Isso é o que torna a automação de e-mail tão importante para qualquer plataforma de vendas. E não só o disparo é importante, mas também a análise do sucesso destes envios.

Afinal, para criar uma estratégia assertiva para conseguir realmente se conectar com os potenciais clientes, é preciso entender o que está ou não dando certo.

Por isso, na automação de e-mail da Leads2b, você pode acessar com praticidade, análises dos seus disparos, podendo avaliar:

  • Entregas, entendendo quantos dos seus contatos realmente estão recebendo seus e-mails 
  • Rejeições (bounce), que revelam a necessidade de uma higienização de endereços de e-mail
  • Cliques, que apontam se suas linhas de assunto são atrativas
  • Respostas, que indicam se o corpo do seu e-mail é instigante
  • Conversões, que demonstram se suas chamadas para a ação (CTAs) estão realmente convincentes.
Mais que automatizar o disparo, a plataforma de vendas Leads2b fornece uma análise prática dos envios dos e-mails
Mais que automatizar o disparo, a plataforma de vendas Leads2b fornece uma análise prática dos envios dos e-mails

VOIP

Ainda que os e-mails ainda predominem, as ligações são o meio favorito dos C-levels e executivos para conversar com um representante de vendas.

De fato, 75% dos C-levels ficam felizes em receber ligações de vendas — em comparação com 64% dos diretores e 59% dos gerentes.

Ou seja, se você quer acessar os decisores, deve incluir as ligações em sua estratégia de vendas.

Mas, isso não significa que você deve colocar seus representantes comerciais em frente a aparelhos de telefones, discando o dia todo.

Basta contar com uma plataforma de vendas com VOIP (Voz sobre IP) integrado e seus vendedores vão poder contatar seus potenciais clientes utilizando discagem automática, sem perder tempo discando.

Melhor ainda: utilizando a internet como telefonia, eliminando custos extras com esta intermediária.

Na plataforma de vendas da Leads2b, a vantagem é ainda maior, já que as ligações ficam gravadas e podem ser ouvidas mais tarde, permitindo uma análise mais profunda do discurso de vendas de cada representante, as reações dos clientes a cada abordagem, além de favorecer a escuta ativa.

Além de contar com VOIP, a plataforma de vendas Leads2b permite a gravação das calls
Além de contar com VOIP, a plataforma de vendas Leads2b permite a gravação das calls

Qualificação padronizada

Você sabia que 67% das vendas perdidas são resultado de representantes comerciais que não qualificam adequadamente os clientes em potencial antes de conduzi-los pelo processo de vendas?

Além disso, temos o agravante de existirem inúmeros métodos de qualificação para possíveis compradores. Citando apenas alguns deles:

  • BANT — Sigla para Budget, Authority, Need and Timing (ou orçamento, autoridade, necessidade e urgência), é uma metodologia mais utilizada em empresas tradicionais
  • SPIN Selling — Sigla para Situation, Problem, Implications and Need-payoff, foi desenvolvido por Neil Rackham e contempla perguntas estratégicas sobre situação, problema, implicações e necessidade

GPCT — Sigla para Goals, Plans, Challenges, Timeline (objetivos, planos, desafios e urgência) é mais aplicada por startups

GPCTBAC&I — mais completo, inclui (além do que vimos acima) os dois dos questionamentos de BANT, ou seja Budget e Authority, além de duas das perguntas do SPIN Selling, isto é Consequences e Implications (ou consequências e implicações).

Todos possuem sua lógica e valor, mas, o ideal é que sua operação de vendas opte por um só, estabeleça as perguntas e replique-as entre os representantes, para garantir maior eficiência e padronização do processo de qualificação.

Para facilitar essa tarefa, a plataforma de vendas Leads2b conta com um recurso específico:

Com a plataforma de vendas Leads2b, sua qualificação de clientes é mais assertiva e padronizada
Com a plataforma de vendas Leads2b, sua qualificação de clientes é mais assertiva e padronizada

Videoconferência integrada

A princípio apenas utilizadas como último recurso, as videoconferências se revelaram a única saída no início da pandemia e — uma vez tendo provado seu valor — se tornaram um dos canais mais utilizados para as vendas B2B especialmente no modelo inside sales).

Algumas das suas principais vantagens é que elas reduzem custos com deslocamento no caso de reuniões presenciais — principalmente por causa da economia em viagens e segurança.

As videoconferências também são preferidas por 75% dos compradores, por conta da facilidade do agendamento — e reagendamento (além dos pontos citados acima).

Os compradores preferem a economia e praticidade das videoconferências
Os compradores preferem a economia e praticidade das videoconferências

Elas também podem impulsionar as vendas: equipes B2B perceberam um aumento superior a 200% em suas taxas de resposta/fechamento desde que começaram a usar as videoconferências.

Sem falar que os compradores estão dispostos a fazer compras com ticket médio elevado, mesmo sem nunca ter encontrado pessoalmente o vendedor — segundo dados da McKinsey.

Quanto?

Os compradores não precisam de um encontro pessoal para realizarem compras de alto valor
Os compradores não precisam de um encontro pessoal para realizarem compras de alto valor

Por isso, a plataforma de vendas Leads2b integra uma ferramenta de videoconferências, que pode tanto ser usada internamente (para a comunicação entre a equipe), como externamente (com clientes).

A funcionalidade também permite gravar as reuniões, fazer o compartilhamento de tela (para apresentações), conversas via chat e reações.

A plataforma de vendas Leads2b também integra videoconferências — internas e externas
A plataforma de vendas Leads2b também integra videoconferências — internas e externas

Envio automatizado de propostas comerciais/orçamentos

O fechamento da venda é uma das partes mais importantes de uma negociação e, justamente por isso, deve ser facilitada ao máximo.

Pensando nisso, a plataforma de vendas da Leads2b fornece um recurso de envio automatizado de propostas comerciais/orçamentos.

Com ela, sua equipe comercial ganha tempo enviando as propostas/orçamentos diretamente pela ferramenta para o e-mail do comprador, recebendo o aceite assim que ele é realizado pelo cliente.

Assim, a etapa de fechamento é otimizada, melhorando a experiência do cliente

 Na plataforma de vendas Leads2b, o envio de propostas/orçamentos é integrada, agilizando o fechamento da venda
Na plataforma de vendas Leads2b, o envio de propostas/orçamentos é integrada, agilizando o fechamento da venda

Automação de Marketing

Outro ponto que pode ser coberto pela plataforma de vendas é a automação de marketing — visto que esses departamentos trabalham em conjunto.

Como a Leads2b é uma plataforma que abrange desde a geração de leads até o pós-vendas, alguns recursos da automação de marketing também são contemplados.

Integração com WhatsApp

O WhatsApp é uma das redes sociais mais populares do Brasil, sendo utilizada por 96,4% dos usuários de mídias sociais (meros 165 milhões, aproximadamente).

Além disso, o app também está na tela inicial de cerca de 54% dos smartphones brasileiros.

Sem falar que já foi adotada por 40% dos empresários brasileiros para fins comerciais.

Ou seja, incluir este canal em suas estratégias de vendas sociais é fundamental.

Frases de abordagem de vendas pelo WhatsApp

Saiba como abordar clientes em sua estratégia comercial, utilizando o WhatsApp, um dos principais canais de impulsionamento de vendas.

Conhecendo a Leads2b: a melhor plataforma de vendas do Brasil 1

Justamente por isso, a Leads2b também conta com uma integração com a rede social.

Com esta integração, sua equipe comercial tem controle de todas as conversas com seus clientes, sem precisar sair da plataforma de vendas, podendo:

  • Centralizar suas conversas — graças à integração total do WhatsApp ao sistema comercial, não é preciso usar vários aparelhos e apenas um único número de telefone
  • Melhorar sua organização — acompanhando as negociações de forma rápida e prática, mantendo o histórico das negociações em um só lugar
  • Criar modelos — permitindo o envio de mensagens personalizadas para padronizar as conversas.

Além disso, com o add-on de WhatsApp Leads2b: 

  • É possível ter um único número para toda a sua equipe comercial
  • Seus representantes de vendas podem responder seus clientes no WhatsApp diretamente da plataforma comercial

O app pode ser usado em qualquer etapa do funil: da prospecção ao pós-vendas.

Landing Pages

Quando se pensa em estratégias de geração de leads inbound, uma das melhores estratégias é criar landing pages (LPs) — páginas criadas para apresentar um produto ou serviço e que é focada na conversão do usuário.

Isto é, oferece algo de valor a um cliente em potencial em troca dos dados de contato dele. Dados estes que podem ser utilizados para uma abordagem comercial posterior.

Mesmo que, a princípio, uma LP apresente uma taxa de conversão média de 26%, quase 10% das empresas afirmam ter superado esse valor por uma margem considerável, com taxas de conversão acima de 70%.

De qualquer forma, utilizar as LPs como complemento para suas vendas com prospecção ativa é uma atitude estratégica, que une inbound e outbound — combinação utilizada por 84% das empresas.

Na plataforma de vendas da Leads2b é fácil criar LPs para impulsionar sua geração de leads:

Descubra como criar LPs usando a plataforma de vendas Leads2b

Dashboards

Monitorar seus resultados aponta quais estratégias estão sendo efetivas (e podem ser replicadas) e quais estão sendo um verdadeiro desperdício de tempo e recursos (devendo ser eliminadas o quanto antes).

E, a melhor forma de monitorar esses resultados é através de painéis visuais, personalizados, práticos e com gráficos intuitivos, como os fornecidos pela plataforma de vendas da Leads2b.

Com eles, você pode acompanhar o desempenho dos seus vendedores, das suas campanhas de prospecção ativa, marketing e inbound.

A partir da análise dos dados apresentados nestes dashboards, é possível analisar o progresso da sua equipe em direção às metas, identificar gargalos e definir estratégias preventivas, corretivas e proativas.

Dahsboards personalizáveis da plataforma Leads2b
Dahsboards personalizáveis da plataforma Leads2b

Conclusão

Como você pode ver, o que não faltam são funcionalidades e recursos estratégicos na plataforma de vendas Leads2b.

Mas, existem muitos outros recursos que sua empresa pode utilizar para impulsionar suas vendas. 

Converse com um de nossos especialistas para conhecer cada detalhe da plataforma e entender como ela pode beneficiar sua empresa.

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
Posts recentes
Conhecendo a Leads2b: a melhor plataforma de vendas do Brasil 2

Vender para clientes é essencial e, é claro que na Black Friday eles não podem ficar de fora. Mas, quais são os cuidados básicos ao vender para clientes na Black Friday?

Entenda a importância do sales enablement e como implementá-lo

Entenda o conceito de sales enablement, sua importância e os 8 passos para implementar em sua organização de vendas B2B.

7 dicas de como vender para clientes na Black Friday

Se você está pensando em como vender para clientes na Black Friday, confira estas 7 dicas imbatíveis para impulsionar sua campanha.

Conheça os 9 principais benefícios de um CRM

Descubra quais são os benefícios do CRM para o processo comercial, para a empresa em geral e até para os clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Crie sua conta grátis e conheça mais sobre as funcionalidades da Leads2b.

plataforma all-in-one

Inteligência em vendas de ponta a ponta

Nossa tecnologia proporciona tudo num lugar só: prospecção, gestão comercial, automação, CRM e pós-vendas. Isso sim é inteligência comercial.

Leads2b - a inteligência comercial que você precisa para impulsionar a produtividade do seu time de vendas