fbpx

Top 5 blogs de coaching profissional para sua liderança comercial

Descubra os 5 melhores blogs de coaching profissional para alavancar sua liderança comercial

Atualmente, o que se espera dos líderes é nada menos do que um profissional impecável, que inspire, motive, engaje e oriente impecavelmente.

Nunca antes se exigiu tanto das lideranças, independente de suas áreas de atuação.

E faz sentido: uma boa liderança pode mover moinhos, enquanto uma liderança negligente pode destruir empresas inteiras.

Nada de Mr Burnes ou Michael Scott. 

O cenário atual exige líderes que realmente se preocupam em buscar melhorias em si mesmos para liderar com excelência, levando seus liderados a alcançar a máxima eficiência.

Esses insights de melhorias podem ser obtidos de várias formas: uma delas é acompanhando blogs de coaching profissional.

Confira hoje a importância do coaching para os líderes e 5 dos melhores blogs de coaching profissional para evoluir sua liderança comercial.

O que é coaching profissional

A principal habilidade do coaching profissional é fazer as perguntas certas para ajudar as pessoas a resolver seus próprios problemas e melhorar seu próprio desempenho. No caso dos líderes comerciais, o coaching profissional também envolve a forma de orientar e se relacionar com os liderados.

“O coaching revela o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho. É ajudá-la a aprender, em vez de ensiná-la.

John Whitmore, em Coaching for Performance.

Como o coaching profissional potencializa a liderança

Como um líder, as pessoas procuram você em busca de inspiração.

Mas, no universo VUCA em que estamos vivendo, você provavelmente está sendo puxado em muitas direções diferentes.

No cenário atual, você não apenas deve tomar decisões estratégicas que podem mudar o curso de sua organização, mas também fornecer orientação tática.

Trabalhando muitas horas e respondendo a perguntas de todas as direções, é natural que você negligencie seu próprio bem-estar. 

Mas, lembre-se de que não cuidar de si mesmo agora diminuirá sua capacidade de apoiar as pessoas que lidera.

Ou seja, você também precisa de suporte.

Um coaching profissional pode ajudá-lo a deixar de se sentir ameaçado para se sentir desafiado, além de  fornecer clareza para manter o desempenho, assegurar a continuidade dos negócios e garantir a segurança financeira e o bem-estar de sua equipe. 

Isso é especialmente fundamental em um cenário onde muitas pessoas estão trabalhando em casa e os fluxos de trabalho normais foram interrompidos.

O coaching profissional também pode ajudá-lo a trabalhar com questões pessoais, como: qual postura de liderança quero adotar? Sou suficientemente resiliente para liderar com eficácia frente às instabilidades?

Neste sentido, doses rápidas de coaching virtual podem ser úteis. 

Ele pode fornecer a você insights para testar ideias, ajudá-lo a gerenciar onde concentrar suas energias, recuperar o foco, restaurar sua clareza, readquirir propósito e navegar com segurança por decisões difíceis.

Independentemente do seu nível de liderança, você com certeza pode se beneficiar com o coaching profissional, pois:

  • Pode fornecer uma abordagem estruturada para os executivos liderarem sua organização em circunstâncias imprevistas e enfatizar a melhoria do desempenho
  • Os executivos seniores podem se beneficiar do coaching profissional para desenvolver estratégias para liderar em situações novas ou complexas, construir sobre os pontos fortes existentes e impulsionar seus objetivos, indo de “bom para ótimo”. Também é útil para encurtar seu tempo de rampagem em uma nova função ou para ajudá-los a se adaptar a um aumento significativo nas responsabilidades
  • Para os gerentes de nível médio, o coaching profissional pode revigorar um trabalho ou até mesmo uma carreira, ajudando a identificar as habilidades a serem desenvolvidas, os principais pontos fortes e as estratégias de melhoria
  • Executivos em declínio também podem se beneficiar do coaching profissional para melhorar seus desempenhos, ajudando-os a identificar áreas problemáticas e fazer melhorias tangíveis que atendam às necessidades da organização e dos próprios executivos.

Muito bem, como o coaching profissional de liderança leva a resultados reais? 

O coaching pode melhorar o desempenho da liderança de pelo menos 4 maneiras:

  1. Maior autoconsciência e consciência contextual:  com o coaching profissional, você tem uma melhor percepção de si mesmo como líder em sua organização
  2. Maior compreensão dos outros:  o coaching ajuda você a entender por que os outros podem pensar e agir da forma que agem, identificando as possíveis ações para ajudá-los ou orientá-los em uma direção que seja melhor para a empresa
  3. Capacidade aprimorada de comunicação:  o coaching profissional ajuda a encontrar maneiras de melhorar a forma como você transmite o que é importante para si mesmo, para a empresa e para os outros
  4. Capacidade aprimorada de treinar outras pessoas:  após experimentar o valor do coaching para seu próprio desenvolvimento, você estará muito mais preparado para perceber e aproveitar as oportunidades de coaching profissional também para sua equipe. Essa capacidade será um diferenciador fundamental entre um bom líder e um grande líder.
Além do coaching, essas 5 dicas vão ajudar a melhorar sua liderança comercial

5 melhores blogs de coaching profissional 

Se você ainda não está preparado para mergulhar de cabeça em uma consultoria coaching, pode começar se inteirando e aprendendo mais sobre coaching acompanhando os conteúdos de alguns blogs específicos nesta área.

Separamos 5 deles a seguir:

1 – Valiance Coaching

O blog de coaching da Valiance Coaching, além de trazer dicas e reflexões voltadas para a liderança, também distribui conteúdos sobre desenvolvimento pessoal – que sabemos ser tão importante (quem sabe até mais) que as competências técnicas.

Com seus conteúdos, a Valiance compartilha o conhecimento acumulado a partir de uma experiência de mais de 3 décadas atuando no desenvolvimento de pessoas no mercado corporativo em mais de 700 empresas.

Para conferir este blog de coaching, clique aqui.

2 – Upper Coaching

A Upper Coaching é um blog de coaching profissional da empresa homônima, fundada pelo Master Coach Francisco Jr.

A página é repleta de materiais sobre coaching para liderança, gestão e inteligência emocional – que é, aliás, um atributo cada vez mais valioso, especialmente para líderes comerciais.

Lá, você também pode acessar vídeos sobre produtividade, engajamento de equipes e muito mais.

Aliás, se você quer motivar sua equipe, confira este nosso outro conteúdo repleto de frases motivacionais para compartilhar com o time.

Além disso, o blog oferece alguns e-books interessantes para líderes.

Clique aqui para conhecer o blog da Upper Coaching.

Procurando desenvolver a inteligência emocional em si mesmo e na sua equipe comercial? Baixe o e-book abaixo e confira um verdadeiro manual sobre o assunto.

A inteligência emocional é parte importante do coaching de liderança

3 – Guru do Desempenho 

O blog de coaching profissional Guru do Desempenho é resultado de um projeto que reúne apaixonados por gestão, que compartilham suas experiências e conhecimentos através de artigos.

Além dos conteúdos sobre coaching profissional para liderança, o blog oferece artigos sobre gestão do desempenho, inovação e tecnologia, recrutamento/seleção e treinamento e desenvolvimento.

Assuntos que têm tudo a ver com liderança e contribuem ativamente para trazer insights para líderes, independente de seu grau de maturidade.

Aliás, você mesmo pode se inscrever para contribuir compartilhando suas experiências no blog: basta se cadastrar na página.

Conheça o Guru do Desempenho neste link.

4 – Consultoria Coach

O blog de coaching profissional Consultoria Coach pertence ao Lucas Retondo, um mentor de negócios e consultor especialista em startups.

O Consultoria Coach é um dos blogs mais completos aqui da lista, com mais conteúdos sobre coaching profissional para liderança comercial – e também aborda trabalho em equipe, gestão de pessoas e de projetos.

O Lucas Retondo também tem um canal no YouTube, repleto de vídeos sobre liderança, tratando sobre: gestão do tempo, motivação de equipes, delegação de tarefas e inteligência emocional.

Para conferir o blog, clique neste link.

5 – Crescimentum

Seguindo a regra do melhor para o final, deixamos a Crescimentum fazendo o papel da cereja do bolo.

A Crescimentum possui várias premiações em treinamentos, incluindo a Silver Excellence in Leadership Development – e compartilha toda a sua excelência e experiência em seu blog de coaching profissional.

A empresa ainda oferece inúmeros e-books sobre coaching profissional para liderança em sua página, envolvendo temas como cultura de feedback, lifelong learning, neurociência e muito mais.

Conheça todos os conteúdos e materiais da Crescimentum acessando este link.

Conclusão

Todos os níveis de liderança podem se beneficiar com o coaching profissional, afinal ele traz uma melhoria direcionada aos líderes, desenvolvendo as habilidades pessoais e as competências profissionais que precisam para liderar com eficiência.

Se você ainda não está preparado para iniciar uma consultoria, é suficiente consumir conteúdos sobre coaching profissional e ir trabalhando gradualmente cada aspecto que precisa de melhorias.

O que importa é ter a vontade e a iniciativa de começar.

Você já conhecia alguns dos blogs de coaching profissional que listamos aqui? Faltou algum que você acompanha e gosta? Conta para a gente nos comentários!

Jéssica Muller   <i class="fab fa-linkedin"></i>
Jéssica Muller  

Mãe, sagitariana, geek e apaixonada por leitura (leio 150 livros por ano). Pode me chamar de príncipe dos Sayajins.

Veja todos os artigos da Jéssica  
posts recentes
Aprenda a fazer - e revisar - sua precificação de produtos

Descubra o que é, a importância da revisão e como fazer a precificação de produtos e serviços com precisão e assertividade.

Descubra o que é o planejamento de vendas, sua importância, quais são seus objetivos e benefícios, como fazer passo a passo e porque começar em novembro.

Descubra o que é o planejamento de vendas, sua importância, quais são seus objetivos e benefícios, como fazer passo a passo e porque começar em novembro.

Descubra o que é a venda consultiva, porque adotar, confira exemplos para se inspirar, 5 passos para implementar e dicas para aplicá-la efetivamente.

Descubra o que é, a importância, os benefícios e como estruturar o pós vendas em sua empresa e encantar seus clientes!

Descubra o que é um modelo de gestão e confira dicas para melhorar o seu

Mais do que saber o que é um modelo de gestão, veja dicas de um CEO de como aplicar e melhorar no seu dia a dia de forma prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aumente suas vendas

Descubra como é possível melhorar suas vendas com a Leads2b.