fbpx

7 Vantagens dos processos de vendas centralizados

Dados em silos e inconsistência na identidade de marca são problemas comuns em processos de vendas não centralizados. Descubra porque adotar já a centralização

Para ter sucesso, as empresas precisam encontrar uma maneira de eliminar a concentração de dados em diferentes plataformas, sem integração – principalmente quando se trata de processos de vendas. 

Especialmente no B2B, os dados estiverem isolados em ferramentas diferentes, você perde oportunidades e toma decisões menos informadas.

E, mesmo que seja possível extrair dados de cada plataforma (marketing, vendas, automação) e depois fazer o contraste entre eles, o processo se torna muito demorado.

Por outro lado, quando os processos de vendas são centralizados, é possível fazer análises mais aprofundadas e aproveitar as estratégias de big data para basear as tomadas de decisão.

Ou seja, centralizar informações dos processos de vendas em uma única plataforma permite conduzir estratégias efetivas orientadas a dados. 

Vamos conhecer mais 7 vantagens dos processos de vendas centralizados?

7 Vantagens dos processos de vendas centralizados

Os processos de vendas consistem em uma série de etapas repetíveis que a força de vendas, realiza para transformar um cliente potencial em um novo cliente – e retê-lo.

Processo de vendas etapa a etapa
Processo de vendas etapa a etapa

Abaixo, separamos 7 entre as inúmeras vantagens dos processos de vendas centralizados.

1. Favorece a força de vendas

A força de vendas é a união dos esforços de marketing, vendas e sucesso do cliente para garantir uma real entrega de valor ao comprador.

Nada facilita mais a interação entre essas equipes do que a centralização dos processos de vendas – através de um sistema de CRM, por exemplo.

Com essa ferramenta, os dados são compartilhados, favorecendo o desenvolvimento conjunto de estratégias comerciais assertivas.

Os processos de vendas se tornam centralizados, integrados e eficientes com o apoio de uma solução comercial completa

2. Proporciona uma visão geral dos processos de vendas

Com processos de vendas centralizados em uma única plataforma (como o CRM), fica mais fácil visualizar cada ação ou esforço realizado.

Principalmente graças aos painéis de controle fornecidos pela ferramenta, que mostra o desempenho dos membros de cada equipe da força de vendas.

A plataforma aponta, ainda, a receita gerada, a eficiência geral das equipes, além de indicadores-chave de desempenho (KPIs) específicos – fornecendo uma visão mais clara do progresso rumo aos objetivos da empresa.

Com os painéis de controle visuais, fica mais fácil acompanhar - de forma integrada - os dados dos processo de vendas
Com os painéis de controle visuais, fica mais fácil acompanhar – de forma integrada – os dados dos processo de vendas

3. Facilita a tomada de decisão baseada em dados

A tomada de decisão baseada em dados pode ser usada para diversos objetivos:

Crescimento: os dados indicam quais ações podem ser tomadas para evitar a taxa de cancelamento.

Também orienta como se pode melhorar a fidelidade do cliente. Além de apontar se as novas estratégias em planejamento realmente vão impactar os objetivos da empresa.

Marketing e vendas: os dados apontam qual canal traz o melhor retorno sobre investimento (ROI) e quais estratégias de vendas geram mais conversões.

Atendimento ao cliente: por fim, os dados indicam quais canais melhoram os tempos de resposta e quais processos garantem maior satisfação ao comprador.

Ter todos os dados dos processos de vendas centralizados favorece uma análise mais precisa e organizada, facilitando as tomadas de decisão.

Além de garantir a identificação assertiva de tendências, baseando estratégias para acompanhar as mudanças do mercado.

Processos comerciais sólidos dependem de ferramentas que permitem uma tomada de decisões baseadas em dados

4. Garante que os dados sejam atualizados

Ao integrar os processos de vendas usando um CRM, cada membro da força de vendas pode atualizar as informações conforme os clientes avançam no pipeline de vendas.

Afinal, a ferramenta compreende todo o processo de vendas: desde a descoberta de novos clientes potenciais até o pós venda – depois do negócio já fechado.

Sem falar que isso evita ter mais de um conjunto de dados, eliminando a necessidade de sincronização constante. 

Com um CRM, todo o pipeline de vendas pode ser acompanhado de forma centralizada e acessível, otimizando os processos de vendas
Com um CRM, todo o pipeline de vendas pode ser acompanhado de forma centralizada e acessível, otimizando os processos de vendas

5. Melhora a experiência do cliente

Com certeza você já passou  pelo desconforto de explicar várias vezes – a pessoas diferentes – um problema sobre um produto ou serviço até conseguir resolvê-lo (ou não).

Esta é, sem dúvida, uma das piores experiências do cliente – que é um fator determinante para a competitividade das empresas no mercado atual.

Na verdade, 72% dos compradores afirmam que explicar seus problemas a várias pessoas é um atendimento deficiente.

Além disso, 89% dos clientes param de fazer negócios com uma empresa – e buscam um concorrente – após experimentar um atendimento ruim.

Mas, em processos de vendas centralizados, é possível acessar o histórico do comprador quando um cliente faz contato. 

Assim não é preciso que o comprador repita seu problema ao falar com o suporte, garantindo uma melhor experiência.

Além disso, com a centralização, os problemas e reclamações dos clientes podem ser rastreados e tratados com maior eficiência.

6. Garante consistência à identidade da marca

Na era digital, em que os clientes têm grandes expectativas em relação às marcas, as inconsistências são rapidamente percebidas. 

Quando os processos de vendas são centralizados, toda a empresa trabalha com os mesmos dados e percepções, garantindo consistência para a identidade da marca.

Ou seja, seu público recebe as mesmas informações de alta qualidade de forma consistente ao longo de toda sua jornada de compra.

Sem falar que, quando todos na organização estão falando a mesma língua, sua empresa também consegue fornecer melhores experiências ao cliente.

7. Economiza tempo e dinheiro

Quando os dados dos processos de vendas estão espalhados em várias plataformas, é preciso gerar diversos relatórios – o que demanda muito tempo. 

Mas, em processos de vendas centralizados, as equipes gastam menos tempo gerando e compilando relatórios, tendo mais tempo para trabalhar cuidadosamente em suas estratégias. 

A centralização também ajuda a economizar recursos, já que evidencia os gargalos, permitindo o planejamento e execução de soluções para eliminá-los.

A melhor forma de otimizar tempo e melhorar os resultados dos processos comerciais é adotar uma plataforma comercial completa

Conclusão

A centralização favorece sua força de vendas, integrando marketing, vendas e sucesso do cliente.

Também proporciona uma visão geral dos esforços da força de vendas e seu progresso em direção ao alcance dos objetivos da empresa.

Com os dados centralizados em uma única plataforma, as tomadas de decisão são facilitadas, se tornam mais seguras e baseadas em informações atualizadas.

Sem falar que processos de vendas centralizados melhoram a experiência do cliente em toda a sua jornada de compra, além de garantir consistência à identidade de marca.

Por fim, a centralização também garante uma visão mais clara dos processos, evidenciando gargalos – que podem ser eliminados antes de gerar mais prejuízos.

Convencido da superioridade dos processos de vendas centralizados? Conheça a Leads2b e descubra como você também pode integrar toda sua operação comercial com eficiência.

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
posts recentes
Aprenda a fazer - e revisar - sua precificação de produtos

Descubra o que é, a importância da revisão e como fazer a precificação de produtos e serviços com precisão e assertividade.

Descubra o que é o planejamento de vendas, sua importância, quais são seus objetivos e benefícios, como fazer passo a passo e porque começar em novembro.

Descubra o que é o planejamento de vendas, sua importância, quais são seus objetivos e benefícios, como fazer passo a passo e porque começar em novembro.

Descubra o que é a venda consultiva, porque adotar, confira exemplos para se inspirar, 5 passos para implementar e dicas para aplicá-la efetivamente.

Descubra o que é, a importância, os benefícios e como estruturar o pós vendas em sua empresa e encantar seus clientes!

Descubra o que é um modelo de gestão e confira dicas para melhorar o seu

Mais do que saber o que é um modelo de gestão, veja dicas de um CEO de como aplicar e melhorar no seu dia a dia de forma prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aumente suas vendas

Descubra como é possível melhorar suas vendas com a Leads2b.