Go-to-market

Confira dicas, estratégias e ferramentas para conquistar vantagem competitiva no mercado e ampliar sua base de clientes para acelerar o crescimento do seu negócio.

Ver artigos da categoria >

Mercado

Fique de olho nas tendências de mercado,  no comportamento dos consumidores e nas novidades do setor. Tenha informações sólidas para ajustar suas estratégias conforme as mudanças no mercado.

Ver artigos da categoria >

Processos comerciais

Entenda as melhores práticas e ferramentas essenciais para gerenciar suas vendas. Veja como otimizar leads e tornar seus processos comerciais mais eficientes.

 

Ver artigos da categoria >

Marketing

Descubra estratégias eficazes e dicas práticas para promover seus produtos e serviços. Aumente o reconhecimento da sua marca e acompanhe a demanda no mercado.

Ver artigos da categoria >

Marketing digital

Fique de olho nas melhores técnicas digitais para atrair e engajar clientes: SEO, mídias sociais e e-mail marketing — tudo para ajudar seu negócio a se destacar online.

Ver artigos da categoria >

Jornada de compra

Compreenda o caminho do consumidor, desde a descoberta inicial até a decisão de compra com guias detalhados e insights valiosos para melhorar cada etapa dessa jornada.

Ver artigos da categoria >

Tecnologia

Acompanhe as ultimas tendencias em tecnologia de Marketing e Vendas

Ver artigos da categoria >

Vendas

Estude abordagens estratégicas e práticas comprovadas para aumentar suas vendas e fechar negócios com sucesso.

Ver artigos da categoria >

Pós venda

Ingresse em um universo de técnicas para fidelizar seus clientes (tanto as consolidadas como as disruptivas), oferecer um atendimento de excelência e garantir a satisfação após a venda.

Ver artigos da categoria >

Prospecção de clientes

Saiba como identificar e captar novos clientes potenciais usando técnicas inovadoras e eficazes. Amplie sua base de clientes de forma direcionada e inteligente!

 

Ver artigos da categoria >

Técnicas de vendas

Aprenda como melhorar suas habilidades de vendas com dicas práticas e abordagens que ajudam a converter leads em clientes satisfeitos.

 

Ver artigos da categoria >

Gestão

Acesse uma verdadeira biblioteca para uma liderança eficaz, otimização de processos e alcance de metas organizacionais. Veja como uma boa gestão pode fazer a diferença!

Ver artigos da categoria >

Gestão de vendas

Veja como gerenciar sua equipe de vendas com eficácia, definindo metas claras e implementando técnicas para maximizar os resultados.

 

Ver artigos da categoria >

Produtividade

Aumente sua eficiência e a da sua equipe de vendas com dicas e ferramentas projetadas para melhorar a produtividade. Faça mais em menos tempo.

Ver artigos da categoria >

Indicadores comerciais

Transforme dados em ações estratégicas que impulsionam seu negócio aprendendo tudo sobre as métricas chave para analisar e melhorar seu desempenho comercial.

Ver artigos da categoria >

Academy

Uma seleção dos cursos mais estratégicos, ministrados por nossos especialistas, apresentando técnicas e metodologias que usamos diariamente aqui na operação da Leads2b. Confira e impulsione seus resultados comerciais!

Conheça a Leads2b Academy>

Estudos de casos

Leia na íntegra histórias das empresas que, como a sua, buscavam alavancar suas operações comerciais e conquistar vantagem competitiva no mercado — e como conseguiram alcançar esse objetivo com o apoio da Leads2b!

Ver estudos >

Leads2b Academy

Aprenda mais sobre vendas

Clique para compartilhar:

Pré vendas: Guia definitivo para otimizar suas vendas B2B

O pré vendas pode render um aumento de cinco pontos nas taxas de conversão, uma melhoria de 6–13% na receita e reduz em 10–20% o ciclo de vendas.

Ainda assim, nem todas as empresas contam com esse complemento para a força de vendas

Se a sua empresa é uma delas, saiba tudo sobre o pré vendas e descubra como implementar.

O que é pré vendas?

Em poucas palavras, o processo de pré venda abrange todas as atividades que ocorrem antes do fechamento da venda. Isso inclui tarefas como:

  • Pesquisar novos potenciais clientes/mercados
  • Prospectar e qualificar potenciais clientes
  • Preparar scripts de venda
  • Identificar soluções para a dor do cliente
  • Passar todos os dados relevantes para o vendedor fechar a venda
  • Renovar ofertas.

