Mestre das vendas: 10 passos para vender mais com menos esforço

mestre de vendas

Qualquer um pode se tornar um vendedor, o fato é que vender faz parte da natureza humana. Por isso, a maior parte de nós consegue em algum momento utilizar um pouco de suas capacidades de comunicação para sair de sua zona de conforto e negociar a venda de algo. Mas, fazer uma simples venda e ser um vendedor é muito diferente de ser um mestre das vendas.

Essa pessoa com habilidades superiores possui uma facilidade incomum para encontrar os pontos fortes de qualquer produto. Com isso, consegue convencer o cliente a fazer a compra e ainda ficar feliz com isso. Nesse artigo irei dar dicas para você que quer treinar os seus talentos normais e se tornar um verdadeiro mestre das vendas.

1. Saiba se comunicar

Sem dúvidas você vai conseguir perceber isso sozinho, mas vou mencionar mesmo assim pois é um atributo muito relevante. Para se tornar um mestre de vendas você precisa ser um mestre da comunicação. Não se trata apenas de sorrir e acenar quando o cliente falar com você. Mas é necessário que você tenha um amplo vocabulário e que especialmente você esteja preparado para conversar com pessoas simples que não estão habituadas a uma linguagem muito rebuscada.

Se você falar de uma maneira que o seu cliente não entende, então você pode causar um susto ou uma desconfiança. E decididamente você não quer isso.

2. Confie em suas capacidades

Como um mestre das vendas muitas vezes você estará em situações em que o público para o qual você vai falar e a quem você deseja vender está pouco inclinado a fazer uma compra. Isso é super comum, então não se deixe abater pela perspectiva de levar um não.

Confia plenamente nas suas habilidades. Você estudou e se preparou para esse momento então é importante que você tenha a capacidade de deixar o nervosismo de lado e colocar seus conhecimentos em prática no modo automático. Dessa forma, não importa qual seja o resultado, você irá se sentir satisfeito com ele e poderá passar para o próximo cliente sem medos ou dúvidas.

3. Não seja insistente

Um mestre das vendas não precisa insistir. Você tem os seus argumentos preparados para convencer o cliente apontando o máximo de vantagens no seu produto que forem possíveis apontar. Faz parte do seu trabalho argumentar com o cliente enquanto ele tiver dúvidas ou objeções. No fundo, esses questionamentos significam que ele quer ser convencido.

No momento em que o cliente decide que não vai mais argumentar e que no lugar disso apenas vai dizer que não e ir embora você deve respeitar o seu produto. Você não precisa e não deve implorar. Nesse caso, quando ele decidir não fazer a compra, ele deve sentir que saiu perdendo e se você insistir ele vai ficar ainda mais seguro da decisão que tomou.

4. Seja sociável

Não se trata apenas de atender e dizer o preço ou às qualidades do produto. Mas todo o conjunto de ações que um mestre das vendas utiliza durante o atendimento faz parte de seu conjunto de habilidades como vendedor. A forma como você vai falar, sorrir, se mover… Todos esses fatores são essenciais para mostrar que mesmo que a pessoa decida não fazer a compra ela pode confiar em você.

Ser sociável se trata de verdadeiramente dedicar aquele momento ao cliente de forma completa, sem distrações e sem pensar apenas no seu lucro. A venda será uma consequência das suas habilidades e não apenas um objetivo frio no final da linha.

5. Adore aprender

Como mestre de vendas você vai precisar se manter atualizado. Ou seja, sempre existem novos produtos, novas técnicas, novas formas de se comunicar e de atender, novos tipos de pessoas com quem interagir. Para se sair realmente bem no seu trabalho, você vai precisar saber tudo isso.

Aprender será parte do seu dia a dia se você quiser de fato se sair bem no que faz. Assim, se você detesta passar por um processo de aprendizado, ache outra profissão! Para ser um mestre das vendas, você precisará adorar aprender. Nesse caso, abra um sorriso e comece a aprender, eventualmente você vai entender que aprender algo novo é realmente uma sensação muito boa.

6. Assuma responsabilidades

Nem todas as vendas são possíveis, nem todas as decisões são as certas, nem todos os produtos são adequados. Situações inesperadas irão acontecer seja você um simples vendedor ou um mestre das vendas.

Para aqueles que escolheram a primeira opção os erros são sempre culpa dos outros ou das circunstâncias. Já para o mestre das vendas os erros são oportunidades, passe a aprender com seus erros, assuma diretamente que você errou e tudo bem, siga em frente. O aprendizado será mais verdadeiro se você tiver a liberdade de admitir para si mesmo que você cometeu um erro.

Responsabilidades são exatamente o que te faz crescer. Dessa forma, abrace às que você conseguir e não se deixe dominar por elas, mostre que você está no comando.

7. Crie conexões rápidas

Não se trata apenas de atender bem. Um mestre das vendas sabe que, para ser significativo, seu atendimento precisa ser verdadeiro, suas relações precisam ser reais. Quando você estiver em contato com um cliente, por qualquer meio de comunicação que seja, crie uma conexão com ele. Assim, os problemas dele passam a ser um problema seu, uma necessidade do cliente é uma necessidade sua e, por isso, você apenas aceita o melhor resultado.

Se você sabe que aquele produto fará a diferença para o seu cliente, então faça a venda, mas o contrário também é verdadeiro. Se você perceber que o cliente espera do seu produto algo que não é o que você está oferecendo, seja honesto e diga a verdade. Uma venda por enganação não tem valor algum no seu currículo.

8. Descubra o que eles realmente querem

Muitas das vezes que um cliente entra no raio de ação do mestre das vendas esse cliente ainda não sabe o que ele quer. É claro, ele saiu de casa determinado a comprar uma tv nova, mas ele não sabe qual, ele não sabe às vantagens de cada, ele não sabe o que cada uma tem a oferecer e principalmente quais pontos negativos de cada modelo podem virar um problema para ele.

Nesse caso é função sua utilizar parte do seu tempo para realmente entender a situação e fazer a melhor indicação possível. Você pode até levar alguns minutos extras no seu atendimento, mas a confirmação da compra e do cliente satisfeito é o que te torna em um mestre.

9. Estude o seu mercado

As coisas estão sempre em constante estado de mudança, o seu mercado não será diferente. Isto é, produtos entram e saem de moda, novas tecnologias surgem e desaparecem, a opinião pública muda completamente de um dia para o outro. Assim, um mestre das vendas precisa estar pronto para reagir a tudo isso e ajustar sua plataforma de vendas.

Esteja em constante exercício de estudar o seu mercado. Isso não significa que você deve gastar todo o tempo livre verificando às notícias obcecado por mudanças, pois desta forma você não seria efetivo. O que você tem que fazer na verdade é tirar um momento da sua semana ou do seu dia e passar o olho nas notícias. Se alguma mudança que impacte o seu mercado aconteceu, então leia mais a fundo, mas se nada mudou você pode relaxar por mais algum tempo.

10. Se antecipe

Nem sempre o cliente vai chegar até você com o desejo de comprar algo. Muitas vezes, o cliente vai pousar na sua frente pronto para ser fisgado sem nem ao menos notar que está precisando de algo. Nesse caso, um mestre das vendas aprende como se antecipar.

Se o seu cliente é uma mulher grávida, quais produtos ela vai precisar no futuro próximo que você pode oferecer? Carrinho de bebê, berço, brinquedos, mamadeiras, fraldas e quem sabe até um curso sobre maternidade. Só porque o cliente ainda não sabe que quer o seu produto não significa que ele não esteja pronto para fazer a compra.

Esteja sempre de olho nos arredores e encontre pistas nos seus clientes do que eles podem estar querendo.

Mestre das vendas

Não se trata apenas de um título que você pode dar a si mesmo, se trata de uma qualidade e uma capacidade que você precisa treinar e merecer.

Um mestre das vendas é o fruto de uma rotina de dedicação e treinamento. Se você quer aprender mais sobre como é a vida e quais são as conquistas de um mestre, indicamos o livro “Mestre das Vendas”. Ele foi escrito pelos gênios Ivan R. Misner e Don Morgan, o livro foi criado com a colaboração de diversos dos mais famosos e influentes vendedores do mundo contando segredos e dicas que vão mudar a sua vida.

Conclusão

Agora você sabe o que precisa fazer, comece hoje mesmo a dar os primeiros passos para se tornar o mais novo mestre das vendas que o mundo já viu e mostre do que você é feito.

Para aprimorar ainda mais suas estratégias de vendas, indicamos uma solução completa para todo o seu processo de vendas. Clique aqui e confira a solução que vai mudar o nível do seu negócio!

Artigos Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *