marketing B2B e B2C: O que é, qual a diferença e principais táticas

Marketing B2B e B2C: o que é, qual é a diferença e principais táticas

O Marketing B2B e o Marketing B2C são dois termos muito comuns no mundo do comércio eletrônico.

Apesar de terem diferenças muito claras, seus conceitos acabam causando certa confusão em quem não tem muita familiaridade com o assunto.

Nesse texto você vai entender exatamente o que é o Marketing B2B e o Marketing B2C e entender qual é a diferença entre eles. Dá uma olhada:

O que é o Marketing B2B

No comércio eletrônico, B2B é uma abreviação para o termo Business to Business, que significa “negócio para negócio”.

Ele é utilizado para definir transações comerciais onde empresas comercializam seus produtos ou serviços para outras empresas, e não para consumidores finais.

O Marketing B2B, então, é a estratégia de marketing voltada exclusivamente para o processo de compra e venda desse tipo de negócio.

Nele, os esforços precisam estar focados nas vendas, na geração de leads, no acompanhamento dos processos de venda e nas entregas do serviço.

De forma geral, as ações de Marketing Business-to-business possuem os seguintes objetivos principais:

  • Aumentar a qualidade dos leads de vendas;
  • Aumentar a quantidade dos leads de vendas;
  • Aumentar a taxa de conversão dos leads;
  • Melhorar conhecimento de marca e reputação;
  • Aumentar o ROI de marketing.

O que é o Marketing B2C

O termo B2C vem do inglês Business to Consumer que significa “negócio para consumidor”.

No mercado B2C as empresas vendem diretamente para um consumidor final (pessoa física) e o marketing que torna essas vendas possíveis é o chamado Marketing B2C.

As estratégias de Marketing B2C são focadas em atingir um número maior de pessoas, recorrendo às suas necessidades básicas e desejos. Dessa forma, são criadas campanhas de relacionamento e conversão direta em vendas.

Os principais objetivos do Marketing B2C costumam ser:

  • Fazer o negócio se sobressair no mercado
  • Conseguir atingir o consumidor fazendo-o conhecer e gostar da marca
  • Convencê-lo a comprar o seu produto ou serviço
  • Garantir uma boa experiência de compra
  • Realizar o pós-venda de forma a fidelizar o cliente

Diferenças entre B2B x B2C

Não é só o público-alvo que difere o Marketing B2B do B2C. A linguagem e a forma de abordagem também é bem diferente, já que um é focado em empresas e outro é focado em pessoas.

Pode-se dizer que o B2B se destina a executivos e pessoas com poder de decisão dentro das empresas, e o B2C foca em alcançar clientes finais que buscam determinado produto ou serviço.

Ainda, enquanto o B2C foca no relacionamento e conversão em vendas, o B2B acontece de forma mais prática, com o objetivo de reduzir custos, aumentar os lucros e gerar leads qualificados.

Uma outra diferença importante entre os dois modelos é a duração e a complexidade da decisão de compra.

Quando se trata de empresas, o processo de tomada de decisões costuma ser mais complexo, o que justifica a necessidade dos leads para vendas.

Já para consumidores finais, a decisão é mais simples e rotineira, tomada por um indivíduo só. Por isso há um foco maior em tráfego no site e taxas de conversão.

Táticas de Marketing para B2B e B2C

A tática mais eficaz que funciona tanto para B2B quanto para B2C é utilizar o famoso e-mail marketing. Para B2B, depois do email marketing, a criação de conteúdo, o gerenciamento de leads SEO são as estratégias mais utilizadas.

Já no B2C, o mais importante após e-mail marketing é o SEO, links patrocinadosredes sociais criação de conteúdo.


.

Fabio Santos

Se fosse só minha formação em Marketing e Comunicação em Mídias Digitais e meu cargo de Coordenador de Marketing na Leads2b até daria para tentar me vender como um profissional tradicional da área. Na verdade, vim de uma formação de Cinema, com sérios interesses em Educação e um sangue que corre música. Por isso, minha trajetória é sempre buscando resultado e criatividade.

Artigos Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *