Go-to-market

Confira dicas, estratégias e ferramentas para conquistar vantagem competitiva no mercado e ampliar sua base de clientes para acelerar o crescimento do seu negócio.

Ver artigos da categoria >

Mercado

Fique de olho nas tendências de mercado,  no comportamento dos consumidores e nas novidades do setor. Tenha informações sólidas para ajustar suas estratégias conforme as mudanças no mercado.

Ver artigos da categoria >

Processos comerciais

Entenda as melhores práticas e ferramentas essenciais para gerenciar suas vendas. Veja como otimizar leads e tornar seus processos comerciais mais eficientes.

 

Ver artigos da categoria >

Marketing

Descubra estratégias eficazes e dicas práticas para promover seus produtos e serviços. Aumente o reconhecimento da sua marca e acompanhe a demanda no mercado.

Ver artigos da categoria >

Marketing digital

Fique de olho nas melhores técnicas digitais para atrair e engajar clientes: SEO, mídias sociais e e-mail marketing — tudo para ajudar seu negócio a se destacar online.

Ver artigos da categoria >

Jornada de compra

Compreenda o caminho do consumidor, desde a descoberta inicial até a decisão de compra com guias detalhados e insights valiosos para melhorar cada etapa dessa jornada.

Ver artigos da categoria >

Tecnologia

Acompanhe as ultimas tendencias em tecnologia de Marketing e Vendas

Ver artigos da categoria >

Vendas

Estude abordagens estratégicas e práticas comprovadas para aumentar suas vendas e fechar negócios com sucesso.

Ver artigos da categoria >

Pós venda

Ingresse em um universo de técnicas para fidelizar seus clientes (tanto as consolidadas como as disruptivas), oferecer um atendimento de excelência e garantir a satisfação após a venda.

Ver artigos da categoria >

Prospecção de clientes

Saiba como identificar e captar novos clientes potenciais usando técnicas inovadoras e eficazes. Amplie sua base de clientes de forma direcionada e inteligente!

 

Ver artigos da categoria >

Técnicas de vendas

Aprenda como melhorar suas habilidades de vendas com dicas práticas e abordagens que ajudam a converter leads em clientes satisfeitos.

 

Ver artigos da categoria >

Gestão

Acesse uma verdadeira biblioteca para uma liderança eficaz, otimização de processos e alcance de metas organizacionais. Veja como uma boa gestão pode fazer a diferença!

Ver artigos da categoria >

Gestão de vendas

Veja como gerenciar sua equipe de vendas com eficácia, definindo metas claras e implementando técnicas para maximizar os resultados.

 

Ver artigos da categoria >

Produtividade

Aumente sua eficiência e a da sua equipe de vendas com dicas e ferramentas projetadas para melhorar a produtividade. Faça mais em menos tempo.

Ver artigos da categoria >

Indicadores comerciais

Transforme dados em ações estratégicas que impulsionam seu negócio aprendendo tudo sobre as métricas chave para analisar e melhorar seu desempenho comercial.

Ver artigos da categoria >

Academy

Uma seleção dos cursos mais estratégicos, ministrados por nossos especialistas, apresentando técnicas e metodologias que usamos diariamente aqui na operação da Leads2b. Confira e impulsione seus resultados comerciais!

Conheça a Leads2b Academy>

Estudos de casos

Leia na íntegra histórias das empresas que, como a sua, buscavam alavancar suas operações comerciais e conquistar vantagem competitiva no mercado — e como conseguiram alcançar esse objetivo com o apoio da Leads2b!

Ver estudos >

Leads2b Academy

Aprenda mais sobre vendas

Clique para compartilhar:

Marketing B2B vs B2C: Entenda as Diferenças e Estratégias

O Marketing B2B e o Marketing B2C são dois termos muito comuns no mundo do comércio eletrônico.

Apesar de terem diferenças muito claras, seus conceitos acabam causando certa confusão em quem não tem muita familiaridade com o assunto.

Nesse texto você vai entender exatamente o que é o Marketing B2B e o Marketing B2C e entender qual é a diferença entre eles. Dá uma olhada:

O que é o Marketing B2B

No comércio eletrônico, B2B é uma abreviação para o termo Business to Business, que significa “negócio para negócio”.

Ele é utilizado para definir transações comerciais onde empresas comercializam seus produtos ou serviços para outras empresas, e não para consumidores finais.

O Marketing B2B, então, é a estratégia de marketing voltada exclusivamente para o processo de compra e venda desse tipo de negócio.

Nele, os esforços precisam estar focados nas vendas, na geração de leads, no acompanhamento dos processos de venda e nas entregas do serviço.

De forma geral, as ações de Marketing Business-to-business possuem os seguintes objetivos principais:

  • Aumentar a qualidade dos leads de vendas;
  • Aumentar a quantidade dos leads de vendas;
  • Aumentar a taxa de conversão dos leads;
  • Melhorar conhecimento de marca e reputação;
  • Aumentar o ROI de marketing;

O que é o Marketing B2C

O termo B2C vem do inglês Business to Consumer que significa “negócio para consumidor”.

No mercado B2C as empresas vendem diretamente para um consumidor final (pessoa física) e o marketing que torna essas vendas possíveis é o chamado Marketing B2C.

As estratégias de Marketing B2C são focadas em atingir um número maior de pessoas, recorrendo às suas necessidades básicas e desejos. Dessa forma, são criadas campanhas de relacionamento e conversão direta em vendas.

Os principais objetivos do Marketing B2C costumam ser:

  • Fazer o negócio se sobressair no mercado
  • Conseguir atingir o consumidor fazendo-o conhecer e gostar da marca
  • Convencê-lo a comprar o seu produto ou serviço
  • Garantir uma boa experiência de compra
  • Realizar o pós-venda de forma a fidelizar o cliente

Diferenças entre B2B x B2C

Não é só o público-alvo que difere o Marketing B2B do B2C. A linguagem e a forma de abordagem também é bem diferente, já que um é focado em empresas e outro é focado em pessoas.

Pode-se dizer que o B2B se destina a executivos e pessoas com poder de decisão dentro das empresas, e o B2C foca em alcançar clientes finais que buscam determinado produto ou serviço.

Ainda, enquanto o B2C foca no relacionamento e conversão em vendas, o B2B acontece de forma mais prática, com o objetivo de reduzir custos, aumentar os lucros e gerar leads qualificados.

Uma outra diferença importante entre os dois modelos é a duração e a complexidade da decisão de compra.

Quando se trata de empresas, o processo de tomada de decisões costuma ser mais complexo, o que justifica a necessidade dos leads para vendas.

Já para consumidores finais, a decisão é mais simples e rotineira, tomada por um indivíduo só. Por isso há um foco maior em tráfego no site e taxas de conversão.

Táticas de Marketing para B2B e B2C

A tática mais eficaz que funciona tanto para B2B quanto para B2C é utilizar o famoso e-mail marketing. Para B2B, depois do email marketing, a criação de conteúdo, o gerenciamento de leads SEO são as estratégias mais utilizadas.

Já no B2C, o mais importante após e-mail marketing é o SEO, links patrocinadosredes sociais criação de conteúdo.


Sumário
0 0 votes
Nota do Artigo
Assine
Nofique se

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Leia mais artigos do nosso blog:

Saiba chatbot o que é e como esse assistente virtual que usa IA para conversas em texto pode te ajudar a vender mais
Entenda o que é BDR: um profissional especialista em qualificar potenciais clientes e agilizar o ciclo de vendas. Saiba tudo sobre ele!
abm-account-based-market-leads2b
O-QUE-E-MARKETING-LEADS2B
plg-leads2b
blog_template-de-email-1024x512
pql-leads2b
o-que-5w2h-leads2b

Assine nossa newsletter

Receba nossos conteúdos em primeira mão