Leads: o que são e porque sua empresa precisa deles.

  • O que são leads?
  • Por que preciso gerar leads? 
  • Como gerar leads?
  • Como transformar leads em clientes?
  • Diagnóstico gratuito da sua performance comercial.

Quando o assunto é marketing digital, não tem como não falar sobre os famosos leads. 

O termo “geração de leads” é um velho conhecido de quem está inserido no mundo do marketing digital e, se você pretende se aprofundar ainda mais no mundo online, vai precisar entender tudo sobre o assunto.

Tudo que você precisa saber sobre leads, eu vou te ensinar nesse texto.

Vamos por partes, começando por entender o que eles são. 

O que são leads?

Costumo dizer que, lead é o cara que entrou na sua loja, mas só está dando aquela famosa olhadinha. 

Então, basicamente, lead é alguém que demonstrou algum tipo de interesse pelo serviço ou produto que você oferece. Ele ainda não é um cliente, porque não comprou nada, então podemos chamá-lo de cliente em potencial (lead).

A maneira como o lead demonstra interesse no universo online, é baixando algum conteúdo que você disponibilizou, ou deixando o contato dele em alguma página de captura de emails. 

Existem diversas maneiras de capturar leads, mas não adianta pensar nisso sem antes entender a real importância deles para o seu negócio.

Por que preciso gerar leads?

Essa é a resposta mais simples de dar, até mesmo porque sua empresa precisa vender para sobreviver. Para uma empresa ter sucesso, ela precisa de mais e mais clientes. 

Claro que, nem todo lead é um cliente, e isso precisa ficar evidente para você. 

A estratégia consiste em atrair o máximo de pessoas possíveis que se interessam pelo que você oferece, para que desse tanto, apenas alguns de fato comprem.

Você deve estar pensando no tanto de esforço que envolve essa captura de possíveis clientes. 

Não seria mais fácil tentar vender diretamente para as pessoas, sem precisar se esforçar para atrair algumas que talvez nem comprem?

A resposta é não! 

Existe uma jornada pela qual o seu possível cliente passa antes de comprar e você precisa ser responsável por estar presente em todas essas etapas.

Olhe para você. 

Quando você precisa comprar algo, normalmente passa por um tempo de pesquisa, compara empresas que oferecem o que busca e tudo isso se inicia porque você se interessou por algo que alguma dessas empresas te mostrou. 

Você foi atraído.

Se aquela empresa não tivesse se apresentado para você de alguma forma, provavelmente você nunca teria visto ela. 

É importante capturar leads, não só pelo fato de que o seu negócio precisa vender mais, mas porque as suas chances de vender são muito maiores quando consegue atrair várias pessoas para o que você oferece. 

Existem várias maneiras de gerar esses leads, deixa eu te mostrar algumas delas. 

Como gerar leads?

Primeiro você precisa entender que lead não é visitante. Não adianta ter um grande volume de pessoas visualizando o seu negócio, mas nenhuma delas no mínimo interessadas no que você tem para oferecer. 

É aí que o lead nasce.

O segredo da geração de leads é a segmentação. Você precisa ser o mais assertivo possível na sua captação, para que a taxa de conversão seja ainda maior.

Falando em português agora: Você precisa entender qual é o público que pode comprar de você, para que possa direcionar seus esforços em maiores chances de vendas.

Para isso, é importante fazer um excelente mapeamento de mercado.

Após ter definido o seu público alvo, agora você pode usar algumas estratégias para capturar esses leads.

Esse processo de captura pode ser feito através de landing pages (páginas de conversão) em suas mídias sociais.

Como funciona?

Da seguinte forma: Você oferece um conteúdo para quem está visitando sua página ou site, mas não é qualquer conteúdo. Tem que ser aquele que só vai clicar quem se interessa em adquirir o que você tem. 

Por exemplo, alguém que precisa de uma mochila não vai clicar em um anúncio ofertando tênis. Agora, quem precisa de um tênis vai clicar. 

A lógica é que nem todos que precisam comprar o tal do tênis, vão comprar do primeiro anúncio que clicaram. Mas veja que, a chance de vender para quem precisa do que você oferta é bem maior do que para uma simples visita que só clicou porque a chamada estava abrangente demais. 

Por isso o seu discurso nas redes sociais precisa estar diretamente alinhado ao que você vende. Não vá atrás de volume, mas de resultado. 

E o que seria um resultado?

Fazer esse lead virar cliente! 

Vou te mostrar como.

prospecção ativa

Como transformar leads em clientes?

Esse é o processo que chamamos de qualificação

Você vai precisar de um responsável por peneirar todos esses contatos que chegaram. 

Esse cara (pré-vendedor) vai precisar entrar em contato com esses leads e, após um diagnóstico aprofundado, dizer se o contato pode ou não passar para o vendedor.

Te peguei, né? 

Vendedor aqui só vende, não faz prospecção e muito menos qualificação. 

Esse é o método que usamos, chama-se Inside Sales. Duplicamos nosso número de vendas em 3 meses agindo dessa forma. 

Seu pré-vendedor precisa, no mínimo, descobrir essas quatro informações para conseguir qualificar um lead:

  1. Cargo.
  2. Objetivos da empresa.
  3. Problemas que tem enfrentado.
  4. Faturamento.

Com essas informações o seu vendedor já consegue saber exatamente como conversar com o lead, para fazer a oferta final que resulta em contrato assinado. 

Conclusão

Agora que você entendeu que leads são possíveis clientes seus e que você precisa gerar mais desses para que seu negócio tenha sucesso. 

Vamos fazer uma análise de como está o seu modo de prospecção? 


Artigos Recentes​

1 comentário em “Leads: o que são e porque sua empresa precisa deles.”

  1. Tenho estado no mercado a muitos anos,até fazia este processo de leads através do funil eu pesquisava os potenciais compradores,brifava e passava a meus vendedores, mas sem a denominação, fico muito grata em melhorar meu vocabulário, é muito importante para nós do MKT, aprimorar nossa comunicação verbal técnica, obrigado pela brilhante informações! Sucesso, pois no MKT muitas vezes se faz releituras do mercado, com roupagem nova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *