fbpx

Networking: importância da rede de negócios em sua operação comercial

Descubra a importância do networking e inclua a rede de negócios em sua operação comercial

O networking (ou rede de negócios) é usado para expandir círculos de conhecidos, descobrir oportunidades de negócios em suas áreas e aumentar sua consciência sobre as novidades e tendências em áreas específicas.

A rede de negócios ajuda a acompanhar os eventos atuais na área e desenvolve relacionamentos que podem impulsionar negócios. 

O que torna o networking uma tática estratégica para melhorar sua operação comercial.

Descubra como extrair o máximo dessa técnica para suas vendas? 

O que é networking?

Networking (ou rede de negócios) é o processo de conhecer, conectar-se e estabelecer relacionamentos mutuamente benéficos com outros empreendedores, líderes empresariais e potenciais clientes. 

Fazê-lo envolve explicar o que você faz, mostrar seu valor, fazer perguntas relevantes e transformar as novas conexões certas (que se beneficiam de seu produto) em clientes.

É, literalmente, fazer contatos no meio comercial.

Se você assiste séries, já deve ter se deparado com o personagem principal ligando para “um conhecido” que trabalhava em uma empresa importante para resolver um problema.

Eis o networking.

Importância da rede de negócios para sua operação comercial

Feito da forma certa, o networking ajuda a construir sua lista de contatos e, principalmente, preenche seu pipeline de vendas.

1. Preenche sua lista de contatos e identifica referências 

Um bom networking não só ajuda você a encontrar potenciais clientes, mas também a identificar oportunidades de parcerias e colaborações.

Potencialize seu networking fazendo uma parceria com a Leads2b

2. Aumenta sua visibilidade 

Quanto mais pessoas veem você por perto e sabem que você é um especialista no que faz, mais vão querer trabalhar com você – e mais contarão às pessoas sobre você. 

A rede de negócios oferece o perfil e a visibilidade que você precisa para ser conhecido como uma referência em seu segmento – principalmente caso esteja aproveitando as oportunidades de falar para grupos nos eventos de networking certos em sua área.

3. Mantém você atualizado e conectado ao mercado 

Venda é um campo em constante mudança, concorda?

Assim, para atrair clientes, você precisa saber exatamente quais problemas eles estão enfrentando e como resolvê-los.

A rede de negócios ajuda você a acompanhar o mercado, ouvir os desafios atuais dos clientes e até mesmo encontrar soluções para seus próprios problemas de negócios.

O networking pode te ajudar a identificar os desafios dos clientes. Assim como este e-book

4. Aumenta a confiança e o moral 

O networking conecta você a pessoas com ideias parecidas, permitindo que você se inspire com o otimismo e entusiasmo delas. 

Especialmente se você está passando por uma transição difícil, conhecer pessoas que passaram pelo mesmo e tiveram sucesso é uma ótima forma de levantar sua moral.

3 passos para fazer o networking sem erro

Alguns passos simples te ajudam a tecer sua rede de contatos de forma saudável e eficiente.

Como os 3 passos que mostramos a seguir:

Passo 1: entenda a rede de negócios como uma troca

Se você quer construir um networking eficaz, precisa se concentrar no que pode fazer pelas outras pessoas. Não apenas o que eles podem oferecer a você.

Por isso, sua primeira iniciativa deve ser se perguntar: “como vou agregar valor às pessoas aqui?”

Isso, claro, além de vender algo para elas.

Pode ser desde compartilhar sua experiência no segmento, até dar conselhos honestos e ajudá-las a encontrar uma solução para um problema específico que estejam enfrentando.

Começar por esta mudança de mentalidade é o mais importante.

Passo 2: foque no objetivo do networking

Só para lembrar: o objetivo do networking é construir relacionamentos estratégicos para seus negócios.

Para isso, você precisa personalizar seu discurso de vendas para cada pessoa que conhecer e conforme os objetivos que deseja alcançar.

Nossas conexões se dividem, basicamente em:

Graus das nossas conexões interpessoais
Graus das nossas conexões interpessoais

Mesmo que algumas pessoas tenham uma capacidade incrível de fazer amizades instantaneamente, isso não é tão comum.

Por isso, na rede de negócios, o objetivo geralmente é mover as pessoas um nível acima.

Digamos, você participa de um evento com empresas de médio porte que estão dentro do perfil ideal para usar a solução que sua empresa oferece.

Lá, você encontra 2 pessoas conhecidas. Nesse caso, pode dar conselhos e oferecer ajuda, buscando mover estas pessoas de “conhecidos” para “íntimos”.

No processo, isso as torna mais próximas de se transformarem em potenciais clientes futuros.

Você também pode estabelecer o objetivo de conhecer e ter diálogos significativos com 15 pessoas e conseguir suas informações de contato.

Passo 3: participe dos eventos certos

Pode parecer óbvio, mas se você trabalha com o mercado B2B, por exemplo, ir a eventos de B2C não vai agregar muito para o seu negócio.

A ideia aqui é: participe apenas dos eventos onde você pode realmente receber e entregar valor.

Uma boa ideia é participar de eventos em seu nicho de mercado ou, no máximo, um nicho complementar.

Se quiser descobrir quais nichos são mais relevantes para você, baixe o kit abaixo e preencha a planilha de matriz conforme as instruções do e-book:

Acompanhe os eventos do seu nicho para um bom networking

Para isso, você precisa entender profundamente seu mercado e, obviamente, seu perfil de cliente ideal.

Isso é muito importante, porque se você acredita que seu produto vale para todos, não vai ter muito sucesso fazendo networking.

Além disso, os eventos que as pessoas vão podem variar bastante conforme seus perfis: c-levels de pequenas empresas e CEOs de grandes indústrias geralmente não frequentam os mesmos eventos.

Procure também se inscrever em páginas relevantes que avisem quando haverão eventos, como a da FGV, se você trabalha com grandes enterprises ou do SEBRAE, se seu público são micro e pequenos empreendedores.

7 dicas para uma boa rede de negócios 

O segredo para um bom networking é criar conversas genuínas. Mas, como fazer isso?

É o que veremos a seguir:

1. Esteja acessível

Talvez você não saiba, mas a comunicação humana é 55% visual.

Sim, isso significa que você precisa estar ativo, câmera aberta nos eventos virtuais e circulando entre as pessoas nos espaços físicos.

Além disso, a comunicação ser maioritariamente visual também quer dizer que as pessoas vão estar reparando na sua linguagem corporal.

Portanto, mantenha uma postura confiante: nada de braços cruzados, mantenha o queixo levantado, mantenha o contato visual com quem estiver falando e sorria.

2. Mantenha conversas relevantes

Uma boa forma de iniciar conversas relevantes é usar o tema do evento que você está participando.

Por exemplo, em uma conferência, você pode perguntar: 

“O que você está achando desta conferência? As sessões parecem aplicáveis?”

“Faz muito tempo que você trabalha com este segmento?”

3. Mostre real interesse

O pior erro em um networking é iniciar uma conversa falando sobre coisas inteligentes, interessantes e até impressionantes sobre você mesmo.

Em vez disso, experimente praticar a escuta ativa, reagir ao que ouve e fazer perguntas complementares para demonstrar seu interesse nas outras pessoas.

A chave é criar uma conexão verdadeira antes de falar sobre você mesmo.

Lembre-se: seu objetivo é conhecer e ajudar outras pessoas – além de si próprio.

4. Posicione-se como um especialista agregando valor

Em todas as conversas durante sua construção da rede de negócios, procure se posicionar como uma referência no seu segmento.

Seja mencionando estudos, relatórios e dados recentes ou falando sobre experiências próprias, isso é fundamental para estabelecer confiança e autoridade.

5. Forneça valor, sempre

Para construir um networking estável, você precisa estar constantemente fornecendo valor. Afinal, somente assim você consegue construir conexões duradouras.

Como você pode fazer isso?

 Sempre forneça valor em seu networking e fortaleça sua rede de negócios
Sempre forneça valor em seu networking e fortaleça sua rede de negócios

Lembre-se: cada pequeno valor que você fornece ajuda a te posicionar como especialista. Mais do que isso, como alguém confiável.

O que facilita mover as pessoas em seu funil de conexões (de desconhecidos para conhecidos, de conhecidos para íntimos, e assim por diante).

6. Transforme conversas em potenciais vendas

A pessoa com quem você está falando deu sinais de que está interessada na sua solução? Nesse caso, conduza a conversa para qualificar esta pessoa.

Procure descobrir suas necessidades, desafios, o que está fazendo para resolver o problema, que tipo de solução está considerando, entre outros.

Se o que a pessoa disser estiver totalmente alinhado com o que você oferece, faça um breve discurso de venda.

Isto é, uma descrição rápida (de, no máximo, 30 segundos) do seu produto.

Nem pense em falar sobre recursos, benefícios ou preços agora. Esta não é a hora, nem o lugar para isso.

Além disso, aproveite as respostas dadas pela própria pessoa para construir seu discurso e torne sua solução atraente e empolgante, sem exagerar. Ninguém gosta de ouvir histórias “enfeitadas”.

Confira estas dicas de qualificação e aplique em seu networking quando encontrar potenciais clientes interessados

7. Faça o acompanhamento após o evento

Todo o seu esforço para construir sua rede de negócios acaba sendo desperdiçado se você não fizer o devido acompanhamento.

Você precisa enviar um e-mail, oferecer uma demonstração ou até mesmo fazer a ligação que ficou combinado durante o evento para que o networking dê frutos.

E, isso fica muito mais fácil quando você conta com uma ferramenta onde pode salvar os contatos obtidos e definir lembretes para fazer esta comunicação.

Sem falar que é a melhor forma de usar os contatos para preencher seu pipeline, inclusive tendo a chance de descobrir mais informações sobre aquele contato.

Como quando você usa a Leads2b, e pode extrair números de telefone, e-mails e sites adicionais dos contatos. 

Além de descobrir se aquela pessoa está envolvida em mais de uma empresa simplesmente pesquisando pelo nome dela.

Para isso, basta usar o recurso Consulta CNPJ Pro:

Enriqueça sua rede de negócios usando o Consulta CNPJ Pro da Leads2b
Enriqueça sua rede de negócios usando o Consulta CNPJ Pro da Leads2b

Mesmo sendo resultado de um networking, um acompanhamento é um acompanhamento. Para ser bem-sucedido, use as dicas deste outro blog post.

Conclusão

Tecer uma rede de negócios é a melhor iniciativa para ampliar o alcance da sua empresa e melhorar os resultados da sua operação comercial.

Para isso, porém, você precisa fornecer valor e fazer conexões genuínas.

Use as dicas do post de hoje para melhorar seu networking e lembre-se: criar uma rede de negócios vai muito além do que simplesmente fechar vendas.

Agora, conta para a gente nos comentários: você já usava o networking? Quais foram seus resultados?

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
posts recentes
Aprenda a fazer - e revisar - sua precificação de produtos

Descubra o que é, a importância da revisão e como fazer a precificação de produtos e serviços com precisão e assertividade.

Descubra o que é o planejamento de vendas, sua importância, quais são seus objetivos e benefícios, como fazer passo a passo e porque começar em novembro.

Descubra o que é o planejamento de vendas, sua importância, quais são seus objetivos e benefícios, como fazer passo a passo e porque começar em novembro.

Descubra o que é a venda consultiva, porque adotar, confira exemplos para se inspirar, 5 passos para implementar e dicas para aplicá-la efetivamente.

Descubra o que é, a importância, os benefícios e como estruturar o pós vendas em sua empresa e encantar seus clientes!

Descubra o que é um modelo de gestão e confira dicas para melhorar o seu

Mais do que saber o que é um modelo de gestão, veja dicas de um CEO de como aplicar e melhorar no seu dia a dia de forma prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aumente suas vendas

Descubra como é possível melhorar suas vendas com a Leads2b.