O objetivo do pré vendas é ajudar as equipes comerciais a prospectar potenciais clientes mais inclinados a comprar, acelerando o processo de vendas

Além disso, um processo de pré vendas bem estruturado tem um papel crítico na identificação e capitalização de oportunidades com seus parceiros atuais ou novas parcerias.  

Pré vendas x vendas

Apesar do pré vendas e as vendas funcionarem perfeitamente juntas, são processos com funções diferentes.

Basicamente, a pré venda se concentra na pesquisa, validação e preparação de potenciais clientes e mercados. 

Depois que um potencial cliente é qualificado e estimulado, o pré vendas entrega o comprador para a equipe de vendas fechar o negócio.

Em outras palavras, o pré vendas estabelece a base para o sucesso das vendas.

Afinal, a chave para fechar negócios é a capacidade do pré vendas de moldar as conversas com o comprador para posicionar a solução da empresa como a ideal.

Ainda que trabalhem perfeitamente bem juntas, as equipes vendas e pré vendas atuam de formas diferentes
Ainda que trabalhem perfeitamente bem juntas, as equipes vendas e pré vendas atuam de formas diferentes

É comum ter alguma sobreposição e interação entre as duas equipes e processos. 

Justamente por isso, as equipes de pré vendas e vendas devem trabalhar juntas, buscando identificar as oportunidades mais fortes e preparar propostas vencedoras.

Para tanto, o segredo é construir um processo de vendas integrado, que tenha os recursos certos, para as pessoas certas, no momento certo.

Assim, todos terão tudo o que precisam para ter sucesso.

Como é estruturada a equipe de pré vendas?

O pré vendas requer uma equipe dedicada de especialistas.

Sendo dividida em cerca de dois terços para atividades técnicas (elaboração de soluções para os problemas dos clientes) e um terço para atividades comerciais (gerenciamento de qualificação e oferta de negócio).

A equipe de pré vendas pode ser composta por um lead development representative (LDR), um sales development representative (SDR – o pré-vendedor) e um business development representative (BDR).

Vamos entender o que faz cada um deles?

O analista de pré vendas (LDR)

O papel do LDR é gerar leads qualificados para a equipe de vendas.

Sendo que essas listas tanto podem ser compradas como construídas pela própria empresa.

De forma geral, o LDR valida as informações dos contatos que estão contidos nessas listas. Por exemplo, confirmando endereço de e-mail e número de telefone dos tomadores de decisão.

Também é responsabilidade do analista de pré vendas fazer pesquisas para enriquecer os dados dos leads com as informações faltantes e trazer mais dados que possam ser relevantes.

Ainda que não atue tratando diretamente com os leads, os LDRs são fundamentais para tornar o trabalho dos BDRs e SDRs mais prático e assertivo.

Afinal, ao contar com contatos corretos e informações precisas, esses profissionais não perdem tempo entrando em contato com pessoas que não são decisoras nem com tentativas de contato frustradas por números ou e-mails desatualizados.

Pré-vendedor (SDR)

Um representante de desenvolvimento de vendas (SDR) – ou pré-vendedor – é um representante de vendas interno que se concentra em divulgação, prospecção e qualificação de leads.

Os SDRs não se concentram em fechar negócios, mas em conectar-se ao maior número possível de leads e determinar se eles são adequados para o cliente.

Esses profissionais movem os leads no pipeline de vendas, se conectando e aprendendo sobre seus negócios e necessidades.

Se um cliente potencial for uma boa opção, os SDRs agendam as próximas etapas com os vendedores (closers).

Eles também educam, respondem a perguntas e enviam materiais para clientes em potencial. 

Resumindo, entram em contato com todos os clientes potenciais e determinam quem fica e quem sai.

Em equipes de vendas maiores, os SDRs podem trabalhar em conjunto com os representantes de desenvolvimento de negócios (BDRs).

Representante de Desenvolvimento de Negócios (BDR) 

O BDR é o membro equipe de pré vendas responsável por trazer novas oportunidades de negócios, geralmente através de cold mail, cold calls, networking e vendas sociais.

Como assim oportunidades de negócios?

O desenvolvimento de negócios é o processo de conduzir oportunidades estratégicas para as empresas. 

E, ainda que possa ser usado para impulsionar parcerias e/ou crescimento, o desenvolvimento de negócios geralmente é alavancado dentro da equipe de vendas para geração de leads. 

Assim, os representantes de desenvolvimento de negócios são responsáveis ​​por:

  • Encontrar novas oportunidades de negócios
  • Qualificá-los 
  • Em seguida, encaminhá-los para os closers.

Parece muito com o que faz o SDR, não? Mas, apesar de trabalharem juntos em alguns momentos, existe uma diferença entre os dois profissionais.

Os BDRs geralmente se concentram na geração e qualificação de leads outbound (prospecção ativa), enquanto os SDRs se concentram em leads inbound (vindos de ações de marketing).

Em uma equipe pré vendas, enquanto os BDRs geram e qualificam leads outbound, os SDRs lidam com os leads inbound
Diferença entre BDR e SDR na equipe de pré vendas

Se você quer começar a estruturar sua equipe de pré vendas, pode começar contratando um SDR. Descubra como fazer isso passo a passo aqui.

Funil de pré vendas

O processo de pré venda segue essencialmente o pipeline básico até a transferência para o fechamento de vendas.

Um fluxo de processo de pré vendas geralmente funciona assim:

  • Identificação de novas oportunidades
  • Descoberta
  • Qualificação 
  • Demonstração do produto
  • Proposta
  • Acompanhamento.

Os estágios do funil de pré vendas são: identificação de novas oportunidades > descoberta > qualificação > demonstração > proposta > acompanhamento.
Estágios do funil de pré vendas

Vale destacar que um forte processo de pré vendas oferece suporte às vendas em todas as fases do pipeline.

Afinal, as equipes de pré vendas de primeira linha podem ajudar na previsão das necessidades do cliente com maior precisão.

Inclusive, recomendando o que os vendedores devem vender para clientes específicos e fornecendo sugestões baseadas em suas experiências anteriores com os compradores.

O pré venda também pode acelerar a velocidade do pipeline de vendas, antecipando o que irá desencadear uma renovação.

Além de poder recomendar ofertas especiais e acordos promocionais à equipe de vendas, garantindo uma renovação mais rápida com os clientes.

Identificação de novas oportunidades e análise de dados

Encontrar oportunidades foi uma tarefa facilitada pelo avanço da tecnologia digital e das soluções de vendas. 

Porém, mais clientes em potencial nem sempre significa compradores melhores. É aí que entra o pré vendas.

A equipe de pré vendas é especialista em identificação de novos potenciais clientes e análise de dados. 

Ela usa tecnologia de vendas e percepções do cliente para analisar perfis de clientes ideais e seus padrões de comportamento, buscando identificar oportunidades com maior probabilidade de fechamento.

Essa análise garante que equipe de pré vendas invista seu tempo e recursos somente compradores mais quentes.

Nessa análise, os pré-vendedores também procuram pelos dados dos potenciais clientes (e-mail, telefone, redes sociais, etc) para conseguir estabelecer o primeiro contato.

Com uma lista de contatos qualificada, eles podem abordar os possíveis compradores usando os dados captados por uma empresa terceira.

Também podem fazer essa captação de dados de potenciais clientes usando uma ferramenta específica para essa pesquisa.

A plataforma da Leads2b, por exemplo, tem o Consulta CNPJ Pro, que ajuda empresas B2B a encontrar potenciais clientes de acordo com vários parâmetros.

Como, por exemplo, CNPJ, região, segmento, entre outros.

O pré-vendedores podem usar o Consulta CNPJ Pro, da Leads2b, para encontrar novos potenciais clientes e oportunidades de mercado
O pré-vendedores podem usar o Consulta CNPJ Pro, da Leads2b, para encontrar novos potenciais clientes e oportunidades de mercado

Descoberta do cliente

A próxima etapa do processo de pré venda é a descoberta do cliente. É quando o contato inicial é feito com o cliente depois da análise.

Com uma boa pesquisa prévia, os pré-vendedores conseguem mapear de antemão todos os tomadores de decisão e influenciadores para uma abordagem mais assertiva.

Para esse primeiro contato, os pré-vendedores usam estratégias de prospecção ativa como cold call e cold mail.

Mas esse contato também pode ser feito através das redes sociais, como o LinkedIn e o WhatsApp, por exemplo.

Vamos ver como essas estratégias de prospecção mais para a frente.

Um bom pré vendas exige conhecimentos profundos sobre estratégias da prospecção ativa

Qualificação

A pré venda normalmente usa a qualificação para entender exatamente o que o potencial cliente está procurando e quais são seus desafios específicos. 

Essas informações são cruciais para que a equipe de vendas entenda como posicionar melhor sua solução e desenvolver uma proposta que melhor atenda ao problema do comprador.

Para isso usam estruturas de perguntas específicas – que além de oferecer um contato mais consultivo, também determinam a temperatura do comprador.

Ou seja, se o potencial cliente está mais inclinado a comprar e, portanto, pronto para ser passado para a equipe de vendas.

Preparação e aprovação da proposta

Depois que um potencial cliente é qualificado e validado, a equipe de pré vendas prepara uma proposta descrevendo os principais pontos fracos do cliente e uma solução sob medida.

Nessa fase, o pré vendas colabora com a equipe de vendas para revisar e aprovar a proposta que será apresentada para o cliente.

Essa é uma etapa essencial  para ambas as equipes, que buscam moldar a conversa para posicionar sua proposta como a solução ideal. 

Muito desse sucesso depende da capacidade do pré vendas de entender o cliente e entregar uma proposta personalizada que atenda às suas necessidades.

Por fim, depois da oportunidade passada para a equipe de vendas, o pré vendas continua trabalhando nos bastidores para identificar oportunidades futuras (re-sell).

A equipe de pré vendas é útil para melhorar o res-sell em seu negócio. Confira alguns templates de e-mails específicos para essa estratégia

Estratégias de pré vendas

As equipes de pré vendas usam diversas estratégias para cumprir seus objetivos. 

Que, como vimos, é a análise de dados, a descoberta, a qualificação e a preparação/aprovação da apresentação do produto.

Vamos analisar brevemente cada uma dessas estratégias de acordo com esses objetivos.

Análise

Como vimos acima, os pré-vendedores usam ferramentas específicas para encontrar/enriquecer dados de potenciais clientes.

Para isso, podem usar ferramentas específicas para facilitar essa mineração. Como, por exemplo, os sistemas de CRM.

Com a Leads2b, por exemplo, é mais fácil encontrar os dados dos potenciais clientes utilizando a ferramenta Buscador de Contatos.

A equipe de pré vendas pode usar ferramentas como os buscadores de contatos para encontrar dados que facilitem a abordagem ao cliente (e-mail, telefone, redes sociais)
A equipe de pré vendas pode usar ferramentas como os buscadores de contatos para encontrar dados que facilitem a abordagem ao cliente (e-mail, telefone, redes sociais)

A equipe de pré vendas pode usar ferramentas como os buscadores de contatos para encontrar dados que facilitem a abordagem ao cliente (e-mail, telefone, redes sociais)
A equipe de pré vendas pode usar ferramentas como os buscadores de contatos para encontrar dados que facilitem a abordagem ao cliente (e-mail, telefone, redes sociais)

Mas os pré-vendedores também entram em contato com leads já qualificados pelo marketing – que passaram por uma pré-aprovação e, portanto, estão prontos para um contato.

Descoberta do cliente

Para estabelecer o primeiro contato com o potencial cliente, podem ser usadas duas principais estratégias: cold mail e cold call.

Ou melhor ainda: as duas juntas, o cold calling 2.0.

No caso do cold call tradicional, a ligação é feita para alguém sem que essa pessoa tenha solicitado seu contato, nem tenha demonstrado interesse pela sua empresa ou pelo produto/serviço que ela oferece.

Para exemplificar, podemos citar as ligações de telemarketing.

No caso do cold mail, é a mesma coisa. Mas, nesse caso, a abordagem é feita através do envio de e-mails, em vez de ligações.

Tudo o que você precisa saber sobre cold mail, pode aprender no e-book abaixo.

Uma das estratégias utilizadas no pré vendas é o cold mailing. Saiba tudo sobre essa estratégia neste e-book

Qualificação

A qualificação é feita através de uma série de perguntas, com as quais o pré-vendedor busca descobrir o quanto aquele potencial cliente está pronto para avançar na compra.

Essas perguntas geralmente são baseadas em metodologias já estabelecidas e que ajudam a conseguir as informações desejadas com maior facilidade e assertividade.

É o caso do BANT, uma das metodologias mais utilizadas para qualificação de potenciais clientes.

Mas, além dessa metodologia, também temos o GPCT– que é mais moderno e traz perguntas mais alinhadas à realidade atual do mercado.

O GPCT traz perguntas mais adequadas ao mercado atual para a equipe de pré vendas qualificar os potenciais clientes
O GPCT traz perguntas mais adequadas ao mercado atual para a equipe de pré vendas qualificar os potenciais clientes

O GPCT também pode ser complementado com algumas perguntas do BANT. Nesse caso, passa a ser conhecido como GPCTBA&CI.

Para processos mais complexos, a equipe de vendas pode usar o GPCTBA&CI, que é o GPCT complementado por perguntas do BANT
Para processos mais complexos, a equipe de vendas pode usar o GPCTBA&CI, que é o GPCT complementado por perguntas do BANT

Por que implementar um pré vendas?

Ter um forte processo de pré vendas leva a uma receita mais alta e à geração de leads. 

Na verdade, de acordo com a McKinsey, as empresas com fortes capacidades de pré-vendas atingem – de forma consistente – taxas de ganho de 40-50% em novos negócios e 80-90% em renovações.

Além disso, ao definir seu processo de pré venda, você pode esperar:

  • Maior volume de potenciais clientes qualificados
  • Ciclo de vendas mais rápido
  • Redução da taxa de churn/maior retenção
  • ROI mais alto
  • Forte pipeline de vendas.

Além disso, um processo de pré vendas sólido pode ajudar sua equipe comercial a identificar novas oportunidades de atuação no mercado.

Sem falar que, com um pré vendas, é mais fácil entender as percepções do cliente, o que ajuda a vender conforme as preferências deles.

Por fim, ao mergulhar profundamente nos dados e no comportamento do comprador, as equipes de pré vendas se tornam especialistas no mercado, na concorrência e em públicos específicos.

O que permite criar propostas personalizadas que abordem os pontos fracos do potencial cliente e antecipem seus desafios, oferecendo soluções exclusivas.

Melhores práticas ao implementar um processo de pré venda

Para implementar um processo de pré vendas em sua organização, algumas boas práticas são recomendadas para garantir uma transição tranquila e melhores resultados.

1. Criar uma cultura de respeito mútuo e colaboração

Para que seu processo de pré vendas se integre perfeitamente aos seus processos gerais de vendas, você deve criar um ambiente de respeito e colaboração.

O pré vendas e as vendas precisam trabalhar juntos para capitalizar as oportunidades que surgem no pipeline. 

Por isso, ao criar um processo de pré vendas para sua empresa, procure maneiras de construir confiança entre as duas equipes e respeito por suas funções individuais.

2. Implementar um processo claro

Um bom pré vendas não vai funcionar sem um processo claro. 

Portanto, os membros da sua equipe precisam saber exatamente quais etapas devem seguir e as atividades correspondentes envolvidas. 

Etapas claras mantém todos na mesma página, o que é fundamental – principalmente para processos de vendas complexos.  

Um processo comercial bem estruturado é fundamental para garantir o sucesso do pré vendas
Exemplo de um esquema de processo comercial

3. Definir funções e responsabilidades

Como parte de seu processo, você vai precisar definir as funções e responsabilidades de cada equipe em cada estágio.

Isso é fundamental para evitar mal entendidos, falhas de comunicação e erros que podem custar oportunidades valiosas.

Além disso, considere descrever as habilidades dos membros da equipe e a disponibilidade de horários. 

Isso vai ajudar os gestores de vendas a identificar quais representantes são mais qualificados para uma tarefa e quem tem potencial para assumir novas atribuições.

Quando seus gerentes conseguirem ver como o tempo e o talento serão distribuídos pelo pipeline, poderão tomar melhores decisões sobre quais oportunidades priorizar.

4. Estabelecer uma comunicação eficaz

Finalmente, nenhuma organização de vendas será eficaz sem uma boa comunicação entre as equipes. 

Por isso, os representantes de vendas e pré vendas devem se comunicar com clareza e consistência, para entender seus clientes e fornecer as melhores soluções possíveis.

Para isso, mantenha suas equipes alinhadas, promovendo a comunicação entre elas desde o primeiro contato até fechamento.

Conclusão

O pré vendas não identifica apenas novos potenciais clientes e mercados. 

É uma etapa importante na construção e no estabelecimento do relacionamento com o potencial cliente. 

Ele revela informações importantes sobre os negócios do cliente potencial, como objetivos e desafios. 

Assim, torna-se a base a partir da qual a proposta será feita e a venda ganha. 

O processo de pré vendas torna sua equipe de vendas mais eficiente, armada e pronta para fechar a venda.

Vale a pena colocar esforço em seu processo de pré vendas, afinal, quando bem estruturado ele pode ser o segredo para melhorar suas vendas e resultados financeiros.

Com o que vimos aqui, você tem tudo o que precisa saber para estruturar sua equipe de pré vendas.

Pronto para começar?

Sumário
0 0 votes
Nota do Artigo
Assine
Nofique se

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Leia mais artigos do nosso blog:

Saiba chatbot o que é e como esse assistente virtual que usa IA para conversas em texto pode te ajudar a vender mais
Entenda o que é BDR: um profissional especialista em qualificar potenciais clientes e agilizar o ciclo de vendas. Saiba tudo sobre ele!
abm-account-based-market-leads2b
O-QUE-E-MARKETING-LEADS2B
plg-leads2b
blog_template-de-email-1024x512
pql-leads2b
o-que-5w2h-leads2b

Assine nossa newsletter

Receba nossos conteúdos em primeira mão